O empate, que poderia soar como derrota, teve gosto de vitória

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, o empate dentro de São Jaunuário, com toda a pressão que sabemos se imposta lá dentro pelo jeito arcaico de administrar um clube, com o Vasco da Gama, em hipótese alguma pode ser considerado um resultado ruim. Tivesse o São Paulo feito um primeiro turno digno de sua grandiosidade, como está fazendo o segundo turno, seria um resultado para comemorarmos um ponto ganho, e não dois perdidos.

O time jogou muito mal. Assim como quinta-feira, contra a Chapecoense no Pacaembu, sentiu muito a falta de Cueva. Hernanes é o responsável direto pela recuperação do time no Brasileiro, mas não pode ter em seus ombros a obrigação de marcar, dar assistências, chutar, cabecear, enfim, fazer o papel de dez jogadores. Com Cueva em campo, as atenções dos marcadores adversários se dividem. Sem Cueva, sobra Hernanes e ele não consegue jogar.

O primeiro tempo do São Paulo foi muito ruim. Aliás, o jogo foi horrível. O gol do São Paulo só saiu porque o volante do Vasco fez lambança, Marcos Guilherme foi persistente e acertou um pombo sem asa, marcando o gol. Não dá nem para falar que era um resultado injusto, porque ninguém estava jogando absolutamente nada. O erro poderia ocorrer para qualquer um dos lados. Foi para nós.

O Vasco voltou para o segundo tempo com um time mais adiantado. E foi ficando cada vez mais ofensivo de acordo com o passar dos minutos. O São Paulo, bem postado, conseguia segurar o resultado. Mas o recuso excessivo do time começou a proporcionar chances para os cariocas. Sidão apareceu em pelo menos três oportunidades de forma decisiva, com grandes defesas.

Petros, jogador que é fundamental no equilíbrio do time no meio de campo, estava em péssimo dia, errando todos os passes, sendo desarmado com facilidade e não conseguindo dar o combate que lhe é característico. Edimar errava tudo. Jucilei sobrecarregado na frente da área. Arboleda tirando tudo. Rodrigo Caio também muito bem. Mas chega um momento em que as coisas dão erradas e, desta vez, a sorte sorriu para o Vasco que empatou o jogo. Agora, sim, um resultado justo, porque o São Paulo estava completamente acuado, sendo massacrado pelo time cruzmaltino.

Aí veio o fatídico lance de Militão, expulso direto, sem mesmo receber o cartão amarelo. Discutível, eu sei, mas entendo que o amarelo estaria de bom tamanho. Até porque dois minutos depois de sua expulsão, um jogador do Vasco deu entrada semelhante em Hernanes e recebeu o amarelo. A diferença é que a pancada foi mais embaixo.

Bem, vou destacar um parágrafo para Leandro Vuadem. Quando vi que ele estava escalado para apitar esse jogo, senti um certo alívio. Árbitro de personalidade, não iria se dobrar as pessoas costumeiras de Eurico Miranda em São Januário. Ledo engano. Vuadem passou a dar faltas inexistentes contra o São Paulo, próximas a área, nitidamente criando situações para o Vasco chegar ao empate. No primeiro tempo foi uma entrada de Rodrigo Caio – na bola -, na meia lua da área; no segundo tempo uma entrada de Arboleda e uma de Lucas Pratto. Todas faltas inexistentes e muito perigosas. Portanto, expulsar Militão – para mim de forma errada – e não expulsar o jogador do Vasco, mostrou que ele estava agindo com dois pesos e duas medidas. E assim foi até o fim.

Então, levando-se em consideração que o time não jogou nada, morreu fisicamente no segundo tempo, sentiu a pressão fortíssima da torcida adversária e do campo com gramado muito ruim, e teve um árbitro prejudicando o São Paulo o tempo todo, só posso considerar esse empate um grande resultado e acreditar, aliás, ter certeza, que esse tal de Z4 já não nos pertence mais. Afinal, faltando quatro rodadas, o primeiro da lista tendo nove pontos a menos e alguns times entre o São Paulo e o Sport, a página já é virada. Não vou focar a Libertadores, apesar de ainda ser possível, mas ao menos a manutenção até a 12ª posição para termos direito à Copa Sul-Americana.

12 comentários em “O empate, que poderia soar como derrota, teve gosto de vitória

  1. Vou começa quarta feira um serie intitulada verdades soberanas para que o senhor Paulo pontes possa leva para quem pode fazer alguma coisa pelo soberano e também usar nos seus editorias . Serão sugestões de planejamento para 2018

    Todos juntos para mudar o soberano

  2. Raphael Martins,

    Esse site é lido por muita gente ,portanto vou te dar uma dica : use esse espaço para dar sugestões e ideias para melhorar o soberano em 2018 , ou vou gostou do ano de 2017 do soberano ?

    criticar o beto não ajuda em nada o soberano

    O soberano esta precisando de todos que gostem dele unidos

    para aquele que tem raiva no coração eu digo : rezem muito que deus cura tudo

    Abraços pra você

  3. A personalidade desse fdp
    vuaden,
    e’
    sempre prejudicar o SAMPAULOFC.
    So’ ver jogos anteriores.
    Um fdp como pixu leko $£ curriola.
    Filha da Puta para ele – Ultraje a Rigor

  4. Boa noite!!
    Não consigo concordar com a visão do jogo do Paulo Pontes, vi um time ruim e outro péssimo em campo fazendo um jogo horroroso onde, se houvesse justiça deveria terminar zero a zero que seria a nota para os dois, quanto a expulsão do Militão achei justa o que fazer com um jogador que enfia o pé no peito do outro? (Lembrou o Paulo Miranda), o árbitro errou sim em alguns lances, foi bem caseiro, mas nada fora do padrão e não interferiu no resultado, então não posso deixar de colocar a culpa pelo péssimo futebol apresentado nos jogadores e treinador, sejamos realistas o time é ruim, o técnico se não é dos melhores está fazendo o possível com um bando de Perebas, a diretoria é inoperante e incompetente, o que esperar? Milagrosamente nos livramos do rebaixamento pelos resultados conseguidos em casa graças a força da torcida.

  5. Apesar do seu Beto pedir isso ou aquilo para PP eu nao acredito em mudanças tao radicais para 2018 que posso colocar nosso sao paulo no lugar que ele merece mas teremos um 2018 ou igual ou pior que 2017 ate pq Leco leco e cia estarao no comando do sao paulo e vcs acham que vao conseguir segurar o nosso salvador e profeta Hernanes com salario de 1.5 milhao só rindo mesmo, e somente o PP nao é suficiente para mudar a cabeça dessa diretoria que nao presta, a torcida tem força se unir e infernar essa diretoria todo dia para que tomem alguma atitude de grandeza do sao paulo.
    E acredito que conseguimos pelo menos +2 pontos nos 4 jogos que restam para pelo menos mantermos na sul americana, libertadores melhor nao pq senao vai iludir, vai dar falsa impressao que temos time para disputar tal, melhor nao para nao passar vexame e sermos humilhados.

  6. paulo pontes você estar gostando do soberano em 2017?

    você vai começa pedir mudanças no soberano quando ?

    a diretoria vai começa a ser criticada quando ?

    dorival jr é o treinador ideal para 2018?

    senhor estar a favor ou contra o leco ?

    senhor paulo pontes seu site é muito importante para o soberano ,ou seja tem força para ajudar o soberano nessa mudança , resta sabe se sera usado para ajudar o soberano ou não.

    não é mais hora de editorial de falar do que aconteceu em um jogo ,a hora agora e de editorial de mudança de rumo no soberano para 2018 .

    ninguém estar mais preocupado em tática de jogo ,todos estão preocupado o que sera o soberano em 2018

    abraços para senhor

    • Caro Beto, apesar da pergunta não ser para mim vou te ajudar nas respostas. Sei que em alguns casos vc se equivoca e apresenta uma clara visão distorcida e errada dos fatos analisados.

      você vai começa pedir mudanças no soberano quando ?
      Precisamos sim de mudanças, principalmente reforços. Esse ano, somos menores que o Vasco. Isso é desesperador.

      a diretoria vai começa a ser criticada quando ?
      Já comentei em outro post e acho que precisamos de uma diretoria profissional e remunerada, nada de amadores ou ex jogadores (que nao estudaram) como diretores

      dorival jr é o treinador ideal para 2018?
      Ele é o melhor técnico do SP desde o Muricy. Precisamos dar continuidade a um trabalho que está sendo bom. Em relação ao Cuca, acredtio que seria o maior erro que poderiamos comenter agora. Outro ponto, o trabalho realizado no palmeiras, foi medonho. Além disso, o Cuca é caro e não é um técnio de longo prazo, só realiza trabalhos curtos no brasil. Sei que vc tbm é a favor do luxemburgo, Oswaldo Oliveira e outros nomes, mas hoje o Dorival é o melhor para dirigir o SP e temos que manter e manter o ótimo trabalho.

      Por fim,concordo com vc #foraLeco

      • Cara não adianta falar com uma porta. Esse Beto não lê, e se lê, não consegue interpretar e responde essas bagunças que se passam na cabeça dele. Não compensa ficar incentivando, é igual no zoológico, não alimente os animais.

      • meu amigo marcos,

        Luxemburgo e oswaldo eu quero bem longe do soberano

        eu gosto muito do cuca

        mais digo a você se não for o cuca o dorival é o melhor nome para 2018

        abraços pra você

  7. Concordo Paulo Pontes. Acho que podemos começar a pensar em 2018, claramente precisamos de muitos reforços. Acredito, porém, que temos uma time base e um técnico que tem uma certa personalidade a capacidade para comandar o time no ano que vem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*