Temos que definir o que queremos: disputar títulos ou para não cair

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, leio, rigorosamente, todos os comentários postados pelos leitores do site e, por mais democrático que seja o espaço, às vezes fico pensativo em relação a algumas posições. Isso reforça, inclusive, o sentido democrático do espaço, pois mesmo eu não concordando, não abro mão da intocável permissão para que todos possam expor seus pensamentos.

A pergunta que lanço, então, é a seguinte: queremos montar um time para disputar títulos em 2018 ou para, mais uma vez, participar dos campeonatos e lutar contra o rebaixamento, como foi em 2017?

Muitas vezes nos pegamos apenas analisando a questão política e nos esquecemos do que interessa, que é o time. Se há alguém nesse momento que deve ser observado, e ser dado o devido tempo para que ele se encaixe na função, é Raí. E, naturalmente, as atitudes de Leco em relação às contratações. De resto,  pouco – ou nada – vai adiantar qualquer discussão.

Não tenho dúvidas em afirmar que a unanimidade dos leitores -e posso dizer da torcida – quer um time competitivo para o próximo ano. Só que nós, torcedores, principalmente são-paulinos, somos muito chatos. E perceba que me incluo nessa casta.

Quando o clube foi atrás de Marcinho, Denilson e outras pérolas, criticamos por serem jogadores dignos de uma série B. Quando Edimar foi contratado em definitivo, criticamos porque não é um lateral para ser titular de um time que pretenda disputar títulos. Ao sabermos das negociações para a contratação do goleiro Jean, pau para todo lado. Eu critiquei pelos valores, não pela qualidade, pois o vi jogar muito pouco e não me sinto apto a fazer qualquer análise técnica. Mas todas essas críticas foram feitas porque entendíamos – e estou generalizando – que mais uma vez iríamos sofrer em 2018.

Aí vieram as notícias de fim de ano: Jucilei comprado e contrato assinado por quatro anos, Gabigol como uma chance real e Scarpa, com Raí indo ao Rio de Janeiro para entrar de cabeça na negociação. Então parte dos leitores começou a achar que o Jucilei é muito velho e não terá mercado daqui a quatro anos, que Gabigol é indisciplinado e, se não conseguiu jogar na Itália e em Portugal, não vai conseguir jogar aqui, e que Scarpa é muito caro para nossos padrões; Diego Souza é velho, não aguenta mais nada.

Ora bolas: se contratamos as “perebas”, induzimos a série B a caminho; se estamos negociando com jogadores em nível de Seleção, não devemos gastar dinheiro. Temos que definir um rumo. Jucilei foi unanimidade durante a temporada. Eu gritei várias vezes no Jornal Tricolornaweb que Vinicius Pinotti tinha obrigação de se virar e fazer o que fosse para ter Jucilei em definitivo. Muitos leitores, a imensa maioria, me apoiaram. E isso foi feito. Agora vejo críticas por fazer contrato de quatro anos, e outras mais. Ele tinha dito que seu passe deveria custar 6 milhões de euros. Foi comprado por 1,5 milhão de euros. E ainda reclamamos?

Preferimos ter Marcos Guilherme, com Maicosuel entreando em seu lugar durante o jogo ou Gabigol, com Marcos Guilherme sendo opção?  Preferimos ter Diego  Souza como opção a Marcos Guilherme, Hernanes e Cueva – que vai para a Copa do Mundo e desfalcará o São Paulo durante três meses – ou Lucas Fernandes, Shaylon ou Araruna? E Scarpa? Não encaixa nesse time? Sei que são só 11 que jogam, mas para disputarmos títulos, temos que pensar em elenco, não em time.

Mas e o dinheiro para tudo isso? O problema não é nosso, mas sim de quem está no comando do clube. Nossa obrigação é gritar e cobrar um time decente. Quem dirige tem que acatar nossos anseios.

Espero que entendam o debate. Nunca vou criticar um leitor que pensa de forma diferente da minha, mas acho que temos que ter coerência em nossas posições: queremos um time campeão ou um lutando para não cair? Essa é a pergunta e a resposta está em cada um de nós. A minha é clara: eu quero ganhar títulos e que se virem com as finanças.

40 comentários em “Temos que definir o que queremos: disputar títulos ou para não cair

  1. Eu discordo do pessoal que acha que devemos montar esquadrões a qualquer custo. Não acho que o São Paulo deve virar um Corinthians da vida e sair dando calote em todo mundo pra contratar jogadores nível seleção. Nossa história não condiz com esse tipo de atitude e eu não quero o São Paulo caindo na vala comum do futebol brasileiro. Vivemos em um país onde a irresponsabilidade fiscal é cultural, pois a maioria das pessoas não querem saber se existe dinheiro ou não, apenas querem gastar. Falar em equilíbrio orçamentário aqui é sacrilégio, ou pelo menos pratica-lo, pois muitos cobram a responsabilidade com os gastos ao mesmo tempo que cobram também investimentos milionários. Hoje pra mim a política do São Paulo de contratações deveria se espelhar em clubes como a Chapecoense que gastam pouco mas tem resultados razoáveis. Devíamos procurar profissionais (olheiros etc )que estão nesses clubes pequenos e se viram com orçamentos baixos, pois estamos enxugando gelo todo ano. Temos acessos de grandeza contratando caras como o Pratto, mas logo depois temos que vender algum outro atleta pra cobrir o buraco. Ficamos andando em círculos, e apresentando resultados piores que times bem mais modestos. A realidade é dura e não respeita camisa ou tradição. A verdade é que deveríamos fazer um planejamento de recuperação de no mínimo 3 anos com investimentos reduzidos pra recuperamos nossa capacidade de investimento e nossa credibilidade no mercado. Garimpar profissionais no mercado com a capacidade de contratar revelações e montar equipes gastando pouco. Mais importante que ir lá na Chapecoense e buscar alguma revelação seria buscar na verdade o cara que enxergou o jogador antes desse valor milhões.

  2. Temos que segurar o Pratto, vender o Buffarini e contratar um bom lateral direito (gosto do Victor Ferraz). Depois segurar o Hernanes e repor o Cueva à altura no meio do ano. Feito isso, temos condições de ser 3o colocado no Paulista e classificar para a Libertadores de 2019. Em 2019, na Libertadores, montamos um time pra brigar por títulos.

  3. O DIA EM QUE CRIAREM UM ESTATUTO NO SP, QUE JOGADOR DA BASE, SÓ SAI PRA OUTRO TIME, DEPOIS DE 4 ANOS DA ESTREIA NO PROFISSIONAL! SERÍAMOS CAMPEÃO DE TUDO. DESFIZEMOS DA BASE NO ULTINO ANO E PAGAMOS O PREÇO ESSE ANO

  4. O DIA EM QUE CRIAREM UM ESTATUTO NO SP, QUE JOGADOR DA BASE, SÓ SAI PRA OUTRO TIME, DEPOIS DE 4 ANOS DA ESTREIA NO PROFISSIONAL! SERÍAMOS CAMPEÃO DE TUDO. DESFIZEMOS DA BASE NO ULTINO ANO E PAGAMOS O PRECÇO ESSE ANO

  5. BOAS FESTAS A TODOS

    Flamengo e Palmeiras gastaram fortunas e ficaram apenas no cheirinho. É preciso ter critério para contratar. Raí foi cirúrgico ao dizer, em sua primeira entrevista, que o São Paulo, antes de tudo, precisa definir um estilo de jogo.

    O melhor exemplo do que é gastar sem pensar foi a vinda de Lucas Pratto. Bom jogador, só que jamais para um time sem laterais que saibam cruzar.

    Diego Souza e Gustavo Scarpa não foram soluções para seus times, que conseguiram ficar abaixo do Tricolor. Pagar caro por eles é boa ideia? Quem ama o São Paulo sabe que não. Se é para ser perdulário, que tragamos Ricardo Goulart, ou alguém para realmente ajudar, como foi o caso do Hernanes e Petros.

    Quem gasta mal, não pode chorar a saída precoce de suas promessas. O trabalho de pesquisar é árduo e fatigante, mas recompensa. Cueva e Arboleda estão aí de prova.

    Jucilei fez um negocião com o São Paulo. O tempo dirá se a recíproca é verdadeira. Dois anos, pra mim, teriam sido o ideal.

  6. Ídolos, vez ou outra, tentaram utilizar seu prestígio diantes dos clubes que, de certa forma, o fizeram ídolo. Lembro do Zico, que jamais quis treinar time algum que não fosse o Flamengo. Nunca quis ser treinador no Brasil por entender q o único clube que ele treinaria seria o Flamengo, por isso sempre fez carreira de técnico de exterior. Convencido disso tentou carreira administrativa no clube do coração, na época daquela Presidente corrupta. Sacou que as coisas não iam nem iriam bem, vazou, tvz p nunca mais voltar.
    Tomara que o Raí tenha condições de trabalho, caso contrário, vai vazar tb. Afinal, idolatria vale mais do que conchavos.
    Abcs

  7. Paulo Pontes, Boa tarde.
    A torcida do São paulo tem muito mimimi, li ontem varios torcedores chamando o Kaka de lixo só pq não encerrou a carreira no São Paulo, acho que deveria ter mais respeito com o ser humano Kaka, se resolveu parar é pq achou que as pernas não estão obedecendo, melhor parar do que assinar com o São Paulo e dar vexame.
    Que vc e familia tenha um final de ano e o inicio do proximo com muita paz, saude e felicidades

  8. Faltam pessoas que realmente entendam da MONTAGEM de um time de futebol profissional.
    Durante um tempo , o velho cachaceiro deu conta do recado.
    Contudo, hoje em dia é necessário uma equipe de profissionais do futebol para essa empreitada.
    Veja o caso dos galinhas: há anos montam times bem competitivos e com elencos medianos, salvo alguns jogadores acima da média. É sabido que eles tem profissionais competentes para se montar um time.
    Penso que o caminho deveria ser parecido com os rivais galináceos.
    Pessoas competentes na análise, observação e contratação de jogadores na montagem de um time competitivo.

    • O SPFC tem que mirar o elenco campeão mundial de 2005 e não
      o plantel dos mundiais de 92/93.
      No momento atual do clube, falta dinheiro para se montar um esquadrão como de 92/93.
      Portanto, a saída é montar um time mais com a cara de 2005 :
      aguerrido, esforçado, intenso, concentrado, equilibrado, tático e com muito FOME para o sucesso.
      Vide LUGANO.

  9. Sim Paulo Pontes, falei mesmo no caso do Jucilei.

    Um jogador de 29 anos, que já é lento hoje, 4 anos de contrato, dizem a 500 mil reais por mês, mais luvas…

    Só de salários são 24 milhões de reais ou 26 com décimo terceiro, com luvas talvez cheguemos a uns 30 milhões de reais e até mais.

    Compramos por um ótimo valor, mas a conta vai ficar cara no fim. É assim que se arrebenta as finanças de um clube.

    Eu faria no máximo um contrato de 2 anos e com salário de 300 mil reais. Depois analisa o que fazer.

    Veja que o Icardi custa pra Inter de Milão 800 mil reais por mês, comparemos o custo benefício e valor de mercado de cada um. Acredita-se que o Real Madrid vai pagar por ele 200 milhões de Euros.

    Tenho certeza que o Vecino volante da Inter custa menos que o Jucilei, se bobear até o Naingollan do Roma custa menos.

    Muita grana pro Jucilei, um jogador nota 5.5 e olhe lá.

      • Sim Paulo Pontes, eu entendo e agradeço suas palavras.

        Lembrando que não sou contra ter algum jogador ganhando 500 mil reais no time, mas tem que se avaliar qual poderia ganhar isso.

        Por exemplo, o Arboleda, com um mês de SP eu vim aqui e falei que ele é muito acima da média dos que aqui jogam. Ele sim deveriam fazer um grande contrato com multa altíssima e avisar pro jogador que ele não sai por menos de 35 milhões de Euros.

        Hernanes idem, apesar de pequeno mercado pela idade o SP poderia tentar sua compra, mas não poderia ganhar acima do teto, nunca! Jamais poderíamos pagar a ele 2 milhões de reais como ele ganha pelo time chinês, no fim a conta não fecha. E pela idade contrato de 2 anos.

        Quero e precisamos urgente um time competitivo, mas teto só para jogador acima da média, ou vamos fazer a bobagem que o Flamengo está fazendo, que paga mais para o Guerreiro e Diego do que ganha o Icardi, não ganham nada e no fim voltarão a endividar o clube.

        Não estou entrando em discussão com o amigo, apenas argumentando meu ponto de vista.

        • Bastante interessante seu ponto de vista. Acredito que você esteja correto Danilo. Grandes investimentos não são garantia de títulos. Falta ao São Paulo ser mais eficaz na prospecção de novos talentos, com preços mais baixos. Não adianta achar que a gastança vai ser eterna porque uma dia a conta chega. Também quero time competitivo, mas não quero o São Paulo caindo na vala comum do futebol brasileiro que é dar calote e atrasar salários. O Grêmio esse ano formou um time bom e chegou na final como real. Perdeu por detalhes, enquanto o palmeiras com toda grana não consegue ganhar a liberta. Pra mim Hudson mais Petros resolveriam o problema é deixaríamos a grana pra contratar laterais e atacantes.

    • Faz um contrato de 2 anos aí daqui a 1 ano e meio o cara já pode assinar com outro clube aí todos vai falar, que diretoria lixo paga 1,5 milhões de euros pro cara sair de Graça.
      Ainda bem que torcedor não é diretor pq se não estaríamos pior que já estamos.

      • Rafael Rodrigues, Perfeito!!! Esses mesmos seriam os primeiros a criticarem kkkkkkk Um jogador com um valor deste e um contrato de 2 anos é a mesma coisa que assinar o termo de burro!!

  10. Temos que montar uma defesa sólida, o time vai começar 2018 com a insegurança de 2017, até ganhar confiança.
    Se os laterais do Santos viessem, seria ótimo.
    Também acho que o ataque não foi bem esse ano, Marcos Guilherme e Pratto ficaram devendo..falaram que o Pratto jogou quebrado..

    Queria um matador estilo Calleri ou Ricardo Oliveira nos bons tempos.
    Torço para que o Pratto se recupere.

    Mas não nos iludamos, teremos que começar com humildade, mas acredito sempre.

  11. O que mais me deixa abismado com a torcida do São Paulo é o imediatismo. Tudo tem que ser pra ontem.
    Esse ano vi muitas “soluções da vez”.
    Quando o RC caiu, o técnico mais qualificado era o Dorival. Com menos de 10 rodadas já tinha gente pedindo a cabeça dele.
    Já começaram a falar mal de Pratto. Já pegam no pé do Rodrigo Caio a tempos.
    Quer que garotos sejam revelados, mas Araruna, Lucas Fernandes, Shaylon não prestam, então não podem jogar.
    Reinaldo fez um bom brasileirão, vários times querendo o cara, mas pro SP não serve…..
    Essas coisas me irritam um pouco.

    Vc pode até trazer jogadores medianos pra compor elenco, mas não pode vender um time inteiro, desmanchar a equipe no meio da temporada!

    Já são três anos com desmanche durante a temporada, e inúmeros técnicos…….
    Não há como montar uma equipe competitiva desse jeito

  12. Por enquanto 2018 vai ser igual a 2017 mesmo com Rai no comando, muita pressao e nada, tudo bem que sabemos que sem dinheiro nao se faz nada, e tb nao é todo jogador que vai querer vir para um time que nao vai a libertadores e que nos ultimos 2 anos brigou para nao cair, sera que vai querer vir para ser xingado em campo pq o time nao joga nada, e logo iremos saber o que vamos fazer em 2018, paulistinha nao ganhamos faz muito tempo apesar de muitos desdenhem e depois vem o jogo do mata mata com o poderoso Madureira-RJ.
    E digo uma andorinha nao faz verao, so Rai nao vai conseguir muita coisa.

  13. Por enquanto é muota fumaça para pouco fogo!!!!

    Já citaram pelo menos uns 10 nome s e nada de contratação…

    Já ouvi sobre Copete, Zeca, Alisson, Lucca, Diego Souza, Scarpa, Jean, Cerutti, Vitor Ferraz, Eduardo Sasha, enfim citaram muitos nomes e NÃO TROUXERAM NINGUÉM!!!!!

    Nossa realidade é fugir dos rebaixamentos!!!!

    Faz anos que precisamos de laterais e não se vê uma contratação nem em aposta!!!!

    Aí depois vem alguns torcedores dizer que o tecnico é ruim…. Tem que ser ruim mesmo, tecnico de ponta antes de fechar com qualquer clube avalia o elenco e quando vêem o nosso recusam a oferta!!!!!

      • Marcos

        É fato que precisamos de jogador, mas alguns preferem crucificar primeiro o treinador!!!

        Que NA MINHA OPINIÃO… é fraco mas NÃO sou a favor de sua substituição!!!!

        Precisamos mesmo é de REFORÇOS concordando com você Marcos!!!

  14. Creio que se fizermos as contas do que o clube gastou em contratações, atrasadas, para se salvar do rebaixamento, acharemos o mesmo valor se tivesse investido no princípio do ano para disputar títulos. Fico abismado como este Presidente do Clube não raciocina como gestor. Um mínimo de pensar antes de acontecer.

  15. Chega de arremedos de time, como já mencionei aqui a folha salarial do São Paulo é a terceira mais cara do Brasil, e conseguimos ficar em 13° no campeonato, ou seja o nosso problema não é dinheiro é a gestão mesmo que a cada ano desfila sua incompetência, espero que o Raí tenha autonomia pra resolver isso, porque a hora que o Leleco começar a palpitar a vaca vai pro brejo, precisamos de um goleiro protagonista, não dá pra arriscar 10M em 70% de uma aposta, precisamos de laterias, direito principalmente, dois meias, se o Kaka vier pode ser um, um reserva para o Pratto e atacantes de velocidade.
    Já passou da hora de encerrar essa novela com o Hudson, tragam ele de volta, e ofereçam, Hudson, J.Gomes, Buffarini em definitivo e L.Fernandes e J.Tavares por empréstimo de um ano para o Fluminense, quero ver se não aceitam essa proposta pelo Scarpa.
    Tem muitos nomes que podem vir sem muito custo, Jefferson goleiro do Botafogo, Júlio César ex goleiro da seleção, Jean do Palmeiras vai ser dispensado e serve como lateral direito, Diego Souza se vier será uma boa, ainda mais abatendo da dívida do Rogério o Neymar do Nordeste, e o restante apostar na base.

      • O Hernanes também estava em péssima fase na China, nem no time B jogava, pelo menos sabemos do potencial do Júlio César e um retorno ao Brasil pode mudar e voltar a jogar bem, melhor que torrar 10M em uma aposta, temos vários exemplos de jogadores supostamente velhos retornarem ao Brasil e irem bem, Ricardo Oliveira no Santos, Juan no Flamengo, Zé Roberto no Palmeiras, você deveria entender que o futebol não é uma ciência exata.

  16. Basicamente precisamos de um time forte e que os bons jogadores sejam mantidos, como no caso do Jucilei.
    Em relaçao a reforço o que me preucupa é o gasto excessivo com alguns que parecem nao trazer tanto retorno, como no caso do Jean. Entretanto, Diego Souza e Gabigol, devem ser super bem vindos, mas precisamos de mais ao menos um lateral, um voltante (para ser reserva, ou seja, um garoto para evoluir) e mais um zagueiro reserva, acho que com isso o time já da uma melhorada.

  17. Weverton é mais goleiro que o Jean e custa menos. Gabriel vai vir indisciplinado pra brigar por titularidade com Pratto, isso não vai dar certo. Pelo Scarpa o Fluminense quer meio time do São Paulo, não compensa. Diego Sousa me parece uma contratação que vale a pena arriscar. Jucilei foi ótimo ter ficado. Lucca NÃO! Chega de jogador ruim, melhor trazer o Hudson de volta, está valorizado. PRECISAMOS DE DOIS LATERAIS, essa é a prioridade e vamos acabar com Edmar e Tiririca.

    • Cara, o Cueva é um jogador problemático, vai enganar o que for preciso pra não perder a copa, não está nem aí para o São Paulo.

      O Reinaldo já mostrou que é jogador de time pequeno, ficou três anos no São Paulo, era um horror.

      Scarpa é jogador que tem revenda, e jogará bem no SP.

      Qto a Jean e Lucca, concordo que são duas contratações equivocadas, precisamos de um goleiro que passe segurança a torcida e ao time, o que Sidão não faz por ser ruim, e Jean por ser inexperiente. Qto ao Lucca, mesma coisa do Reinaldo, jogador de time pequeno.

      • Tenho certeza que o Cueva será a grande venda do ano que vem, então não compensa financeiramente entregar ele ao Fluminense. Estão pedindo demais pelo Scarpa.

  18. Quero sempre um time da grandeza do time que torco,
    agora, saibam contratar,
    o mercado esta dificil e oscilante sao outros tempos,
    antes nao tinhamos a formacao da base propriamente dita,
    hoje temos,
    antes tinhamos um celeiro abundante por todos os lados,
    hoje temos uns perebas manipulados pelos empresarios,
    e ai esta o maior problema.
    Sou a favor de um time competitivo mesclado com veterenos
    e cobrados pela chefia.
    Contratem gente de nivel nao caneleiros e terao meu apoio sempre.

  19. sabemos que o dinheiro pra contratações é curto e estamos cansados de ver ele ser mal gasto ano após ano. O SP precisa de laterais. essa deve ser a prioridade absoluta. Não estou vendo a diretoria se mexer pra isso.

  20. O Wellington Silva do fluminense seria otimo pro são paulo, rápido, forte e habilidoso jogando pelos lados, e o fluminense quer vender, o alisson do Cruzeiro no mínimo seria uma boa opção pra segundo tempo tbm

  21. O elenco do São Paulo é desequilibrado, precisamos gastar corretamente o que temos de dinheiro, o Jean do bahia parece bom jogador, mais só vale a pena se vier pra ser titular, gastar milhões e ele não ser melhor do que o sidao aí é complicado, na lateral do que temos disponíveis no mercado gosto do Victor Ferraz o zeca e tbm o jonnantan ex santos e inter de Milão que está no atlético bem fisicamente é melhor do que os outros 2, volantes estamos bem e acho o Araruna bom reserva, lateral esquerda o tavares e o Reinaldo podem fazer um bom trabalho se bem treinados, no meio acho o Diego Souza não encaixa nesse time do sao paulo, o nosso time já tem um meio campo pesado precisamos de jogadores rápidos e habilidoso para jogar abertos, acho que isso teria que ser a prioridade

  22. Falou tudo Paulo Pontes, saopaulino é chato, eu sou chato, quando tem que criticar ou expor minha opinião falo mesmo. Mas tem uns que criticam tudo, se o cara vai não remova a diretora é incompetente se renova pagou caro demais. Mas vamos seguir com ideias contrárias e debatendo sobre nosso time, pois como dizem a unanimidade é burra.

  23. Minha opinião é de que em 2018 deveríamos nos concentrar para ganhar o Campeonato Paulista. É um título menor, mas daria moral para o time poder brigar com mais força no Brasileiro. Estaremos nos dedicando unicamente ao Paulista enquanto os rivais terão a Libertadores para jogar, e o time estará completo pois ainda contaremos com Hernanes e Cueva. Além de tudo, há 12 anos não ganhamos esse confronto com os rivais locais. Para fazer um bom Brasileiro precisamos de um elenco com pelo menos 18 atletas de bom nível. No Brasileiro 2018 me contentaria com uma vaga para a fase de grupos da Libertadores. A Copa do Brasil tem que ser levada à sério, mas sem sacrificar outras competições – não tenho grandes expectativas. A Sul Americana pode ser um bom laboratório para a Libertadores 2019, e um time mais experiente e “cascudo” pode fazer um bom papel – só não podemos perder pontos bobos em casa. Eu acredito que teremos um 2018 sem sofrimento, mas longe de retomar nossos melhores tempos. Estarei torcendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*