Diretoria recebeu torcedores e ficou numa saia justa

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, esperei a reunião da diretoria com os torcedores – e suas consequências – para me posicionar em editorial, não obstante o tenha feito já, com muita veemência, no Jornal Tricolornaweb, nas edições de terça e quarta-feira.

Por princípio sou contra esse tipo de encontro. Entendo que presidente tem que presidir, diretor tem que dirigir, jogador tem que jogar e torcedor tem que torcer. O presidente e o diretor tem suas salas, os jogadores o campo e os torcedores a arquibancada, numerada e cativa.

Mas vamos por dois caminhos, analisando os fatos. Quando o time estava naquela pindaíba doida, onde todos entendiam que a queda era iminente, os torcedores pediram uma reunião com a diretoria e os jogadores, o encontro foi marcado, e tudo ocorreu na mais absoluta paz e harmonia. Líderes do elenco, como Hernanes, Lugano e Petros, receberam os torcedores, que foram avisá-los que abraçariam o time.

A torcida cumpriu o que prometeu. A partir daquele dia passamos a lotar Morumbi, Pacaembu, Serra Dourada, enfim, fosse o estádio que fosse, a torcida estava presente e em peso. Ouso dizer que foi a melhor coisa que tivemos este ano. Nossa torcida deixou de ser modinha – para mim nunca foi, mas assim era taxada – e mostrou que existe, que vai na boa e na ruim, que está com o time em qualquer situação. Mas prometeu cobranças quando tudo terminasse.

Foi positivo aquele encontro? Sim, muito positivo, apesar de, continuar afirmando que, por princípio sou contra e acho que não deveria ter ocorrido.

Agora um grupo de torcedores vai à diretoria e apresenta uma pauta de reivindicações. Aprovo todas elas, e com louvor. Mas o fato da diretoria ter recebido esse grupo e, consequentemente a pauta, a deixou em maus lençóis.

Vejamos o que diz o último parágrafo do documento: “Presidente, iremos monitorar todas essas solicitações e queremos um retorno de todos os itens. Não deixaremos isso ser engavetado e não mais permitiremos amadorismo no SPFC. Chega de lutarmos na parte de baixo da tabela. Queremos e exigiremos títulos!”

O que o presidente fará? Contratará Pato e Lucas, abrirá todas as contas, terceirizará o Marketing, trocará sua diretoria, reformará o Morumbi? Ou vai dizer que não tem dinheiro para contratar esses jogadores, que o Marketing vai muito bem, obrigado, e que a diretoria é formado de profissionais acima da média, principalmente no futebol?

Percebam que se Leco aceitar os pedidos a grande imprensa vai falar que a torcida está administrando o São Paulo. Se não acatar, dirá que o presidente virou as costas para a torcida. Essa é a consequência imediata desta reunião. Muitas vezes o diálogo acaba extrapolando sua razão de ser e envereda por um caminho cheio de obstáculos e armadilhas, apesar de ser sempre imprescindível.

Quero ver como a diretoria vai se sair dessa situação, até porque, como órgão de imprensa que é o Triucolornaweb e torcedor apaixonados que somos, seremos os primeiros a cobrar as respostas, a não deixar a pauta ser jogada para baixo do tapete.

Que se vire quem fez a besteira.

23 comentários em “Diretoria recebeu torcedores e ficou numa saia justa

  1. Bom dia tricolores!!
    Acho que não existe uma forma única de se obter sucesso, o que é bom para uns pode não ser bom para outros por isso, apesar de comungar com o Paulo Pontes que cada macaco deve ocupar seu galho, acho que devemos esperar para ver os resultados quem sabe estamos iniciando uma fase onde a torcida seja mais ouvida e consultada sobre decisões relativas ao futebol, ou será que só o torcedor endinheirado pode dar palpites que é o que acontece hoje. Mas a meu ver o que falta mesmo é planejamento honesto, quem sabe o que passa verdadeiramente por trás das decisões tomadas, por exemplo se a venda dos jogadores este ano fora planejada com antecedência e o que está sendo previsto para o ano que vem, é claro que imprevistos acontecem mas o bom planejamento é capaz de se preparar até para eles, então de nada adiantará ouvir o Bill Gates ou um torcedor simples como eu se não houver um bom, exequível e honesto planejamento, resultado em campo é imprevisível mas a consistência de um bom trabalho sempre será premiada.

  2. Paulo Pontes, o que você sugere? que 2018 seja um show de horrores como foi 2016 e 2017?

    Que Leco e seus subordinados são péssimos administradores, todos sabem.

    Em qualquer outra circunstância eu acharia um absurdo a torcida apresentar um planejamento para a administração do clube, mas na situação carente/caótica/amadora em que o SP se encontra, toda ajuda é positiva.

    Espero sinceramente que as organizadas façam pesadas cobranças a atual gestão.

    Palmeiras, Corinthians e Santos na Libertadores, e o São Paulo em 12 lugar, aliás, dois anos seguidos na luta contra o rebaixamento.

    Se em 2018 brigar pra não cair novamente, Leco e sua turma vão poder pedir música no Fantástico, já que você criou a radiotricolornaweb, sugestão de música não vai faltar.

  3. Como voce diz amigo,
    Time GIGANTE nao cai,
    somos gigantes, sim,
    entao temos que defender essa postura
    adquirida arduamente com grandes gestores
    e infinitos jogadores de grandeza imensuravel.
    SAOPAULO, E’ TUDO.

  4. A verdade é que a gestão é tão ruim nos últimos anos, que a torcida se manifestou, porque os ditos gestores que lá estão vivem em outro mundo, semelhante aos nossos governantes, então diante desta situação um choque de realidade foi ótimo.

  5. Prezado Paulo, lamento dizer mas vejo um enorme autoritarismo em seu argumento. A reunião é para lá de positiva em diversos aspectos, mas sobretudo por promover a democracia numa entidade na qual a falta de diálogo e de transparência são os alicerces de seu atraso. Primeiro, por parte da torcida. Depois desse ano medonho, é elogiável que tenham aparecido para conversar sem paus e pedras. Tem muito frequentador do site com sangue muito mais quente. A pauta levada é perfeita, exceto pela reforma do Morumbi, um pouco utópica no momento. Perfeita. Todos os defeitos do clube foram apontados diretamente. Leco também merece elogios. Sei que ele é um político. Mas se dispôs a ouvir e, ainda que não queira, será influenciado pelo encontro. Não tenho expectativa de que a pauta seja cumprida. Nem a Independente. Ninguém é bobo. Mas essa cena é melhor que a agressão a jogadores. E Leco agora sabe que a responsabilidade é dele. Vamos ver o que fará com ela.

  6. paulo portes , o senhor vai escrever quando um editorial pedindo a saída de todo diretoria do soberano ? ou estar satisfeito com o desempenho dela este ano ?

    erro da torcida ir falar com leco . o correto seria protesto para sua renunciar

    aguardando o editorial de mudança de todo a diretoria do soberano

  7. verdades soberanas

    cuidado na hora de contratar jogador .

    antes de fecha o negocio com o jogador veja se ele quer realmente jogar no soberano , ou seja, se ele quer conquista titulo pelo clube ou apenas quer o soberano pelo salario em dia no fim do mês .

    ex. Gilberto veio para soberano pelo salario no fim do mês ,mesmo porque ate post de rebaixamento ele curtiu

    planejamento não é coisa para amador é preciso sabe fazer

      • marcos , tem funcionário que vestir a camisa da empresa e funcionário que esta ali só para ter seu salario no fim do mês esse tipo não servir para o soberano , portanto o soberano tem que ficar com o que vestir a camisa com orgulho e honra seu salario .]

        o grande chulapa falou uma vez ao ser perguntado porque ele corria tanto em campo ele respondeu : “eu tenho que dar a vida em campo ,porque é o soberano que me alimenta ”

        abraços pra você

  8. Concordo com o Paulo em quase tudo. Porem tendo a discordar do papel da torcida.
    No meu entender, torcida pode e deve cobrar os jogadores / diretoria, principalmente antes dos acontecimentos. Sou a favor de cobrança nos treinamentos, no clube, etc.
    Concordo que nos jogos, o papel da torcida eh torcer e apoiar. Somente vaiar apos os jogos para nao desestabilizar e piorar a situação.
    Porem, a imprensa costuma vir com os mitos que treinamento eh local sagrado dos jogadores / diretoria.
    Pergunto: se vc trabalha em uma empresa, seu chefe não ira cobra-lo antes de uma apresentação? Ou ele ira deixar vc passar vergonha em publico e queimar o nome da instituição?
    Me desculpe Paulo. Acho que eh muito mimimi……
    Jogador de futebol eh grande o bastante pra assumir suas responsabilidades alem de ser muito bem pago para tal.

  9. Olá Paulo! Concordo com seu texto e digo mais: está na hora desta Diretoria baixar a guarda e deixar de lado sua extrema soberba e vaidade. Se vai acontecer isso ou aquilo, se parecer que a torcida irá administrar o clube, ou então, se a Diretoria não abraçar as reivindicações, não importa isso agora. Mais importante será pensar na Instituição São Paulo Futebol Clube e seja como for, fazer o possível e o impossível, para recolocar nosso Tricolor no caminho de suas glórias como um grande clube campeão que é seu devido lugar. Abraços.

  10. Diz o dito popular: “pau que bate em Francisco também bate em Xico”. Mal comparando, a Diretoria, que é fraca, todos sabem, ficou comprometida a ceder espaço à torcida, e na contrapartida, a torcida, por meio da Independente e afins, ficou com o direito de pleitear suas exigências. Como bem disse você, todo o pleito que foi encaminhado encontra respaldo no bom senso, de forma que qualquer torcedor assinaria em baixo. Retomando ao início, como a Diretoria é realmente fraca e sua fraqueza é visível a olho nu, eu não achei que a “visita” tenha sido algo extraordinário. Foi pertinente e serviu para marcar território e deixar implícito que o apoio será irrestrito até a página dois. Se a má gestão persistir, com o alerta dado, fico com a impressão que a cobrança será mais, digamos, energia e presente.

  11. Também não acho bom um contato muito estreito entre diretoria e organizada. Mas nesse caso, tem pertinência todos os pontos cobrados. Acho que coloca mais pressão na dupla leco-pinotti pra não deixar esse ano lamentável se repetir.

    Nesse sentido a reunião foi boa. Claro que o Leco tem que ter bom senso, não dá pra trazer o lucas e o pato comprometendo as finanças do clube e não conseguir arcar com a folha salarial.

    E por outro lado a torcida tem que cumprir a promessa de apoio irrestrito e não fritar o dorival jr na primeira eliminação de campeonato. Vamos fechar com o técnico até o fim de 2018 e daí sim avaliar se permanece ou não.

  12. Da maneira que ocorreu eu acho que a cobrança de maneira civilizada é excelente em qualquer instituição. Não acredito na divisão rígida das partes e acho que os bons administradores devem escutar ideias de todos os lados, agora cabe a eles selecionar o que é de proveito. A meu ver as instituições modernas estão cada vez mais abertas ao diálogo e esse feedback pode ser muito interessante para o desenvolvimento de uma organização. Não vejo saia justa tendo em vista que foram sugestões, ou seja, o comando continua a ser da direção. Se ela acatar alguma sugestão será por liberalidade dela.

    • Não sou fã da direção atual, mas nesse ponto talvez estejam na vanguarda de um movimento interessante que seria um diálogo maior com a torcida. Pontos da gestão esportiva como a contratação de fulano e manutenção de ciclano no time pra mim devem ser ignorados, mas outros aspectos do documento como o cumprimento do estatuto e o desenvolvimento do marketing são louváveis. Isso é democracia são paulina.

  13. Gostei de seu texto, todavia, particularmente, achei salutares as reuniões, havia necessidade de se tirar a direção da zona de conforto em que vive há muito tempo. Não se trata de consumidores insatisfeitos, pois se fosse o caso bastaria mudar de fornecedor. Como é importante respeito aos espaços de cada um, há que se respeitar aqueles que são o motivo do futebol existir e que são seus mantenedores, isto não vem ocorrendo há muito tempo no São Paulo. Dentro de um espírito democrático e de urbanidade nada melhor do que um bom diálogo para se buscar soluções. Espero que funcione.

  14. Concordo novamente com vc. A torcida fez bem em pedir, mas cliente não administra a empresa, só mostra quais são as demandas. Temos que gastar o que podemos e a trasparencia é essencial para isso. Repito, o SP deve se comportar como uma empresa listada na bolsa, ou seja, deve ter um compliance forte, divulgação de relatório financeiro trimestral e ser administrada para gerar valor.

    • meu amigo marcos , essa diretoria não sabe nada de gestão , ela é igual ao povo que foi a ruas tira a Dilma e colocar temer no lugar achando que o brasil ia melhorar

      abraços pra você

  15. Mas já estava na hora da torcida cobrar, essa gestão é patética, 2 anos brigando para se manter na série A, amigos do Leco na diretoria, falam das dívidas mas é o mesmo grupo político que comanda o SPFC desde 2002!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*