Raí na diretoria de futebol é uma aposta certa

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, acho que Leco acertou em cheio na indicação de Raí como novo diretor de Futebol do São Paulo. É um cara do meio, respeitado por todos, ídolo e que já andou junto com dirigentes do Paris Saint Germain, por exemplo e, até por atividades empresariais que exerce, não pode ser julgado como um leigo para dirigir o departamento.

Antes que pensem que vim aqui levantar a bandeira em defesa do Leco, quero que saibam que não é do meu feitio esse tipo de atitude. Mas também não esperem que eu vá, nesse momento, soltar a alavanca da guilhotina. E espero em minha análise, neste que será, por si próprio, a opinião do Tricolornaweb, não ser contraditório ou defender por estar do lado da diretoria, nem atacar por estar do lado da oposição.

Começo lá por trás. A maioria massacrante da torcida do São Paulo não aguentava mais  Rogério Ceni. No início foi um glamour, todos entendendo que era uma aposta, mas acertada. No meio do caminho, aqui mesmo no Tricolornaweb, a cada dez comentários, nove pediam sua saída, sob o risco de sermos rebaixados. Quando Rogério Ceni foi demitido, alguns mesmos que pediam sua saída passaram a direcionar críticas à diretoria, pois Rogério Ceni era o M1TO. Conversei com pessoas muito próximas ao presidente e elas me falaram que o dia da decisão e comunicação da demissão de Rogério foi o mais difícil vivido nas últimas décadas no clube.

Quando Vinicius Pinotti foi indicado para a diretoria de futebol, fui cobrado aqui para externar minha opinião sobre a nova diretoria. Disse que era preciso esperar, mas que a princípio não via essa indicação com bons olhos. Pinotti desmontou o time em pouco tempo. Vendeu Luis Araujo, David Neres, Thiago Mendes, Lyanco, enfim foi uma liquidação. Trouxe jogadores como Denilson, Marcinho, Morato e alguns outros que foram dignos da nossa irritação. Mas trouxe Arboleda, Petros, Hernanes, Marcos Guilherme, jogadores de ponta, que fizeram a diferença e, sob o comando de Dorival Junior – que também foi ele quem trouxe – fizeram do São Paulo o vice-campeão do segundo turno do Brasileiro, um ponto atrás da Chapecoense.

Há, então, que se considerar que Pinotti não foi de todo um desastre. Montou uma boa comissão técnica, que conseguiu dar fôlego ao time, mas já começava a dar sinais de as coisas andariam mal no início de 2018. As contratações de Edimar em definitivo e Jean, goleiro do Bahia, a volta de Reinaldo, a falta de perspectiva de um grande nome e a iminência de perdermos alguns, como Cueva, Arboleda, Militão, o colocavam em xeque.

A torcida do São Paulo, em sua imensa e massacrante maioria, queria Pinotti fora do futebol. E zagueiro do Arquidiocesano era ridicularizado em todos os cantos, também no Tricolornaweb. Todos diziam que tinha que ser alguém do ramo. Nomes como os de Muricy Ramalho, Diego Lugano, Edimilson, foram citados várias vezes. Raí foi esquecido nessa lista. Mas que experiência eles tem que o Raí não tem? Oras, por que agora alguns começam a lamentar a saída de Pinotti e pedir para Raí não aceitar o convite, pois irá manchar sua imagem? Ou mudamos agora, ou continuaremos três anos lutando contra o rebaixamento. Só que uma hora caímos.

Quando recebi o contato ontem da fonte que me falou sobre a demissão do Pinotti – e contou o motivo – e a indicação de Raí, até perguntando minha opinião, fui taxativo: grande notícia. Perguntou se eu apoiava o nome de Raí. Respondi de pronto que sim, era também o meu nome.

Entramos, então, na indicação. Raí não me parece ser uma pessoa que se preste a ser figurativo. A ingerência de Leco no futebol terá que ser contida. Aliás, estarei aqui para denunciar se houver atropelos. Raí vai se cercar de executivos que lidam diretamente com este meio. É um nome que me inspira confiança em todos os sentidos, seja no sãopaulinismo, na ética, no profissionalismo e no caráter. Portanto, estou apoiando integralmente a decisão de Leco e, principalmente Raí em sua nova função. Não adianta torcer pelo quanto pior melhor, para pegar os bons nomes que temos e afastá-los do clube apenas para Leco se afundar um pouco mais. Também é inócuo criar campanhas de Fora Leco, porque ele só sairá em dezembro de 2020. Então que mude a diretoria enquanto é tempo.

O regime do São Paulo é presidencialista. Portanto Leco até poderia negociar Pratto sem o conhecimento de Pinotti. Mas Pinotti não poderia contratar um técnico sem o conhecimento do presidente. É o tal negócio do imoral, mas não ilegal.

Respeito a opinião de todos e entendo, mais do que nunca, que o debate de ideias é de suma importância nesse momento. Mas é inegável que todos queriam mudanças na diretoria. Elas começaram a acontecer. Nos resta torcer que o caminho seja o correto, porque 2017 não pode ser repetido em 2018.

34 comentários em “Raí na diretoria de futebol é uma aposta certa

    • O São Paulo chegou a cogitar a contratação do Weverton, mas o Palmeiras atravessou e o Atlético-PR passou a negociar exclusivamente com o Guarani da Capital. Por isso o São Paulo saiu da jogada. Agora, cada vez mais aumenta meu espanto, pois Weverton, goleiro de Seleção, custa R$ 3 milhões, enquanto o Jean, do Bahia, custa R$ 10 milhões por 70% do passe.

      • Sim, e se esperar um pouco ele vem de graça. Mesmo se pagar um salário maior ainda assim compensa contratar o jogador. Claramente o SP deveria retomar as negociações e ceder algum jogador ao Atlético PR ou mesmo realizar o pagamento.

        Abs,

  1. Claro que Raí é um bom nome para qualquer cargo. É o RAÍ!!! Como também o Rogério Ceni, é o MITO. Nada que o pior presidente da nossa história faça mudará isso. O que gostei disso foi que nosso novo diretor não aceitará desmandos do Leco. Apoio total ao Raí, mas Leco continua sendo a doença que corrói o tricolor.

  2. Já que o Sr. Raí tem “carta branca do presidente” é hora de cobrar uma posição sobre o Maidana URGENTE!!!!!!

    Esqueçam esse Gustavo Scarpa porquê não temos nem dinheiro e nem jogadores que sirva para uma troca….

    Os jogadores do elenco atual do SPFC não dispertam interesse nem em clubes da terceira divisão!!!!

    Então o foco é Maidana e Jucilei e posteriormente Hernanes!!!!!

    Não esperem grandes contratações com o Raí, mas a culpa não é exatamente o Raí e sim o Sr. Leco que acabou com todo dinheiro do Clube!!!!

  3. Tenho certeza que o Leco não tem agradado ninguém.
    Tenho certeza de que, se ele escolhesse algum “aspone” que entendesse melhor de administração e relacionamento com a imprensa, ele poderia vir a ser um bom presidente, desde que, olhasse com humildade da posição em que se encontra, e deixasse quem entende de futebol tocar o departamento. O Rai entende de futebol; não sei se ele entende de administração de uma empresa do porte e exigência do SPFC. Não entendo que o Leco esteja querendo se “esconder” atrás do ídolo Raí para deixar de ser criticado. Entendo que está na hora de nós, torcedores e palpiteiros de redes sociais, pararmos de querer que o Leco renuncie. É pura idiotice nossa! Ninguém que se dedica há anos para alcançar um objetivo e o alcança, que é o caso do Leco, vai jogar todo o sonho e o trabalho pro alto apenas porque algumas (ou mesmo muitas) pessoas assim desejam. É melhor continuarmos a questionar seu trabalho quando ele erra e, também, apoiá-lo nos acertos para, quem sabe, numa simbiose, as coisas melhorem para o SPFC. Agora, melhor termos paciência e esperar a data certa para apoiarmos um candidato de nosso gosto. Até lá, vamos torcer para que Leco / Raí / Dorival formem um trio de sucesso: seria muito bom pra todos…

    • É realmente o que penso, vou torcer pelo sucesso do trio Leco / Raí e Dorival sem que isso seja considerado chapa branca ou mesmo seja impeditivo de criticá-los quando não acertarem em suas decisões.

      Lembremos que no meio de tantos erros também tiveram acertos como Hernanes, Jucilei, Petros, Arboleda…. que infelizmente, ou melhor, felizmente apesar de não nos colocarem na Z4 de cima, nos livraram da Z4 de baixo.

      E quanto a essa questão do fora Leco, acredito que seja apenas mais uma forma de cobrança dos torcedores em cima da diretoria, mais que isso é acreditar em Papai Noel. E gostando ou não, se hoje LECO está na presidência é porque seus opositores inspiravam menos confiança ainda.
      Rezo apara que a vinda de Raí seja um divisor de águas, pois acredito que todos que estão envolvidos na gestão do clube querem ser exitosos, ninguém gosta de ser xingado e chamado de incompetente por puro prazer.

      Abs.

  4. Concordo com sua opinião e já tinha externado a minha posição em total apoio a indicação de Raí pelos mesmos motivos que o texto citou.

    Infelizmente a figura do Leco é deveras questionável por tudo o que já falou e também deixou de fazer mas…..quanto a venda de jogadores tem um porém nessa estória.

    Lembro que Aidar saiu e deixou o clube pior do que já estava financeiramente, ou seja, totalmente quebrado e sem perspectiva de novas receitas a curto e médio prazo.

    Vejo muita gente contestando a venda de jogadores, e eu mesmo fui um que contestou, pois entendi que passou da medida.
    Mas uma coisa é certa, não tinha outra maneira de fazer dinheiro até para pagamento de salários, se não vendêssemos ao menos um ou dois atletas.
    Foi uma situação complicadíssima, e muitos torcedores não tem
    a obrigação de entender, mas quem já dirigiu uma empresa sabe a dificuldade quando se chega nessa situação.

    Por isso acho que seria impossível não se desfazer de nenhum atleta para gerar receita naquele momento. E penso que não mensuraram o tamanho do buraco que seria vender mais do que o necessário, e fizeram isso irresponsavelmente quase levando o clube ao rebaixamento.

    Acho importante alguém do calibre de Raí assumir esse trabalho e mais ainda, mostrar que está alinhado com a proposta de trabalho de Dorival Jr.

    Espero que assim possamos dar início ao fim dessa condição de coadjuvante e começar a entrar na disputa verdadeiramente.

  5. Paulo Pontes, belo editorial.
    Acredito que o SP tem que entender que muito de qualquer empresa, necessita ser feito em grupo. Istó é o trabalho precisa ser feito em quatro, ou mesmo seis mãos. A diretoria não pode simplemente passar por cima do Rai e o mesmo se aplica a ele que nao pode passar por cima da diretoria, há de se ter uma relaçao e um trabalho em conjunto. E claro o Dorival também deve ser cosultado ao longo desse processo. Dessa forma, o trabalho deve ser feito em quatro e seis mãos!

  6. “Portanto Leco até poderia negociar Pratto sem o conhecimento de Pinotti. ”

    Você se contradiz na própria publicação! Se LECO pode vender sem conhecimento do Pinotti, porque a culpa de todas as vendas caiu sobre o Pinotti?
    Mais um jornalista entrou para o time do LECO? Você isentou Leco das vendas, o que é no mínimo ridículo. Credibilidade ZERO para mim a partir de hoje.

    • Caro (ex) leitor: onde eu disse que o Leco agiu corretamente ao negociar Pratto sem conhecimento do Pinotti? O que disse é que, num regime presidencialista, ele pode fazer, ou seja, é imoral mas não ilegal. Em nenhum momento estou isentando Leco do ano grotesco que o clube teve. Mas, como minha credibilidade é zero, boa sorte nos novos sites “idôneos” que você visitar a partir de hoje.

      • PP,
        que bela resposta,
        melhor mesmo so’ as lindas musicas
        dos musicais que nos proporciona
        como reliquia pura,
        como nossas glorias que vem do passado.
        Estou com voce, sempre, para o que der e vier.
        Bom final de ano, estou esperando as musicas natalinas e ano.

  7. Sim e’ uma aposta certissima,
    e’ gente decente de passado e presente
    que fatalmente ira trabalhar para a melhor do profissional.
    Nao so’ ele, mas outros nao se importa com nome ou sem nome
    mas que conheca as entrelinhas do todo, e conhecem pois vivenciaram in loko.
    Ruuua, se nao der certo, mas merece sim, todo nosso respaldo.
    Tem, sim, esses ex atletas muito mais cancha e visao que apadrinhados da
    diretoria ou mesmo conselheiros ou afins.
    Bom trabalho, hermano.
    Sucesso, acredito.

  8. Pela instituição e principalmente pela torcida, faço votos que dê certo desta vez, que pese ter inúmeras restrições a tudo que emana das cabeças, pós JJ, do intramuros do Morumbi.

  9. Paulo Pontes,
    Bom Dia!!!
    Vc não vai comentar nada a respeito da recente reforma do sistema de drenagem e do gramado do Morumbi, que haviam sidos feitos no começo do ano e, INEXPLICAVELMENTE, foram refeitos agora????
    Inclusive o gramado, que diziam que iria ficar maravilhoso, na verdade ficou uma merda.
    Tem caroço nesse angu.

    • Alexandre, o sistema deste gramado é maravilhoso. Ele foi inteiramente retirado para a realização dos diversos shows e recolocado em três dias. Ficou guardado em Cotia. É verdade que existiam falhas, mas bem menores do que em eventos passados, onde o campo ficava impraticável para futebol. Por isso essa última impressão, mas o gramado foi indicado como um dos melhores do País o ano todo.

      • Paulo,
        Vc está dizendo que o sistema de drenagem foi retirado?
        Que eu sabia, apesar de ter sido renovado no começo do ano, ele teve que ser consertado agora.
        O campo foi retirado, replantado no Vale do Paraiba e depois transferido para o Morumbi.Na última partida contra o Bahia ele estava um lixo, parecendo um pasto seco de brachiaria.

          • Paulo,
            O que eu quis dizer, foi que não havia a necessidade de fazermos as coisas « nas cochas » para jogarmos a última partida do campeonato, que não valia absolutamente nada.
            Poderíamos ter jogado no Pacaembú e reformado o gramado sem pressa

  10. Acho que o Rai pode ajudar sim, ele me parece uma pessoa correta e que tem uma personalidade calma como o cargo requer, além de ser mto preparado.

    Se é verdade que o Pinotti após a derrota pro flu queria tirar o Dorival mostra que ele não era pro cargo mesmo, um gerente precisa absorver a pressão e ter tranquilidade pra analisar a situação. No futebol não dá pra sair demitindo as pessoas ante um erro como uma empresa faz. E faltou sensibilidade qdo promoveu aquela mudança grande no elenco no meio de um campeonato difícil como o brasileirão.

    Enfim, fico receosa do Leco não dar as condições pro Rai trabalhar, expondo mais um ídolo a uma situação desagradável. No futebol, o Leco não inspira confiança de que o trabalho será a longo prazo já que isso até agora não foi feito na sua gestão.

  11. Paulo, você pode não perceber, mas você pega muito leve com o Leco. O Aidar também não dava pra tirar do poder mas você ajudou a transformar a vida dele num inferno até ele cair. O Leco quase nos rebaixou 2 vezes, vamos ter que cair pra vc perceber o quão nocivo ele é? Abra os olhos e ajude a tirá-lo do poder.

    • Vamos diferenciar as coisas: no Aidar houve desvio de dinheiro e eu denunciei -e provei – tudo isso. No caso do Leco existe má administração. Isso não derruba ninguém segundo o estatuto. Portanto, não estou alinhado com diretoria alguma, mas não vou ficar gritando como louco um Fora Leco, porque isso não tem como acontecer.

  12. Não gosto do Raí para o cargo. Nunca vi ele fazendo nada nessa função, chega de apostas, queremos profissionalismo e competência, não da pra esperar mais 6 meses pra ver se dá certo. Precisamos de certezas, E PRECISAMOS FAZER PRESSÃO PARA O LECO RENUNCIAR ANTES QUE ELE DESTRUA O SÃO PAULO.

  13. Claro que estou com o Raí, o apoiarei, mas não deixa de ser uma aposta.

    Eu traria o Leonardo, mas esperemos que o Raí faça um bom trabalho, a começar por essa negociação maluca pelo Scarpa, ora bolas, acho que o Tavares tem mercado na europa… o Ajax não o queria????

    Esse negócio do Jean tem que ser revisto, também acho muita grana por ele, mesmo achando que goleiro é a posição mais importante so time, porque goleiro ruim afunda qualquer time e desde o Ceni nao temoa em quem confiar!

  14. Paulo Pontes, vejo que você é bem afinado com a gestão Leco, foca 100% das críticas ao Pinotti, como se o Leco não tivesse nada com as inúmeras merdas que estavam sendo feitas. Quem colocou o Pinotti no comando do futebol?

    Como você bem disse, a imensa maioria da torcida queria o Pinotti fora do futebol, mas você esqueceu de mencionar que a esmagadora maioria da torcida também quer o Leco fora do São Paulo.

    Será que o Leco queria despachar o Lucas Pratto pelo fato do jogador ter criticado a atual gestão, falando da falta de planejamento? A que ponto chegamos, um jogador pede organização e a formação de um time que dispute títulos, aí o Presidente incompetente como forma de punição quer vendê-lo.

    Esta notícia foi divulgada em um blog que cobre o São Paulo, você que circula pelas entranhas da atual administração, não sabe nada a respeito?

    Leco acertou em cheio na escolha do Raí, mais um enorme escudo, assim como foi com Rogério Ceni, como escudo e cabo eleitoral.

    • Não estou alinhado com diretoria alguma, mas não vou ficar gritando como louco um Fora Leco, porque isso, estatutariamente, não tem como acontecer. Não tive informação sobre essa tese levantada de que ele quis vender o Pratto como vingança. Se a tivesse, certamente teria publicado e criticado o Leco. Você é o tipo do leitor que fica analisando meu trabalho apenas por um prisma e não é por aí o caminho. Não sou tucano, mas em 35 anos de profissão aprendi a olhar de cima do muro o que está acontecendo, assim vejo os dois lados e consigo analisar melhor.

  15. Tem uma coisa em que o Juvenal era expert: cavalos. Não apoiou Leco para a presidência.

    Raí fez tanto no Conselho de Administração quanto Buffarini no campo. Agora, no futebol , tem chance de mostrar que pode, de fato, contribuir como cartola.

    Era a decisão mais óbvia. Veremos se será a mais acertada. Tendo apoio jurídico, e, principalmente, personalidade, Raí tem todas as condições para realizar um bom trabalho. Mas se aceitar ingerências de quem não sabe, e contratar Brunos e Carlinhos, como o fez seu sobrinho, a chapa vai esquentar.

    Sua primeira medida deveria ser a contratação de Kaká. Formar uma equipe competitiva para ganhar o Paulista também deve ser prioridade. A maioria das crianças tricolores nunca gritou:”é campeão”. E as que gritaram não se lembram.

  16. Paulo, alguns portais tão falando que o Leco quer vender o Pratto por causa dele ter cobrado a diretoria, assim mostrar para os outros que quem manda é ele. Procede isso?

  17. Será que o BOSTA vai se recolher na sua mediocridade
    e deixar o Raí comandar ?
    Será que o ESCROTO vai ficar de bico calado até 2020 ?
    Será que o FILHA DE UMA PUTA vai se mancar que
    não passa de um imbecil, não sabe PORRA nenhuma de futebol e ficar na miúda até o fim do mandato ?
    SERÁ ?

  18. Pinotti desmontou um time de jogadores que pertenciam ao SP que com certeza teriam feito um campeonato muito melhor que o elenco montado às pressas e gastando muito!

    E como eram jogadores do SP entraríamos forte em 2018, pensando em reforços… hoje estamos rezando pra renovar os empréstimos existentes!

  19. Olá Paulo! Não conheço a politica interna do clube. Só vejo nosso Tricolor pelos resultados obtidos em campo, e obviamente, como reflexo também das decisões de quem está no comando, seja técnico ou administrativo. Mas o que mais me importa agora é ver o São Paulo de volta a seus melhores dias e, mais importante, ser campeão. Também aposto no Raí. Ídolo eterno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*