São Paulo não cai mais. Começo a me preocupar com 2018

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, quando o São Paulo empatou com o Vasco cravei aqui que o time estava livre do risco de rebaixamento. O tal número mágico, 47 pontos, é mais uma questão de segurança para matemático bradar por aí que não erra nunca do que plena realidade.

A derrota para o Grêmio nesta quarta-feira foi, portanto, absolutamente normal para um time que tem potencial, no máximo, para brigar por essa posição intermediária na tabela. Deverá ganhar do Botafogo domingo, no Pacaembu; provavelmente vai perder do Coritiba, no Couto Pereira; e ganha do Bahia em São Paulo. E assim fechamos um ano medíocre, em que tivemos tensões extremas e pouquíssimas alegrias. Ouso dizer que a única coisa boa que tivemos este ano foi a marca da nossa torcida. Provamos que deixamos de ser uma torcida modinha, abraçamos  o time e fomos para cima. E que isso sirva de alerta para aqueles dirigentes que se julgam donos do São Paulo. Não o são.

O primeiro tempo foi deplorável. Me questiono como o São Paulo consegue superar, jogo após jogo, a incompetência e incapacidade de atuar fora de seus domínios. Ganhamos apenas três jogos em todo o  Campeonato Brasileiro. Somos a segunda pior campanha como visitante. E, nitidamente, o Grêmio estava treinando com o São Paulo. Usou aquele que é tricampeão mundial, tricampeão da Libertadores, hexacampeão brasileiro, ou seja, que outrora foi grande, como sparring. E nosso time não se aproveitou disso para forçar o jogo e colocar a gauchada para correr e dividir as bolas. Fomos complacentes com os preparativos do Grêmio para a final da Libertadores.

E com todo esse treino de luxo o Grêmio precisou de uma falha grotesca de marcação do Edimar para marcar seu gol, meio sem querer. Aliás, o próprio Grêmio demonstrava não estar muito afim de jogo.

Por falar em Edimar, a única explicação que encontro para sua compra em definitivo é pelo diretor de Futebol, Vinicius Pinotti, ter sido um grande zagueiro no Arquidiocesano e entender muito bem deste setor do time. Ele dever ter olhos de crocodilo e vê o que nós, humanos, não enxergamos. E se julga no direito de ficar irritadinho, típico daqueles mauricinhos, quando teço críticas a ele. Vai chorar no WhatssApp dos conselheiros. Meu Deus!!

Dorival ainda tentou mudar alguma coisa. Tirou o ineficiente Maicosuel e colocou Lucas Fernandes para o segundo tempo. Melhorou, é fato. Mas chance que é bom tivemos duas com o Pratto, sem contar o gol que ele fez e o juiz anulou – mal, diga-se de passagem -. E foi só. Aliás, Lucas Pratto está numa fase em que sabemos que bola para ele é bola perdida. Marcos Guilherme dá uma no cravo, como o gol que fez contra o Vasco, outra na ferradura, como a maioria das partidas em termos ofensivos.

Outra coisa que ficou patente: o São Paulo continua dependendo diretamente de Cueva. Hernanes fica sobrecarregado sem o peruano. É presa fácil de marcar. Petros se perde na saída de bola e Jucilei deixa o time lento. Não há profundidade. Não há criatividade. A marcação cresce para cima de Hernanes e não aparece ninguém para ajudar. O pior é que não dá nem para culpar o técnico. Dorival tentou Shaylon, não deu certo; tinha tentado Lucas Fernandes, também não deu; tentou Maicosuel, pior ainda.

Está patente que não temos um time. Antes eu falava que não tínhamos elenco. Hoje afirmou que não temos time. Para almejarmos alguma coisa para 2018, dos 11 que são considerados titulares – porque os reservas são piores ainda – eu manteria Arboleda, Rodrigo Caio, Jucilei, Petros, Hernanes, Cueva e Lucas Pratto. O resto é posição vaga. Não são Edimar, Araruna, Militão, Bruno, Junior Tavares, Buffarini, Marcos Guilherme, Marcinho, Denilson, Maicosuel, Shaylon ou qualquer outro que vão resolver.

Ou se leva a sério o peso da camisa do São Paulo, que entorta varal, ou teremos um 2018 igual ou pior que 2017. E Leco, a partir deste momento, passa a ser diretamente responsável por isso. No novo estatuto, assalariado que é, tendo que administrar o São Paulo como uma empresa, não pode cruzar os braços para pagar dívidas políticas e deixar o futebol nas mãos de um aventureiro de perfumes. E digo mais: alguns ainda falam que o lugar dele é no Marketing. Esqueçam. Quem trouxe e bancou Alan Cimerman para gerenciar nosso Marketing não pode voltar para lá, sob risco de fazer voltar quem tanto mal fez para o São Paulo.

Chega! O copo transbordou. Empatar com o Vasco em São Januário e perder do Grêmio no Olímpico seriam resultados normais se o time estivesse brigando lá em cima, fazendo uma campanha vencedora. Não. A partir do momento que eu achar tudo isso normal estarei me nivelando aqueles que só querem se beneficiar do São Paulo. Que desfilam incompetência ancorada no estatuto que não permite grandes mudanças.

Não vou entrar na onda do “Fora Leco”, porque isso não vai acontecer. Será apenas um bordão a mais sem a necessária consequência. Mas o prazo de seis meses que dei para falar da administração, prorrogado pela situação desesperadora do time, quando todos os que verdadeiramente torcem pelo São Paulo se uniram e abraçaram o time, acabou. Ou o presidente Leco, devidamente remunerado para a função, demite o diretor de futebol, também remunerado em regime de CLT e contrata alguém que entende do assunto para gerenciar o setor, ou será responsabilizado diretamente por qualquer coisa que ocorrer com o São Paulo. E a esses dois – Leco e Pinotti – dedico o título do Corinthians, a ida para a Libertadores, de maneira direta, de Palmeiras e Santos, e a nossa conquista de não cairmos para a série B. O São Paulo talvez até vá, ainda, para a Libertadores. Mas será a premiação maior da incompetência administrativa no futebol.

 

32 comentários em “São Paulo não cai mais. Começo a me preocupar com 2018

  1. PP sabe pq o sao paulo ainda pode cair, pq sao 3 jogos complicados pq sao times que almejam libertadores ou pre libertadores, primeiro o botafogo em casa nao vai querer perder pois hj estaria na pre libertadores, depois vem chapecoense que tb nao quer perder para ir a pre libertadores e o mesmo caso do Bahia que depois do baile em cima das sereias esta brigando pela pre libertadores, e se perdermos esses jogos e conforme os adversarios abaixo foram ganhando so estamos 6 pontos do 1o do Z4 e sao 9 pontos disputados, e falando que teremos desfalques do nosso salvador e profeta.

  2. para quem gosta de comparar o soberano com outros clubes eu vou dar apenas um dado : talvez em 100 anos um clube consiga se tri-campeão brasileiro como foi o soberano .

    portanto o que esta faltando no soberano é mostrar que é o clube para os jogadores que chegam ,ou seja sabe onde esta pisado.

    o são paulo futebol clube não tem o nome de soberano atoa

    vou tratar de como deve ser a contratação de jogadores do soberano em outro post aguardem

    mudança geral no soberano em 2018

  3. bom editoria,l eu espero que seja o primeiro de muitos nessa linha , mesmo porque foram dois anos 2016 e 2017 brigando para não cair. já chega 2018 tem que ser diferente .

    basta apenas colocar 300 mil torcedores na porta do CT que o leco renuncia

    mais se não conseguir tira o leco ,pelo menos mudar toda a diretoria do soberano para 2018 isso é possível .

    paulo pontes , o senhor sabe da força que tem esse seu site ,uma cobrança sua tem muito peso . portanto use sua força para mudar o soberano para 2018

    mudança geral no soberano em 2018

    • rodrigo, veja essa noticia de jornal “Lucas mira futebol inglês após recado de técnico e falta de espaço no PSG”

      o lucas só volta para o soberano ,

      abraços pra você

  4. Paulo e esse estudo do Conselho de Administração de obrigar a separar 50% do valor arrecadado de futuras vendas para pagamento de dividas bancarias, qual sua opinião, corremos o risco de 2017 se repetir novamente nos anos sequentes e virarmos um time vendedor e sem titulos ?

    • Sim, Ronaldo, porque as dívidas ainda existem – as de longo prazo – e uma hora terão que ser pagas. Mais para o final do ano, quando o balanço estiver sendo fechado, farei um comentário mais amplo sobre a diretoria como um todo, não só abordando a de futebol.

  5. Paulo!!! Não conheço o estatuto mas por ele não há a menor possibilidade de tirar o Leco da sua função? Só mesmo na próxima eleição? E olha lá, que o monstro poderá vir a se candidatar de novo. Meu Deus! Quanta tristeza!!!

    • Flavio, não há como tirar o Leco. Só se for por corrupção, coisa neste sentido. Por má administração junto ao futebol, desde que não tenha causado prejuízos ao clube, não. Porque a avaliação de boa ou má administração é subjetiva. Ele não pode se candidatar de novo. O novo estatuto proíbe reeleição.

    • flávio , só a torcida tira o leco e mais ninguém ,por isso vou torcer para 300 mil ir na porta do CT pedir a renuncia do leco

      agora todo o resto da diretoria essa pode se trocada e eu tenho certeza que o paulo pontes vai pedir a demissão de todos e a montagem de uma nova equipe de diretores para 2018

      abraços pra você

  6. Repito: cuidado com essa certeza toda de que não cai ein? A diferença está só em 6 pontos e tem 9 pra serem disputados, Botafogo está com a faca nos dentes brigando pela Libertadores, Coritiba está com a faca nos dentes brigando pra não cair e o jogo é lá fora onde não ganhamos, e o último jogo é contra o Bahia que está agora em uma sequência de 5 jogos sem perder. Precisamos de pelo menos 2 empates nesses 3 jogos, eu não estou tão tranquilo assim não. Estou mais é secando a Ponte do que qualquer coisa, porque não sei se sai pelo menos 2 empates desses últimos 3 jogos.

    De resto, sobre a diretoria, ainda desconfio que alguém ou alguns estão levando grana do São Paulo, sempre se resume a isso. Contratar Edimar? Não engulo essa, tem gente levando grana, não posso provar porque não tenho acesso nenhum ao clube mas duvido que em alguma diretoria limpa de time grande contratariam esse cara por causa do seu desempenho, sem nenhum outro interesse.

    • dica do beto para você: dar uma olhada nos confrontos que faltam , e ai você verá que o soberano não tem a menor possibilite de cair em 2017.

      abraços pra você

  7. Pode ate nao cair nao por seus meritos mas da ruindade ate maior dos adversarios abaixo, nao acredito que ganhe do botafogo , Curitiba e Bahia, nosso time é muito fraco, nao serviu de treino para o Gremio.
    E temos que temer sim 2018 pq continua os mesmos Leco lero e sua trupe, e a torcida precisa pressionar mais a diretoria e jogadores, tipo como fizeram as Pepas, Sereias e as galinhas, alias viramos a 4a força de sao paulo, e falaram que era as galinhas…rs.

  8. Além de todo o amadorismo da gestão Lero Leco, o pior é que eles são remunerados para exercer essas atividades, quando anunciaram a contratação do Edimar, já bateu o desânimo para 2018, com isso vimos o quanto eles enxergam futebol e almejam para o São Paulo, estamos na mesma situação de quando era o Adalberto Porche, falta um elo de ligação de um boleiro entre diretoria com os jogadores, a impressão que passa é que não tem nenhuma cobrança ali dentro, o Dorival está com muita autonomia e ele se perde com isso, a molecada da base tem a oportunidade de ouro de jogar e não aproveitam, essa geração é muito conformada e acomodada, vide entrevista do Dagoberto, quem fazia esse trabalho muito bem era o MAC, mas começaram a queimá-lo e de lá pra cá o time não ganhou mais nenhum título, já que o Outleco não vai tirar o Pinotti por algum motivo pessoal, dívida ou qualquer outra coisa, então contratem um gerente de futebol que entenda do assunto para montar o elenco e cobrar a comissão técnica e jogadores, porque do jeito que está não pode continuar.

  9. Lero lero é mato fala da diretoria nada ,,,,,passo pra dizer q enquanto tiver site q se diz independente mas não consegui crítica a pior diretoria da história do SPFC ,,,,nos vamos ficar assim por muito tempo

    • O grande time nao começa pelo um grande goleiro e sim por um grande presidente ,,,,,,,,,não tem como exigir muito de jogadores e técnico sendo q estamos sendo sabotado lá de cima ,,,, diretoria lixo ,,,leco ridículo ,,, Pinotti safado ,,, conselheiro doentes q nao largam o osso ,,, pra poder ter acesso ao SPFC e fazer matéria não pode falar mal da diretoria,,,,,

  10. Não tenho muitas esperanças pra 2018, pois não temos gente competente pra montar um time de potencial.
    SPFC virou uma chacota, salvou por causa da torcida novamente, como em 2013 que exigiu o Muricy pra empurrar o time.
    O projeto daquele trapalhão cachaceiro deu certo, apequenou o SPFC com o apoio desses vendidos conselheiros e ainda deixou de herança gente como Aidar e esse arremedo do Leco, que deixou o depto. De futebol nas mãos do playboyzinho vendedor de perfumes que se acha entendido para o cargo.
    Portanto, 2018 não será muito diferente, talvez só o campeão brasileiro, acredito que o Palmeiras reveze com o Corinthians e Santos as conquistas e nós ficamos rezando pro timeco bunda mole não cair novamente, afinal estamos à deriva graças aos “nobres” conselheiros que votaram e apoiaram desde o trapalhão cachaceiro até esse arremedo do Lero Leco.

  11. Amigo, Militão não está à altura do São Paulo ??? Para de ser modinha! Só pq o mlk está começando agora é não tem nome ?! Militão e um excelente jogador, assim como o Marcos Guilherme. ( qtos golaços ele terá que fazer pra reconhecerem isso ?)

  12. Acho q não ganha do bota.
    Com certeza perde p o Curitiba e aí talvez ganhe do Bahia.
    Mas não cairá por muita sorte e incompetência dos outros times

  13. Se não iniciarmos agora o planejamento e contratações para 2018 teremos outro ano de sofrimento pela frente. Tudo tem que começar pela contratação, como reza o nosso Estatuto, de um Diretor Executivo de Futebol com experiência profissional e notório conhecimento do assunto. Ser um São Paulino apaixonado, empresário de sucesso, pessoa de bom coração e amigo do Presidente não são credenciais suficientes para esse cargo. Sem esse passo inicial continuaremos patinando.

  14. Espero que a diretoria se mexa para fortalecer esse time urgentemente!!!!!!

    Foco na permanência de quem já está no grupo ( e tem condições de vestir o manto sagrado)

    Precisamos ser mais ágeis nas contratações pois o time não tem dinheiro e se demorar para contratar vai ficar na mão!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*