Mais uma bela vitória, mas com a defesa falhando

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, o São Paulo continua apresentando um futebol que eu gosto de ver. Ofensivo, com o ataque funcionando muito bem, mas pagando o preço de uma defesa desguarnecida.

Vejo alguns pontos que devem ser acertados ao longo do tempo. Jucilei será titular do time, e isso não tenho a menor dúvida. Deverá entrar no lugar de João Schmidt, até porque ele vai embora no meio do ano. A defesa está se ressentindo de um leão de chácara à sua frente e Jucilei pode ser esse jogador, além de ter bom passe e saber sair jogando.

Outro ponto que pode ser corrigido já é a descida dos laterais. Pela tradição tática do futebol, quando um desce o outro fica. No São Paulo os dois estão descendo concomitantemente. João Schmidt que é técnico, mas está longe de ser um marcador contumaz, não consegue proteger a zaga e quando perdemos a bola lá na frente, a dupla de zaga fica no mano a mano. Para piorar, Maicon ainda não encontrou seu bom futebol este ano, Rodrigo Caio está abaixo do nível que pode render, enquanto Breno e Lugano estão completamente fora de forma.

Aliás, mais uma vez, é com muita tristeza que imputo a Breno culpa pelos dois gols que sofremos nesta quarta-feira. Já houvera sido assim contra o Novorizontino. É verdade que ontem ele contou a colaboração decisiva de Bruno para que os gols do PSTC saíram.

Agora, um parágrafo aberto  para falar de Cícero: como esse jogador evoluiu de sua passagem anterior pelo São Paulo para esta. É o típico volante moderno, absolutamente técnico e com um bom sentido de marcação. Não é primeiro volante, mas funciona como coringa e vai desde essa posição até a de centro-avante. Encaixou como uma luva no time.

E quero destacar também Lucas Pratto. Não marcou nenhum gol nesta quarta-feira, mas a assistência que deu para o segundo gol de Cícero foi espetacular. Sem contar que ele sai da área, permitindo outras penetrações e dá assistências, misturando técnica, oportunismo e raça. Uma grande contratação.

Em resumo, mais uma vez fiquei muito feliz com o que vi. Sempre disse e repito: prefiro ver um time que tome dois gols por partida, mas que marque quatro do que um que não tome gol, mas tente ganhar por 1 a 0, no sufoco. Sou mais, muito mais, Rogerio Ceni do que os retranqueiros do nosso futebol.

5 comentários em “Mais uma bela vitória, mas com a defesa falhando

  1. Prefiro ganhar,do que ficar empatando 0x0, ou perdendo jogos inaceitáveis…
    meu Pai falava que o Santos de Pelé, mesmo com Gilmar no gol, fazia 7 e sofria 4 e a imprensa falava que era o melhor time do mundo!
    Está ótimo, time para frente!!! o Jucilei tem que ser titular mesmo!

  2. Concordo com vc Paulo ,,eu tenho absoluta certeza q a zaga vai se acerta ,única coisa q eu faria é deixa o Araruna no lugar do João Schmidt já q ele vai embora mesmo ,o Breno com tempo ele vai volta jogar como antes , Bruno e Bufarrini vão melhora os cara é dedicado tem q ter paciência poxa ,,vejo uma galera ae caindo matando pó é até sacanagem o time ta bem e vai melhorar mais, acredito muito em um título

  3. Acho importante ter muito cuidado nesse início de trabalho para não marcar jogadores que erram. Buffarini, Rodrigo Caio e Maicon são jogadores com mercado e reconhecimento. Idem para João Schimdt. Junior é uma boa promessa. Todos sabem do potencial do Breno, que está retomando tempo de bola e isso vai acontecer mais cedo ou mais tarde. Dito isso, Bruno e Breno cometeram falhas evidentes nos gols de ontem. Mas as falhas mais graves, embora menos visíveis, foram de Junior e João Schimdt. A ambos faltou pegada para interromper os dois ataques que resultaram nos gols do PSTC. As duas jogadas começam no nariz do Junior e ele deixa passar. Enfim, devemos perdoar todas essas falhas e pensar no geral, no coletivo e no futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*