Somos a quarta força do Estado. Ou a nona. O São Paulo está morrendo.

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, por um instante eu até achei que daria certo. Acabado o primeiro tempo, apesar do 0 a 0, eu vi que o time tinha evoluído e que até tinha ido bem. Acreditei que no segundo tempo chegaríamos ao gol e, finalmente, venceríamos um clássico. Afinal, mando nosso, torcida única. Mas o que já nos acostumamos aconteceu, tomamos um gol (golaço) e perdemos de novo.

Depois da derrota, joguei nas redes sociais que somos, de fato, a quarta força do Estado. Abertos e desguarnecidos para todos os tipos de piadinha, preconceituosas ou não. Mas com razão de nos enxovalhar de todas as formas. Aí meus seguidores me corrigiram: quarta força? Olhe a classificação geral do Paulista. Olhei. Estamos em nono lugar. É a nossa situação.

Vou falar do jogo, afinal o comentário é sobre mais uma derrota. Primeiro tempo bom, time marcando bem, saindo rápido, criando chances, não dando chances. Hernanes fazendo sua melhor partida desde que retornou. Antony ganhando a maioria das jogadas pela direita. Gonzalo abrindo pelo canto, Reinaldo entrando em diagonal. Enfim, vi um time jogando e entendi que houve evolução.

Mas no segundo tempo, tudo voltou como dantes do quartel de Abrantes. O time se desorganizou, o Palmeiras cresceu, passou a jogar nos erros do São Paulo, erros que aconteceram e propiciaram chances ao adversário.

Mas foi a saída de Hernanes, machucado, que teve com consequência a derrota. Por isso atribuo culpa a Vagner Mancini. Ficamos sem meia, com meio de campo acéfalo. Por mais que não primem por qualidade alguma, deveria ter colocado Everton Felipe ou Jonathan Gomes. Ele colocou Brenner e nos deixou completamente desorganizados.

O gol do Palmeiras foi um golaço, sem dúvida. Mas não tivesse saído ali, sairia de outra forma. O São Paulo morreu em campo e acabo sendo presa fácil para o Palmeiras.

Está mais do que provado que nosso elenco é fraquíssimo e que não será o Cuca quem vai dar um título para nós, com isso que temos.

Aliás, seguimos nossa pré-temporada. Enquanto todos os grandes times estão disputando dois ou três torneios (Paulista, Libertadores ou Sul-Americana e Copa do Brasil), nós estamos prestes a ficar de fora do único que estamos jogando. Leco e sua trupe já nos fizeram passar uma vergonha absoluta, sendo eliminados na Pré-Libertadores, também nos farão passar outra vergonha, ficando de fora das quartas-de-final do Paulista.

E não querem Pato. Porque Cuca quer Tchê Tchê e Keno. Só que a chance deles virem é perto de zero. A de Pato vir é grande. Mas para que vamos investir num jogador destes se o Palmeiras tem lugar para ele?

O São Paulo não quis Ganso. Aliás, parte da torcida (menos eu) também. Ele está arrebentando no Fluminense. Pato também não interessa. Joga muito. E jogador acima da média não pode integrar esse elenco medíocre que temos.

Nessa pré-temporada, com dois meses e meio, já demitimos um técnico, estamos com um tampão e logo teremos o terceiro técnico. Montamos um time no início do ano – eu falei no início do ano – e estamos montando outro. Isso que é organização. Isso que é planejamento.

Raí, que decepção profunda com você. Leco, que certeza absoluta que tudo daria errado partindo de você. Conselheiros, que revolta latente por ver a politicagem correndo solta, o clube destruído pelas chuvas e o time destruído pela incompetência. Mas um carguinho aqui, uma carteirinha ali, uma viagenzinha acolá resolvem o problema.

Pobre São Paulo. Está morrendo dia a dia, aos olhos impotentes de todos nós. Não nasci para assistir o fim do clube que tanto amo. Por isso sofro tanto.

55 comentários em “Somos a quarta força do Estado. Ou a nona. O São Paulo está morrendo.

  1. O “Dentro das Quatro Linhas” é somente o sintoma, a doença é outra, e bem conhecida… Quem manda no clube? o Presidente? todos sabem que não, o presidente tem que agradar os 240 conselheiros. Por que o Rai ainda está no cargo? por força do Leco? claro que não, está porque ele conseguiu (por enquanto) apoio dos que ele leva pra passear e puxa o saco, mas a hora que nem estes aguentarem mais, o Rai cai, e a mesma coisa é com técnico, quando os conselheiros mandam, não fica um.
    Quando o SP virar uma portuguesa, saibam que a culpa não será só dos 240, será de todos que não cobraram eleições diretas, transparência,
    REAL profissionalização e separar futebol do social.

  2. ALMIR BENETELLO, eu sei que é muito serio a situação do soberano e não estou tirando barato .

    eu tenho certeza que o MESTRE CUCA vai devolver o nosso soberano de volta

    abraços para você

  3. O “Dentro das Quatro Linhas” é somente o sintoma, a doença é outra, e bem conhecida… Quem manda no clube? o Presidente? todos sabem que não, o presidente tem que agradar os 240 conselheiros. Por que o Rai ainda está no cargo? por força do Leco? claro que não, está porque ele conseguiu (por enquanto) apoio dos que ele leva pra passear e puxa o saco, mas a hora que nem estes aguentarem mais, o Rai cai, e a mesma coisa é com técnico, quando os conselheiros mandam, não fica um.
    Quando o SP virar uma portuguesa, saibam que a culpa não será só dos 240, será de todos que não cobraram eleições diretas, transparência,
    REAL profissionalização e separar futebol do social.

    • Rafael, o site tem uma ferramenta que bloqueia todos os links que são colocados. Dependem de moderação e aprovação para aparecerem. Mas não posso deixar sem resposta: o link que você postou é de um blog prá lá de suspeito, que tirou uma notícia de uma pessoa bem informada, é verdade, mas cujo teor da denúncia não consegui apurar. É muito grave, sim. Mas preciso apurar, pois ao dar vazão a tal denúncia, se for falsa, vou ter que responder por isso, como jornalista profissional que sou, como editor do Tricolornaweb, de acordo com a Lei de Imprensa. Por isso espero que entenda. Repito: extrema gravidade, mas cuja apuração profunda se faz necessária. Abraços.

  4. Deveriam colocar o time campeão da Copinha para jogar contra o São Caetano e, se passar, tb contra o Ituano.

    Não vai acrescentar nada colocar os principais jogadores. Precisa pegar os jogadores que fazem parte dos planos para o Brasileiro e colocar para fazer uma pré-temporada.

    Resolver esse problema da transição e armação de jogadas, criar jogadas ensaiadas, treinar movimentação ofensiva, acelerar o processo para adquirir uma forma física melhor e fazer amistosos (NO CT OU EM COTIA, SEM ESSA DE VIAJAR) para ajustar o time para o Brasileiro.

    Nos amistosos, pega time da A2, depois do próprio paulistinha, depois um time da série B, um time médio da série A e depois o primeiro dos rivais que for eliminado no paulistinha.

    Precisa preparar esse time de verdade. Eu acho que o médico deve liberar o Cuca para comandar treino.Nos amistosos, põe o Mancini até liberarem o Cuca para jogos.

  5. Uma série b, sem dinheiro e sem prestígio, talvez resolva. Sem dinheiro, teremos poucas ratazanas circulando. Sem prestígio, as Barbies de plantão saem de cena. Na série b,conselheiro não vai de busão pro Acre. Talvez seja a solução.

  6. Por favor , senhor Paulo Pontes não cai nessa armadilha da mídia de querer a todo custo rebaixar para serie B o soberano . por isso chegar de colocar mais lenha na fogueira com esses editoriais que não ajudam em nada o nosso soberano .

    qualquer pessoa que pensa um pouquinho vê que essa mídia que torcer para outro time a muito tempo vem querendo rebaixar o soberano fizeram inclusive um relógio do rebaixamento lembram ?

    por isso eu digo quem quer ajudar de verdade o soberano ,deixem O MESTRE CUCA trabalha em PAZ

    lembrem-se o nosso campeonato é a copa do brasil e brasileirão

    com MESTRES CUCA voltamos a ter um futuro promissor

  7. algumas coisas que eu não consigo entender .

    quando contrataram o amador do aguierrer que perdeu tudo que disputou em casa .não vir ninguém falando em crise .

    quando contrataram o jardine ,também não vir ninguém protestando ,pelo contrario quando o soberano jogava mal tinha muita gente que dizia que era treino de LUXO e que o soberano iria melhorar .

    quando o soberano contrata um treinador de verdade que é o MESTRE CUCA um monte de gente ficar falando em crise e tumultuando o ambiente do soberano .

    paciência e tranquilidade é o precisa hoje o soberano .

    DEIXEM O MESTRE CUCA TRABALHA EM PAZ

    #OGIGANTEVAIACORDAR

  8. Vou falar mais uma vez: o São Paulo já ACABOU. Só uma medida drástica pra retomar o São Paulo, enquanto tivermos aqueles conselheiros lá, podem esquecer. Comecem a curtir futebol americano, basquete, hóquei… porque o São Paulo JÁ ERA.

    Reinaldo é a cara do elenco: péssimo, não ta nem aí pra isso, e no dia seguinte já vai estar sendo o bobo da corte, motivo de chacota de todo mundo.
    Raí é a cara da diretoria: apegado ao cargo, inútil, vive do que foi feito no passado.
    E Leco, o inútil maior, reinando em cima de tudo, saindo de fininho a cada derrota igual um rato, e cagando pra tudo que não for o seu próprio umbigo.

    Esse É o São Paulo. Torçam pra essa BOSTA. Paguem ingresso, financiem, paguem viagem e alimentação pra eles, é pra isso que vocês, torcida zumbi que continua indo nos jogos, presta. Culpa também de vocês que financiam esse circo todo. BEM FEITO, se lasquem aí, bando de manés que não pensam!

  9. Lendo os comentários aqui não é difícil identificar de onde vem o marasmo do SPFC: da torcida. Na hora que o time mais precisa, ela o hostiliza.

    • Carlos A. seria Carlos Augusto? É você, Lecão da Massa? Pode me explicar o negócio do Diego Souza? E o Everton Felipe, você aprova? E essa história do Militão?
      Lecão, uma sugestão: corta seu dedo fora antes de apontá-lo para a torcida. Aliás, Leco, quebra meu galho…

  10. Temos um elenco horrivel, megal limitado, quem dos nosso jogadores seriam tituar no VASCO?
    Acho que ninguem. Se nada mudar a serie B será consequencia desse belo trabalho da diretoria.
    #ForaLeco #ForaRai #ForaMancini

  11. Esse time na segundo a do brasileiro não sobe tão rápido, ainda mais com a incompetência do Sr. Raí e da completa gestão nefasta do Lecú e sua corja.

    Tirando o Hernanes, o Arboleda e os garotos, o resto nem de série B serve!!!

  12. O campeonato Brasileiro começa dia 28 de abril. Os mais otimistas até poderiam encarar a possível eliminação já na primeira fase do Paulista como uma oportunidade de realizar a pré temporada que não tivemos. Poderiam, mas então perceberiam que não teremos o técnico trabalhando antes de 15 de abril.
    Estamos às vésperas de “ganhar” 30 dias de “férias” – período que não servirá para preparação – e o prazo que Cuca terá para treinar o time antes do longo campeonato de 38 finais será de apenas duas semanas.
    Sem elenco, sem tempo de treinamento e sem paciência da torcida há uma grande probabilidade de que Cuca fracasse.
    Eu nunca vi um planejamento tão bem feito. Planejamos perfeitamente nossa aterrisagem na série B de 2020.

  13. querem ajudar o soberano ? deixem o MESTRE CUCA trabalha em PAZ

    Senhor paulo pontes , por favor , ajuda a passar um ambiente de tranquilidade para que o MESTRE CUCA possar trabalha em PAZ, não vai nessa onda de crise , fundo do poço , etc que a grande midia que mostrar .

    vamos olha para o futuro que é brasileirão o e copa do brasil

    O GIGANTE VAI ACORDAR

  14. Isso Paulo Pontes.
    Perfeito.
    O “gênio” PH Ganso arrebentou contra os PODEROSÍSSIMOS Bangú, Resende, Boa Vista, Cabofriense e Ypiranga.
    Vc não pode estar falando sério.
    Tenha dó.

    • Concordo com a observação… o PH Ganso é um jogador da década de 80, atuando em 2019… De resto, enquanto perdurar esse processo de redução a pó do Tricolor, passarei a chama-lo de ASSOCIAÇÃO São Paulo DE DESPORTOS…

  15. Boa noite tricolores,
    Gostaria de iniciar Escancarando minha preocupação com a situação em que chegamos, vejo um time sem nada a oferecer, sem criatividade, sem técnica, sem tática, sem opções de banco, sem alma, sem vergonha na cara, mas não concordo que digam que estamos acabando, que nos apequenamos, que vamos virar uma Portuguesa ou Juventus, que os torcedores adversários digam tudo bem, mas que a própria torcida utilize esses termos eu lamento muito, um rival ficou mais de duas décadas sem ganhar nada, demorou 80 anos para ganhar um título nacional, se aliou à máfia russa, caiu pra série B, o outro ficou quase 2 décadas sem ganhar nada, se valeu de financiamento da máfia italiana pra sair da fila, foram 2 vezes rebaixados, ai eu pergunto: acabaram? se tornaram a Portuguesa ou o Juventus? não estão ai nos batendo na cara, onde está á diferença? Estamos vivendo a mesma situação, é fácil? claro que não, vamos sair dessa? é claro que sim, devemos nos conformar? é claro que não, precisamos que alguém assuma o comando dessa nau à deriva o mais rápido possível e recoloque-nos no caminho das vitórias, vejo alguns falando em Pato, Tchê Tchê, Roger Guedes, Keno, na minha opinião tem que trazer os 4, é disso que precisamos, chega de contratar volantes e laterais, precisamos de jogadores qe decidam, que marquem gols, que importunem os adversários e se isso não acontecer estaremos na vala, seremos rebaixados mas jamais diminuídos.

  16. Concordo, o futebol profissional está moribundo, apesar de todos os títulos, de toda história, possuir a terceira maior torcida do país, me parece um quadro irreversível. Graças ao projeto deixado por JJ a fonte de rendas de Cotia vai de vento em poupa, vencendo títulos todos os anos e vendendo produtos a pronta entrega em todas as posições.
    Ele sacrificou o futebol profissional destruindo a estrutura vencedora existente para colocar suas fichas em Cotia, por orgulho e logicamente pela rentabilidade das negociatas.
    Agora, só nos resta lamentar, uma vez que o clube não tem gente capaz e interessada em mudar este quadro.

    • Acho Cotia importante.
      Fonte de renda para o clube. Mas o foco não deveria ser esse.
      Deveria ser formar jogadores para o time principal.

      Com JJ veio Libertadores, Mundial e Brasileiro. Mas veio também as seguidas mudanças de estatuto. O terceiro mandato de 2011 foi a pior coisa que poderia ter acontecido. O grande erro de JJ. Coincidência ou não, é o início de queda do clube.
      É fácil falar isso agora, mas na época já achava grande erro. Estávamos seguindo a cartilha de rebaixamento de Cúrintia e Porcas: a perpetuação do poder.

      Agora o maior entrave de todos, na minha opinião: 160 conselheiros vitalícios.
      2/3 do conselho. É muita coisa. É muito engessado.
      Não se faz possível renovação política com isso….

      E aí seguimos…. com o presidente de 1988 se elegendo em 2015. O se 1992 concorrendo a eleição em 2018…… sempre os mesmos.

  17. SE deixarem o MESTRE CUCA trabalha em PAZ , esse ano ainda seremos campeões de alguma coisa .

    adoraria que o soberano não se classifica-se para finas do paulista ,mas infelizmente ele já estar classificado PARA as finais

    #OGIGANTEVAIACORDAR

  18. vamos a algumas perguntas

    a) tira o leco e colocar quem ? apontem um nome .
    b)para aqueles que sentem falta do aguirre me apontem um a coisa boa que el fez no soberano, alem de perde tudo que disputou ,pericialmente jogos decisivos em casa .
    c)tira o raí e coloca quem ? apontem nome

    se querem ajudar de verdade o soberano deixem o MESTRE CUCA trabalha em PAZ .

    acabem com essa historia de crise plantada por essa midia e comecem , a olha para o futuro que é brasileirão e copa do brasil .

    #OGIGANTEVAIACORDAR

  19. De tudo que li, vejo que realmente S.Paulo está morrendo, na UTI quase morto. E outro lado vejo que as péssimas contratações já criou cultura, imagine Pato e Ganso no S. Pauloj, mais dinheiro no lixo. Certo está o. Cuca, estes ele não quer.

  20. Meu maior receio não será cair para a série B. Isso é muito provável que aconteça. Mas sinto que uma vez na segundona, com essa Diretoria ou outra similar a esta e sem uma oposição decente que não temos há anos, será muito difícil voltar a série A. Imagino que nesse quadro ficaríamos anos a fio na série B.
    Triste São Paulo que um dia já foi gigante, hoje um clube arcaico e ultrapassado.

  21. Eu queria muito que o Pato viesse, mas o Cuca é quem manda… Se vier vai vir com o aval do Cuca…

    O Sr. Confie em mim nunca vai fazer com o Cuca o que ele fez com o Dorival Jr e com o Jardine, que é ELE DECIDIR QUE CONTRATAR!!!!

    O Cuca jamais ia aceitar isso é por isso que o SPFC está nessa draga e por isso Técnicos experientes não ficam!!!!

    Lembram como saiu o Osório??? Reclamando que prometeram reforços e não cumpriram…

    Todas as contratações é esquema de comissionados que envolve muita gente…

    Eu até entendo que o Tchetche é uma contratação inviável, mas se tiver comissão rolando pode ter certeza que vem assim como o Keno!!!!

    Entendo hoje ser o Keno o melhor nome que poderia vir melhor até que o Pato!!!

    Eu duvido que algum torcedor HOJE contrataria o Pablo por todo aquele dinheiro!!!!! SERÁ QUE TEVE COMISSÃO NESSA TAMBÉM???

  22. Eis um belo editorial que detecta o verdadeiro processo pelo qual passa o São Paulo. Na mosca: o São Paulo está morrendo. A doença se espalhou por todo o organismo. Vejo frequentemente torcedores repetirem que só a lição de um rebaixamento fará o clube se reerguer. Acho que essa regra, que chacoalhou o Corinthians e fez o Palmeiras abrir as portas para o mecenato, não se aplica ao Tricolor. A estrutura política engessada e hermética impede qualquer reação positiva. O São Paulo se assemelha mais a uma Roma decadente, que passivamente faz orgias à espera dos algozes bárbaros. Letárgico, preguiçoso, gordo e, ainda assim, arrogante: um clube que é a cara do seu presidente. O São Paulo caminha para a morte. Último grande clube brasileiro a nascer, talvez seja o primeiro a morrer. Só restará um hino, transformado em maldição: as glórias são todas do passado. Amém.

  23. Perdemos a chance no Ganso,perdemos a chance no Jr urso, dois jogadores que estão indo bem, vamos perder o Pato, pq sempre assusta os valores,temos 25 milhões a receber e não tem um filho da Mãe na área de Marketing que possa fazer com que o Jogador venha e aumente as rendas do clube, venda de camisas, aumento de público no Estádio, Aumento no valor da Marca São Paulo F.C. somos um Time amador,gerido por um bando de Burros, incompetentes, Vampiros que só querem encher o Bolso de Dinheiro e que se Dane o Clube, não vou deixar de assistir os Jogos,mas o Sp me desanima mais e mais a cada dia que passa!

  24. Triste ver sao paulo caindo cada vez mais , coitado do Cuca o que ele vai fazer com esse elenco, se eu fosse ele exigia no mínimo 4 contratações alem dos que ele ja citou tchê tchê e keno mais 2 do mesmo nível, caso contrário ja nem assumiu o sao paulo, para não ter infarto fulminante e acabar sendo responsável pelo rebaixamento.

  25. O São Paulo está acabando!!! Vejo em nosso futuro o mesmo da Portuguesa!! Logo começaremos a perder torcida, interesse de patrocínio e passaremos a atrair patrocinadores secundários, baixa arrecadação, as dividas já existem, elencos medíocres e queda de séries nos campeonatos!!! Triste o São Paulo está morrendo, mas o importante são as comissões, os cargos, viagens e por aí vai!!! Temos conselheiros que sequer são torcedores do São Paulo….

  26. Paulo, a cada semana a tristeza aumenta…não tenho dúvidas que com esse time seremos rebaixados no Brasileirão.
    O elenco do São Paulo é ruim demais.
    Não adianta tapar o sol com a peneira.
    Os laterais são inexistentes, os volantes idem, não tem um meia (desculpe , mas o Hernanes NUNCA foi e NUNCA sera um meia que pensa o jogo). Os atacantes então… pífios .
    Tirando os dois meninos (Luan e Antony) e os zagueiros que são razoáveis, nada se salva.
    Se colocar a camisa do Oeste fica igual e o time só não cai no Paulista por causa da camisa..que junto com a torcida são as únicas coisas que restaram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.