Mais importante do que a reeleição de Leco é a implementação do novo estatuto

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, Leco foi reeleito presidente do São Paulo e permanecerá à frente do clube até dezembro de 2020. Bom para alguns, ruim para outros, mas 123 conselheiros fizeram essa opção, contra 102 que preferiram José Eduardo Mesquita Pimenta.

Algumas conclusões a se tirar dessa eleição:

  • O crescimento da oposição foi patente. Teve pouco mais de 30 votos na eleição anterior, quando Newton Ferreira perdeu para o próprio Leco, na complementação de mandato que era de Carlos Miguel Aidar, que renunciou depois do gigantesco número de denúncias sobre sua conduta;
  • A baixaria em que se transformou essa campanha. Jamais vi isso na história do São Paulo. Ela se igualou às piores campanhas dos mais baixos cleros políticos que existem nos mais distantes rincões do País;
  • Ao contrário do que se imaginava, o São Paulo sai desta eleição mais dividido do que nunca. Quando Carlos Miguel Aidar renunciou, eu pedi, pelo Tricolornaweb, união entre os dois pontos divergentes na política do clube para que o São Paulo se reerguesse. Mas nesse momento, com um número gigantesco de vertentes partidárias, a divisão aumentou.

Leco tem um compromisso inadiável: a implementação do novo estatuto. A Comissão de Administração já começou a ser montada com a eleição de Julio Casares, Adilson Alves Martins e Silvio Medici, e a confirmação do nome de Raí. Ele já disse que precisará, no mínimo, de 15 dias para montar sua diretoria, até porque a partir de agora são nove profissionais de mercado, reconhecidamente capacitados, que deverão ser contratados para exercer as respectivas funções para a qual se formaram.

Leco também não pode deixar o futebol de lado. Mesmo sabedor que sou do buraco financeiro que o clube ainda tem, a criatividade tem que estar presente e um time de ponta deve ser montado. Com títulos ganhamos visibilidade, o preço do patrocínio sobe e as empresas passam a procurar o clube. E essa montagem de time tem que começar hoje, não daqui a 15 dias.

Por último, e peço desculpas por falar de nós mesmos, a certeza de que o Tricolornaweb cumpriu mais uma vez com sua função jornalística, de noticiar os fatos bons ou rins, de um lado ou de outro, sem pender para nenhum dos dois candidatos. Quando fiz as entrevistas com Leco e Pimenta, um deles ficou sabendo para quem eu estava torcendo. Falei a um deles no fim da entrevista, fora do ar, mas deixei claro que não poderia, pela ética que sempre norteou minha carreira, deixar transparecer no Tricolornaweb e que a linha editorial permaneceria a mesma.

Apesar de ser taxado de oposicionista quando denunciei erros da diretoria, e de ser “vendido” ao Leco quando denunciei coisas da oposição, fique muito feliz pelas mensagens que recebi no final da eleição, de ambos os lados, cumprimentando o Tricolornaweb pelo trabalho jornalístico que realizamos, sem tendências, e com isenção.

O dia 18 de abril também ficará marcado na história do Tricolornaweb. Além de fazermos a cobertura em tempo real, com a página Eleições carregando automaticamente a cada minuto, também fizemos a primeira transmissão ao vivo pela Rádio Tricolornaweb. Como ainda atuamos com PodCast, não sendo uma rádio web, não tínhamos condições técnicas de transmitir ao vivo. Então fizemos uma parceria com a Frequência Máxima Rádio Web, do amigo Nil Zabine, e transmitimos por inteiro a sessão que elegeu o novo presidente do São Paulo.

Isso rendeu recordes de audiência para as duas rádios e para o site, além de bombar nas redes sociais, pois as atualizações também foram feitas no Twitter e Facebook, além de vídeos “ao vivo” que fizemos pelo Face.

Por isso duas certezas: a de que o Tricolornaweb manteve sua linha, prestou serviços jornalísticos dignos da ética profissional e de que torceremos muito, mas muito mesmo, para Leco ser um grande presidente fazer do São Paulo o grande clube mundial que sempre foi.

11 comentários em “Mais importante do que a reeleição de Leco é a implementação do novo estatuto

  1. Paulo Pontes, parabens pela cobertura das eleições do SP, resultado final não concordo, mas democraticamente aceito, mas vejo que se esse for o nosso time para o brasileirão seremos seríssimos candidatos ao rebaixamento, e esse pessoak vem caprichando cada vez mais todos os anos e nesse temos grandes chances de esses grupo conseguirem esse ato negativo em nossa rica historia de glorias

  2. Parabéns pela cobertura, e como disse, a implantação do Estatuto é grande salto para o clube, e vejo na pessoa de Leco menos resistência quanto a isso do que na sombria oposição e o tal “fundo” de 100 milhões.

  3. Esse grupo político está acabando com a instituição São Paulo, é o pior momento de nossa história, uma enorme dívida feito por esse grupo, além da falta de títulos, desde 2009 são 34 campeonatos disputados e apenas uma final, com um título, nunca em nossa história, desde 1935, passamos por situação parecida, viramos uma portuguesa, e mesmo assim esse senhor, do núcleo de grupo responsável por essa situação, consegue reeleger, como pode?

    • Nas notas dos jogadores do jogo, dei uma nota maior para ele pela atitude. Acho que já seria suficiente. Como prezo e sempre tive como norma de vida a ética em minha profissão, nunca poderia condenar sua atitude. Apenas elogiar.

  4. Júlio Casares voltando…é o fim do mundo mesmo.. Acreditar que Leco será qualquer coisa que não medíocre é acreditar em papai noel. Serei o cara mais feliz do mundo se estiver errado… Mais três anos de humilhação no futebol

  5. Júlio Casares voltando…é o fim do mundo mesmo.. Acreditar que Leco será qualquer coisa sem de medíocre é acreditar em papai noel. Serei o cara mais feliz do mundo se estiver errado… Mais três anos de humilhação no futebol

  6. Como saopaulino de quatro costados que sou, resta agora torcer mais do que nunca para que nosso clube e o nosso time encontrem o caminho certo para voltar a ser grande e inigualável e dentre os grandes ser sempre o primeiro.

  7. Li em uma entrevista que o Leco já tem os nomes, mas que não poderia iniciar o processo uma vez que era candidato. Ele disse que precisa de um prazo de 15 dias para finalizar. Acho muito razoável e ético da parte dele.
    Que tenhamos um pouco de paz, ao menos no futebol. Sabemos que os resultados no campo influência a política. Eleições só em 2020, deixem a comissão técnica e os jogadores trabalharem em paz.

  8. Parabéns pelos ótimos serviços prestados Paulo, só falta o tricolor na web erguer a bandeira do voto direto pelo sócio torcedor, mas erguer mesmo, encampar este desejo dá maioria.

  9. Infelizmente não comungo do otimismo de alguns. A oposição poderia ter nomes questionáveis, porém inquestionável é a incompetência deste grupo que está no poder há tantos anos. Creio que esses senhores anseiam fervorosamente por nosso rebaixamento. E conseguirão isso muito em breve, quiçá ainda em 2017. Administração totalmente amadora, sem planejamento algum. Ademais, não há qualquer vestígio de transparência, apenas mentiras que geram falsas manchetes iludindo ainda mais o torcedor. Cadê a tal restauração da imagem do clube? Cadê nosso patrocínio master? Aliás, cadê a atitude de trazer de volta nosso manto sagrado, sem estrelas e com apenas um patrocinador, ao invés deste ridículo macacão de F1? Triste a situação em que está nosso amado tricolor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*