Pior que a derrota, é o amadorismo de alguns setores do São Paulo

O São Paulo perdeu, de novo, em Campinas, para a Ponte Preta. É um tabu difícil de ser quebrado. Mas naquela velha história, foi fora de casa, vá lá. Mas pior que a derrota é o amadorismo que ronda nosso clube.

O preparo físico continua deprimente. O time simplesmente desaparece no segundo tempo. Você torce muito para que tudo se resolva no primeiro tempo, para que na etapa final o time possa jogar fechadinho, sem grandes combates ou correrias, porque se for assim a gente dança. E dançamos. Pior: ninguém faz qualquer menção de trocar os preparadores físicos. A situação é patente: o time não aguenta correr 90 minutos, o Reffis está lotado de jogadores, e continuamos batendo palmas com as orelhas. E o principal detalhe, que afunda ainda mais essa preparação física: estamos jogando apenas uma vez por semana. Se estivéssemos em dois torneios – ou três como alguns times grandes – a coisa iria ser pior ainda.

Agora, para coroar o que chamo de amadorismo, Cueva é impedido de jogar pelo uso de um spray que contém uma substância que se considera doping. No momento que recebi a informação, chequei com outras pessoas e, mais uma vez, minha fonte estava certa. Publiquei na coluna “Alguém me disse” a informação, confirmada pelos demais sites apenas depois que a escalação do São Paulo foi confirmada.

A princípio imaginei que o atleta, inadvertidamente, teria usado o medicamento e, por precaução, o clube o tirado do jogo. Mas deixava o alerta: se houve conhecimento prévio do Departamento Médico, era amadorismo total. E foi pior: não só havia conhecimento, como o spray foi receitado por um dos médicos da equipe. O próprio dr. José Sanches assumiu a responsabilidade. Vejam abaixo o que ele disse:

– A responsabilidade é nossa, do departamento médico. Não vamos entrar em detalhes, não tem sentido. Não tem de haver caça às bruxas. O produto tem indicações, é um bom produto, mas não muito usado no nosso meio. É um spray que contém uma substância que a chance era muito pequena de dar problema. Mas, quando você fala em doping, não pode ter chance nenhuma. A repercussão para a pessoa (jogador) e a instituição é muito grave. Preferimos passar por tudo isso, esse constrangimento. Foi um deslize que tem de ser atribuído ao departamento. Já passamos para a diretoria e não gostou. O atleta foi gentil de entender o equívoco ocorrido.

É preciso, sim, saber quem foi o médico. Ou se o nome não for divulgado, pela conhecida “ética médica”, a diretoria tem obrigação de intervir e punir. Por mais que Cueva não estivesse em sua melhor forma, melhor com ele do que com Thomas, que mais uma vez entrou e se escondeu no jogo.

Aliás, por falar em jogo, o time até que fez um bom primeiro tempo. O esquema tático funcionou, apesar das poucas chances criadas, mas o São Paulo dominou a partida. Marcinho ganhava quase todas as jogadas pelo seu lado, enquanto Luíz Araújo, nas poucas bolas que lhe eram dadas, também levava vantagem.

Mas, como eu disse acima, se não resolvemos o jogo no primeiro tempo, sobra o segundo onde o cansaço bate e o ritmo cai. Numa dessas tomamos o gol, exatamente pelo setor onde Junior Tavares deveria estar, só que ele não teve fôlego para recompor e deixou o buraco. Aí ficava impossível uma reação.

Por mais que o São Paulo tenha tentado algo, com Bruno entrando no lugar de Lucão para forçar mais o ataque pelo lado direito, com Gilberto somando-se a Pratto lá na frente, não oferecemos perigo e os jogadores da Ponte sempre chegavam na frente dos atletas do São Paulo em qualquer dividida.

A derrota não é daquelas irrecuperáveis, mas intercepta uma série boa que o time estava conseguindo e, por isso, levantando o moral do elenco.

Agora é esperar o Vitória, quinta-feira, no Morumbi. Espero que os jogadores estejam descansados.

19 comentários em “Pior que a derrota, é o amadorismo de alguns setores do São Paulo

  1. Achei certa a atitude do médico de vetar o jogador para o jogo, não por ter receitado o remédio (erro reconhecido e respeitado: qq um pode errar). A ausência do Cueva não mudou a força do time, que é esta mesmo: 50% dos pontos disputados há anos. Ele não está jogando nada. Só acho estranho que o RCeni, que quando entrou parecia que ia mudar a política de aproveitamento da base, não experimenta os garotos na ausência dos titulares. Se renovaram o contrato do Lucas Fernandes e compraram os direitos do Shailon, e ambos são armadores, por que entrar com esse Thomaz que já cansou de dar provas que não vai a lugar algum, e não dar chances aos garotos que podem evoluir?
    Paulo Pontes: quanto a seu editorial sobre a renovação do Lugano, me permita uma sugestão. Se o clube fosse seu e você fosse pagar o Lugano de seu bolso: você renovaria???

  2. Diretoria leiamos KARTOLAS meia mierda,
    vao curtir o cu rin tias,
    deixem n osso TRICOLASSO
    ao Deus dara’,
    seremos muitos mais,
    mais tudo,
    kambada de sangue sugas.
    Fora comissao tecnica inclusive os do reffis,
    em todas as equipes de segunda e terceira linha
    tem profissionais melhores
    ate’ na varzea,
    sao melhores.

  3. Que deprimente, a diretoria vende uma promessa (apenas promessa) por 10 milhões de Euros, e está em vias de contratar um refugo do Atlético MG de 30 anos, por quase 4 milhões de Reais, e 300 mil de salários durante três anos.

    Não se vê uma linha sequer aqui no site questionando essa barbaridade.

  4. Vi só o 1° tempo e não gostei. Falta liderança e força para entrar na área. Muito cisca-cisca, troca de passes, mas a bola não chega lá. Nosso preparo físico é fraco. Os nossos jogadores não buscam o gol até o último minuto como o B. Juniors do Riquelme. Lamentável.

    ACORDA DIRETORIA. MUDANÇA TOTAL E JÁ!!!!!!

  5. “Quem é esse Ze Mario Campeiz ??? Não tem a menor condição de estar num time grande, já deu a hora.”

    Faço a mesma pergunta, pra quem já teve Moraci Santana e Carlinhos Neves, esse Campez é amador, varzeani, quem está protegendo esse incompetente? Será apadrinhado de alguém da diretoria ou do técnico?

    Ceni que abra o olho, protegendo esse incompetente, ele eh quem vai rodar.

    SPFC eh um rascunho daquele deixado pelo MPG, nas mãos do medíocre Leco e Cia Ltda, que Deus nos ajude.

  6. P. Pontes, vc tá perfeito em ressaltar o quanto o departamento médico, como um todo, ficou pra trás.
    O SPFC teve os melhores preparadores físicos do Brasil por anos, Moraci Santana e Carlinhos Neves. O time ganhava varios jogos no segundo tempo, aqueles jogos em casa que o adversário fica fechado o tempo todo. Uma hora os caras cansavam de marcar e nossa bola entrava.
    Quando Carlinhos Neves e o Dr Turibio foram pra Seleção, o JJ, por estar brigado com os 2, demitiu ambos.
    Mas nunca houve uma reposicao no mesmo nível.
    Quem é esse Ze Mario Campeiz ??? Não tem a menor condição de estar num time grande, já deu a hora.

  7. Nem em time da VARZEA acontece coisas igual tem acontecido no SÃO PAULO FC, TRI CAMPEÃO MUNDIAL DE FUTEBOL.
    O time ja é meia boca, agora com o desmanche e com a contratação de refugos, o que sera do São Paulo FC em 2017?
    Torcida tricolor vamos começar a rezar para não irmos substituir ou fazer companhia ao Internacional na Serie B.

  8. ficamos surpresos de pensar como um profissional , como sr R C aceita jogadores meia boca estes que chegaram ao sp e outros que chegarão sera que ele já não esta contaminado pela mediocridade da diretaria ,porque ate agora 6 meses de trabalho não apresentou nada de pratico ou novo ,simplesmente minha opiniao

  9. A mediocridade do Leco é lendária !
    O que dizer desse papelão quanto a não-renovação
    do Lugano ?!
    Aliás PONTES,
    que tal se você fizesse um post com
    a sua opinião sobre o Lugano e com isso aferisse o que o seu
    leitor acha sobre esse assunto ?
    Para mim,
    RENOVA LUGANO !

  10. Acho que a diretoria também não é lá muito profissional né sr. Paulo Pontes? Esfacela o elenco que já é limitado, e Também venderá o Lucas Pratto se for verdadeira essa proposta de 20 milhões de Euros.

    Aí com um caminhão de dinheiro entrando, falam em Maicossuel? ta de brincadeira né amigão? Quem vai substituir o Pratto? Wellington Paulista?

    Não adianta querer responsabilizar médico ou qualquer outro profissional da comissão técnica, o SP fez uma partida horrorosa, e se fosse qualquer outro treinador estariam massacrando.

    Quem é apenas torcedor e não tem qualquer ligação com alas políticas do clube está cansado dessas palhaçadas da diretoria.

    No Post anterior você mencionou que um caminho começava a ser trilhado etc… parece que o seu GPS não ta legal né? afinal de contas meio time será vendido, e as poucas reposições serão de jogadores nível Maicossuel.

  11. O amadorismo do SPFC é incrível.

    Até a Chapecoense que perdeu todos os jogadores em um acidente de avião está muito melhor. Que tem muito menos receita, tradição…

    Todo ano é a mesma desculpa, mas ano após ano, temos a mesma administração mudando um ou outro nome, mas mantendo o mesmo esquema precário de trabalho e o mesmo Leco afundando o SPFC junto com seus amigos.

    Planejamento zero, vende todo mundo no meio do campeonato e um monte de perebas que não servem pra nada. Vendemos os bons, mantemos os ruins.

    Faz muito tempo também que não temos um técnico decente.

    Respeito o Rogério Ceni, mas estamos fazendo teste com técnicos faz vários anos.

  12. ???? Por que, nao passou esse creme no horto ????
    Ainda ‘e um kara ruim de bola comparado com alguns q se foram tipo Ganso, Jadson, massss somos dependentes dessse hermano q mesmo jogando nada nao temos substitutos igual. Preparo fisico e’ a principal arma dos times considerados pequenos.
    Preparadores fisicos competentes e diretoria competente ha em todos os times
    que se prezem, no TRIMUNDIAL, Nem um nem outro.
    Jogadores meia boca, tipo cortadores de canas ( com respeito ) a essa categoria q ue tambem se vai, mas por ali tem gente com pelo menos RACA & PREPARO FISICO.
    Perder pra esse time medonho da PP e’ uma vergonha, alguem foi la outro dia e meteu tresssssssssssssssss.
    Vai, kartolaiada, vai pros quintos dos infas.
    Ja disse ha tempos comissao tecnica fraca, saudades da equipe consagrada e coloca na rua por soberba, isso e’ amadorismo inconsequente.
    masss devido as circunstancias somos dependentes.

  13. Preparo físico ruim, médico se equivocado. Leco em silêncio. Pinotti idem. Nos decaimos muito. Preparo físico da Ponte Preta é superior ao nosso. Agora vem mais um refugo do galo depois vendemos outro jogador e assim vai.
    Hoje eu não vejo perspectiva pro spfc. Se amanhã eles mandassem todos embora dessa preparação seria o mínimo.

  14. o editorial pedindo a saída do Rogério ceni escrito pelo paulo pontes não vai demorar , quem sabe não é quinta feira .

    esperando o editorial

  15. hoje foi assim :Pior que a derrota, é o amadorismo de alguns setores do São Paulo

    semana passada foi assim :Vitória contra o Palmeiras mostra que o caminho certo começa a ser trilhado

    na quinta feira como sera o editorial ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*