Último jogo do ano teve a cara do time do ano todo

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, o São Paulo empatou com o Bahia em pleno Morumbi, com mais de 60 mil pessoas gritando, empurrando, mas foi a cara do time que disputou todo o Campeonato Brasileiro: sem vontade, jogando por jogar, e esbanjando ruindade. Nem para retribuir o carinho desta torcida, que foi, seguramente, a única coisa positiva do clube neste ano, esses jogadores serviram.

Já tinha feito isso em editorial passado, mas agora, terminado campeonato, preciso repetir meus agradecimentos: obrigado Leco, Roberto Natel e Pinotti! Vocês não permitiram que o São Paulo caísse. Devem estar nesse momento em que escrevo este comentário comemorando com espumante e vinho francês em algum restaurante de São Paulo o final do campeonato e do ano, respirando aliviados pela missão cumprida. Devem, também, estar orgulhosos de ver a tabela e perceber que o campeão foi o Corinthians, o vice foi o Palmeiras e o terceiro colocado o Santos. É. Nós ficamos com a honrosa décima-terceira posição. Nada mal para quem patinou quase o campeonato inteiro entre 17º e 19º lugar. Conseguimos ficar atrás de times patéticos como Atlético-PR e o catado da Chapecoense, sem contar Botafogo e Vasco.

Preciso salientar aqui, sem ironias, o brilhante papel do Marketing na homenagem final a Lugano e no que foi preparado para a torcida, com ingressos a R$ 1,00 (com os patrocinadores pagando a diferença), 60 mil bandeirinhas e 2.500 ingressos para um parque de diversões. Afinal, se há alguém que merece qualquer tipo de homenagem e reverência neste ano é a nossa torcida. Para nossa sorte, o Marketing não entrou no padrão do Futebol e da presidência.

Li outro dia que 2017 era para se jogar no lixo e esquecer que ele existiu. Mas li também que deveria ser guardado em nossa memória para todo sempre, para nunca repetirmos o que ele foi e o que nos reservou. A incompetência administrativa superou todos os parâmetros de ruindade. O São Paulo funciona como uma empresa – assim, ao menos, faz entender o novo estatuto -, mas não pode demitir seu principal administrador por incapacidade ou por má administração. Portanto, salvo alguma denúncia séria de improbidade administrativa, não existe a possibilidade de “Fora Leco”.

Mas na gestão do futebol acho que já sofremos o que tínhamos que sofrer. As mudanças devem acontecer a partir de agora. Lugano, por exemplo, não tem que ter um cargo figurativo para impor respeito. Para isso bastaria pendurar um quadro com sua foto no vestiário. Ele deve assumir a principal função executiva do futebol. Ou, quiçá, formar uma parceria com Muricy Ramalho. Com isso quero dizer que o tempo de Vinicius Pinotti na diretoria acabou. É bem na base do “tchau querido”.

Então vão me dizer que ele trouxe o Hernanes, o Petros, o Marcos Guilherme, o Arboleda, está tentando manter o Jucilei. E eu vou lhes dizer que ele trouxe o Marcinho, o Denilson, o Thomas, e outras aberrações.

Se ficasse nesse balanço, eu até ficaria quieto. Mas agora praticamente se confirma a contratação do goleiro Jean. Pelo jogo de hoje – e é por onde eu posso analisá-lo, vai ser infernal. O cara furou num chutão que ia dar, foi imaturo ao defender uma bola recuada – que originou o gol do São Paulo – e cobrou mal uma falta propiciando um contra-ataque, que só não resultou em gol por culpa exclusiva da arbitragem. Quem seria o empresário do Jean? Por que razão pagar R$ 10 milhões para ter 70% do passe deste jogador? Já falei no Jornal Tricolornaweb algumas vezes e vou falar aqui: tem um mosquitinho voando baixo, passando pelo meu ouvido, pelo meu nariz, cheirando mal. Estou indo atrás dessa história. Não engoli o prato feito.

O ano terminou, com um empate melancólico no Morumbi contra o Bahia, refletindo o que foi nossa campanha. O time entra em férias. O Tricolornaweb não. Para o desespero de alguns.

 

32 comentários em “Último jogo do ano teve a cara do time do ano todo

  1. O Marketing do Tricolor esteve, sim, na mesma mediocridade da presidência e do futebol. Algum patrocinador de peso apareceu? Não. Foram feitas ações para reforçar a marca São Paulo? Não. Iniciativas para fidelizar o torcedor, fora a redução do preço dos ingressos? Não!! Para abaixar o preço dos ingressos o senhor Márcio Aith não precisa ganhar 55 mil por mês. Ninguém precisa.

    A ÚNICA COISA QUE SE SALVOU EM 2017 FOI A TORCIDA.

  2. A nossa gestão é a pior, temos a terceira maior folha salarial do Brasil, perdendo apenas para Atlético Mineiro e Palmeiras, é um show de incompetência, um elenco meia boca com salários altíssimos, é bem a cara dessa gestão, contratam mal, repõem as saídas pior ainda, só a contratação do Maicosuel deveria dar justa causa no departamento médico, de futebol e avaliação de desempenho inteiro, mas o “Leco Boca Mole”, jus a alcunha do ministro do STF, que só julga a favor dos seus parentes e aliados, assim haje o Leco, em favor dos seus amiguinhos e o São Paulo continua pagando a conta dessa gentalha.

  3. muito tímida seu pedido de demissão da diretoria , Paulo pontes

    vou lhe dar uma dica de titulo de editorial : DEMISSÃO DE TODA A DIRETORIA URGENTE .

    gostei da piada que o senhor contou do direto de Marketing kkkkkkkk ,porque falar que isso só pode ser piada mesmo

    paulo pontes , o senhor tem uma grande ferramenta nas mãos use-a em favor do soberano

  4. 2018 nem ainda comecou e começamos ter más noticias, Renovacao do Edimar por 2 anos, contratacao do goleirinho Jean, alias negocio é pegar e montar um time para segunda divisao, ja vai treinando desde ja, e quem sabe ja cai no paulistinha para aprender, se era para contratar um goleiro desse nivel que ficasse entao com Lucas Perri que moral tem um garoto da base se trazem outro, de um time inexpressivo, sinceramete se fosse o Lucas pedia para ser emprestado para pelo menos poder jogar, ja que Sidao, Renan e Jean um trio de arrepiar ate a unha do pé.
    Teremos fortes emocoes em 2018, e a pior emocao a raiva.

    • Boa Alex, compactuo com sua tese. Também acho uma aberração contratar o Jean pagando essa grana toda. Como bem disse o P.Pontes, tem algo de podre nessa negociação, assim como deve ter tido na do Maicossuel, do Aderlan, do Bruno, enfim, são nomes ridículos, inexpressivos no cenário do futebol e que só servem para levantar suspeita de que alguém está se locupletando. Vide o caso do Iago Maidana, até agora sem explicação e escondido em baixo do tapete da sala do Presidente. Enfim, 2018 está começando como acabou 2017, ou seja MAL EXPLICADO…

  5. Precisamos dizer com todas as sílabas necessárias:
    Comprar o Jean do Bahia só pode, vou repetir, só pode ser para roubar muito dinheiro dos cofres do tricolor: não existe outra hipótese!
    Apenas para alguém ganhar muito dinheiro isto poderia acontecer! Nós vimos o garoto ontem, jogando contra o nosso time. Pergunto: Ele é melhor que o Lucas Perri? Ele é melhor que o Renan; que o Sidão? Pagar 10 milhões por um goleiro deveria ser para o Buffon! Goleiro perde algum jogo mas não ganha nenhum; por isso os grossos sempre vão para o gol, nas peladas da vida.
    Nada contra o garoto, que espero tenha uma grande carreira, mas vou repetir: futebolisticamente, contratar o Jean é tiro n’agua; contratá-lo será apenas para alguem, ou alguns, roubar o S.Paulo!!!

  6. Da lle, TRICOLORNAWEB
    porrada nessses TRAVEKOS
    apesar de adorarem
    vamos extrupalos verbalizando os erros cometidos,
    apesar de pouco se lixarem.
    Gostam mesmo e’ de extravagancias,
    com frances e as mais caras,
    porque la plata es nossa, nao deles,
    simples.
    tragam o Jean, prefiro o Sidao, nunca o Denis.
    Lugano sim, com Murici,
    mas nao querem gente por perto que entendem
    apenas de futebol,
    querem mesmo seguir os parametros do PTetralhamento
    exposto.
    A grande jogada foi ficar fora da b,
    com essa diretoria traveka & curriolas
    foi mesmo um gol de placa.
    Libertadores com essse timeko
    nao passariamos do nada.
    Depender de kariokas, nunca,
    ??? qm acredita em papai noel ???
    Mesmo assim, comemoremos.
    Um bom e inesquecivel 2018 para meus amigos
    do TRICOLORNAWEB.

  7. Enquanto esses sanguessugas estiverem no SPFC, só haverá contratações de jogadores duvidosos a preço de ouro, vendas de nossos garotos principais e times vagabundos como esse.
    As tais “negociações” geram lucros pra alguns pilantras que se apoderam do clube, pagar 10 milhões por 70% desse Jean eh caso de polícia, PF no Morumbi e no futebol brasileiro, tem muito safado enriquecendo às custas dos clubes e deixando um passivo enorme, até quando?

    Pinotti de diretor de futebol só pode ser piada de playboy que não tem o que fazer.
    Leco eh da laia do Juvenal e Aidar, juntos devastaram o clube, mas os vendidos conselheiros os apoiaram e os apoiam pra nossa ruína.
    Mesmo com tudo isso, esse elenco medíocre deveria ter ao mínimo vergonha na cara e jogar com vontade, ao menos em respeito à torcida que salvou o time da maior vergonha de sua história. Com raras exceções dos medalhões e os garotos, o resto eh lixo, deveria sair com pé na bunda.
    Mas e a torcida, cadê o protesto? Se conformaram em não cair? Parece mesmo o povo brasileiro, se conforma com merda, por isso estamos nessa fossa.

  8. Paulo, pensei exatamente isso ontem, com as mesmíssimas palavras.Foi o retrato do ano.Jogadores sem personalidade.Enrolam com a bola dentro da área e FAZ ANOS que tomamos gols de cabeça na área. A Chapecoense merecia mais, mesmo, até pelo que aconteceu com o clube. O problema em relação ao Jean é que os demais goleiros do São Paulo conseguem ser piores: Sidão não é nada, nunca foi nada como goleiro e já descoloriu o cabelo! Pelamor!

  9. Com a permanência dessa incompetente Diretoria não há porque ter esperanças que tudo poderá mudar para melhor no São Paulo! Os sinais que a mediocridade vai continuar já estão sendo dados: Edimar e Jean! Tristeza imensa e bastante pessimismo.

  10. Não entendo a insistência no Lugano, um cara que merece toda nossa admiração e idolatria, primeiramente, na minha opinião, ele não quer parar de jogar ainda, ou seja, estão forçando uma barra com ele.Além disso, caso ele aceite, fato que eu duvido que aconteça.
    Qual seria a experiência dele para assumir um cargo de executivo de futebol do SPFC?
    Ele não teria que começar por baixo como um auxiliar ou gerindo a base?
    Não seria aconselhável ele se preparar para tal função?
    Acho assustador como as pessoas estão desesperadas por soluções para nosso clube, mas não tem a sensatez para analisá-las com sensatez e clareza.
    Até reuniões com Torcida Organizada, blogueiros, entre outros, são apoiadas, elogiadas e, até, exaltadas como sendo um “turning point” na relação clube/torcida.
    Desculpem-me, mas não compactuo com esse tipo de proximidade entre torcida e clube.É perigosa e muito volátil, tendo todos os elementos para dar errado.
    Triste São Paulo Futebol Clube, que antes tinha seu destino traçado por homens como: Laudo Natel, Antônio Nunes Lemes Galvão, Henri Aidar, Manoel Raymundo Paes de Almeida, Paulo Machado de Carvalho, Marcelo Portugal Gouvea, entre outros ilustres são-paulinos.Agora sucumbe frente a uma diretoria incompetente, incapaz e frouxa, que aceita ouvir “sugestões” do Baby, “ilustre presidente da Torcida Independente” &Cia.
    Não consigo aceitar isso.

    • Idolo e’ sempre idolo.
      Se e’ idolo e’ mesmo um ser dotado
      de algo excepcional, adiante, abencoado no que faz.
      Um idolo e ainda ex jogador en final de carreira
      acumulou n s vivencias dentro do que faz e executou
      nao importa a atividade exercida,
      nao precisa ser apenas nesse futebol PTetralhado.
      ???? Me diz qual a experiencia que acumularam en toda a vida
      esses TRAVEKOS que PTetralham nosso clube de coracao.
      Que tentem mudancas objetivas e nao apenas palavras
      que se vao ao menor vento

      • Sua pergunta expõe a sua contradição.
        Acho que o Lugano tem todas as condições de no futuro exercer o cargo de executivo de futebol, mas antes deveria se preparar, fazendo cursos, estágios, enfim, acumulando experiências.Isso só vale para técnicos?
        Muitos não acharam que nosso ídolo maior, RC, se precipitou?
        Então…
        Além do mais, tenho quase certeza que ele não vai se aposentar.

        • ???? Apenas me diga, amigo, quem por aqui nesse paiz, faz curso para PTetralhar ???? kkkkk vamos exigir isso so’ mesmo no futebol.
          Nao contradisse nada, apenas comparei,
          um jogador experiente como LUGANO RAY* MURICI * CENI*
          e tantos outros fizeram um doutorado em futebolez
          dos rachinhas a selecao, como no’s em nossas vidas,
          precisam mais do que isso, ou ter nome ou dim dim
          e’ o mais importante.
          Fui objetivo, ou preciso te dizer que o barco com esses TRAVEKOS no poder caminham para inverter nossa linda e rica historia.

          • Aposentar ou nao e’ opcao de cada qual,
            no SAMPA cabe muitos cabecas de bagre
            e LUGANO
            e’ apenas
            LUGANO
            EL DIOS.
            Que 18 tenhamos onze LUGANOS
            cabecas de bagre, estaria feliz,
            mas nao mando nada, nada, apenas torco e distorco tambem.

            • Desculpe, Lorenzo, mas a sua linha de raciocínio é confusa, ambígua e contraditória.
              Entendo que para que as coisas melhorem é necessária a capacitação das pessoas para ocuparem os cargos diretivos do clube ou onde quer que seja, portanto, se, na sua opinião, nesse país, ninguém se qualifica, é aí que devemos ser diferentes, exigindo, além da forte ligação com o clube, o conhecimento e a experiência para exercê-lo.Caso contrário, estaríamos cometendo os mesmos erros que levam esta nação e outras instituições ao fracasso.

              • Nao e´confusa amigo, nem ambigua, porque cada um entende mesmo como quer e muito menos contraditoria.
                ?¿?¿?¿ Na PTolitica quem faz curso para PTetralhar ?¿¿?
                Um continuismo so´ , talvez nem saibam cantar nosso hino nacional.
                ?¿?¿¿ No Futebor iguar, nao ?¿?¿?¿ Talvez nem saibam cantar tambem nosso glorioso hino de guerra.
                Porque, quem como jogador * idolos* como disse, bem falado,
                nao podem participar nao apenas no futebor mas tambem em cargos diretivos, tem gente muito mais competente que os que estao ai agora, sem duvida nenhuma.
                ?¿?¿? Preciso ser mais claro ?¿?¿
                Talvez no´s simples torcedores tenhamos mais compromisso e seriedade que esses pixu lekos & curriolas de agora.

                • Lorenzo,
                  Intérprete corretamente o que eu escrevi.
                  Nunca disse que ele outros não possam participar da gestão, mas para isso tem que se preparar.
                  Uma coisa é ser mestre de obras, outra é ser engenheiro civil.
                  Compreendeu???
                  Vc citou os exemplos do Muricy, Raí.Mas os dois se prepararam para exercer suas funções, não passaram imediatamente dos campos de futebol para as funções que exerceram depois.
                  Além disso, Lorenzo, não sou um simples torcedor, pois nasci e fui criado dentro do clube.Sou filho de um homem que doou grande parte da sua vida ao São Paulo Futebol Clube, exercendo o cargo de conselheiro vitalício, além de diversas diretorias.
                  Sou sócio há 49 anos, sendo 32 anos como titular.
                  Sei oque estou dizendo, pois conheço profundamente este clube.

                  • Eu nao sou nada amigo, sou apenas torcedor e distorcedor tambem.
                    Meu pai nunca foi conselheiro do clube, como vivia no interior PAULISTA, e era sampaulino de coracao como eu, e nao de conselhos & diretoria, veio ao Morumbi quando de sua construcao e trouxe terra de nossa cidade para ficar no solo do gramado do Morumbi, ainda veio assistir ao primeiro jogo realizado ali com seus amigos contra o Sporting de Portugal, um a zero gol de Peixinho q veio da Ferroviaria de Araraquara. Porem isso nao vem ao caso. Cada um e’ torcedor a sua maneira e nenhum mais do que outro, somos todos iguais quem decide sempre sao os jogadores dentro de campo quando bem orientados. Se forem bem contratados como eram antes teremos titulos, se nao forem teremos xoradera, sempre. Para encerrar jamais contrataria um jardineiro para minha casa se nao fosse um jardineiro melhor que eu. Simples nao.
                    Bom final de ano e curta seus amigos conselheiros e tais eu curto meus amigos apaixonados no TRIMUNDIAL e gente da qualidade de Lugano se nao der no coro, ruuuuuuuuuuaaaaaaaaa.

      • A nossa diretoria é formada na base do compadrio, do toma-lá-da-cá… acho que isso está patente. A competência e o currículo do elemento são quesitos absolutamente desnecessários para o exercício do cargo. São elefantes caminhando dentro de uma loja de loucas. Esperar o quê? Por essa razão estamos nessa draga geral… Faz alguns anos que chega dezembro e nós, sofridos torcedores, esfregamos as mãos na esperança de que algo melhor vai acontecer no ano seguinte… Contudo, não passa de uma ilusão à toa (e não estou me referindo a belíssima canção escrita por Johny Alf). A nossa torcida não merecia que o clube estivesse em mão tão incapazes, tão sem mérito. Pobre São Paulo FC, que como bem disse o Alexandre, teve como dirigentes figuras impolutas, capazes e são-paulinos de fato, como Laudo, Cícero, Manoel Raymundo, Homero, Mons.Bastos, Galvão e mais recentemente, Marcelo Portugal Gouveia. De lá para cá o que se viu foi uma profusão de pessoas interessadas em se promoverem às custas do Tricolor….

  11. O São Paulo funciona como uma grande empresa pagando gordos salários aos Gestores amadores, e é administrado como uma barraca de feira (com todo respeito aos feirantes).

    É uma vergonha ficar atrás de Vasco, Bahia, Botafogo, Atlético PR e Chapecoense, Orçamentos infinitamente menores, com ênfase a Chapecoense, que perdeu um time inteiro por conta do acidente, e remontou o Elenco, e está na Libertadores.

    Será que o Pinotti colocaria o Leco na Presidência da Natura?

  12. Fora isso assinaram dois anos com o Edimar, se realmente o Zeca está fechado, teremos 4 laterias esquerdo, tuda caminha para mais um ano de humilhações, vão pagar um absurdo por esse goleiro que já tremeu com o Morumbi lotado, e ainda vão ceder o Maidana para o Bahia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*