A noite em que o Conselho Deliberativo resgatou sua imagem

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, 25 de abril de 2016 ficará marcadona história do São Paulo como o dia em que o Conselho Deliberativo resgatou sua imagem perante o torcedor e o sócio do clube. Ao expulsar de seus quadros o ex-presidente Carlos Miguel Aidar, de nefasta administração, e o ex-vice-presidente de Futebol, atual diretor de Relações Institucionais, Ataíde Gil Guerreiro, mostrou que a depuração dos maus são-paulinos começou a ser feita.

Cabem, aqui, algumas considerações individuais desta noite de segunda-feira, pois no todo, como disse acima, aquele que ama o São Paulo acima de qualquer interesse político ou financeiro, saiu vitorioso. Como eu disse ontem, comentando com alguns amigos, foi uma goleada a nosso favor fora de campo.

Não poucas vezes critiquei Marcelo Pupo, presidente do Conselho Deliberativo. Por atos e palavras que li aqui e acolá, me dava a impressão de ter criado uma Comissão Disciplinar com o objetivo claro de jogar tudo para baixo do tapete. Erro meu de avaliação. Na sessão desta segunda-feira ele conduziu com firmeza e maestria a reunião. Quando Antonio Cláudio Mariz de Oliveira pediu a palavra e defendeu descaradamente Aidar e Ataíde, pedindo, antes que o parecer final fosse apresentado, o arquivamento de tudo e uma simples advertência aos dois, Pupo foi firme e recusou a manobra. Depois foi a vez de Tércio Molica pedir a possibilidade de mudar o parecer e votar por uma suspensão, e não expulsão. Também foi rejeitado. Marcelo Pupo cumpriu o regimento, que previa voto SIM ou NÃO para a expulsão de cada um deles.

Também critiquei muito durante as últimas semanas o presidente da Comissão Disciplinar, José Roberto Ópice Blum. Se por um lado ele fez o que deveria ser feito, com as indicações de expulsão de Aidar e Ataíde, na justificativa do parecer deixou claro que foi obrigado, quase que constrangido, a pedir a pena máxima para Aidar, pois não lhe restava outra alternativa; e para Ataíde carregou no relatório, chegando a chamá-lo de homicida. A este, portanto, não retiro as críticas que fiz ao longo do tempo.

Durante toda a sessão foi crescendo em mim, pelas informações que chegavam, que Aidar seria expulso e Ataíde absolvido. Menos mau que não foi esse o resultado final.

Um parágrafo para falar do grupo de Eduardo Alfano (16 conselheiros), que esteve com Aidar até os últimos dias de sua gestão e que pelas informações que recebi votaria pela absolvição do ex-presidente. Fui procurado por Alfano e outros cinco anciãos, digo, conselheiros, me cobrando com veemência mudança no que citei no editorial. Eu nunca disse que o grupo havia fechado questão, mas falei em tendência. Fiz uma nota no mesmo instante relatando a mudada de posição, mas quando perguntei qual seria o voto daqueles seis, me disseram que o voto era secreto. Portanto me permitem imaginar que votaram com Aidar. Outros três integrantes deste grupo me procuraram mais tarde para afirmar que votaram na expulsão. Ótimo. Estou deixando isso claro aqui. Em relação ao primeiro grupo, fui ofendido em determinado momento. Poderia ter registrado alguma reclamação. Mas naquele momento éramos eu e eles seis. Portanto, minha testemunha seria eu mesmo. Chance de alguma coisa? Zero. Para concluir, me pareceram pessoas – as seis primeiras – que estão mais preocupados com o futuro político do que com a instituição. O tempo dirá se eu tenho razão.

Aidar e Ataíde foram expulsos do Conselho, mas não do clube. Isso quer dizer que eles seguem sócios do São Paulo. Isso quer dizer que amanhã posso cruzar com eles, principalmente Aidar, nas alamedas do clube, o que seria tedioso para mim. Fiquei sabendo que a  Comissão Disciplinar do São Paulo marcou uma reunião para esta semana para avaliar o parecer votado e aprovado pelo  Conselho e poderá tomar a mesma atitude, expulsando os dois da nossa sociedade. Se for necessário algum sócio fazer o requerimento para que isso aconteça, estou à disposição para isso. Ou melhor: o farei.

Fica, agora, o rojão nas mãos do presidente Carlos Augusto Barros e Silva. Ataíde Gil Guerreiro é o diretor de Relações Institucionais, e por ser sócio do clube, poderia continuar cumprindo a função. Mas uma administração que tenta se mostrar transparente – e tem feito isso, de fato – pode manter na diretoria uma pessoa que foi expulsa do Conselho? Ou Leco o tira da diretoria, ou começa a manchar a imagem de sua administração.

Mas a depuração não para por aí. Liquidado o caso Aidar/Ataíde, agora é hora da Comissão Disciplinar ir a fundo na investigação do contrato com a Under Armour, onde aparece a Far East e o tal Jack Banafshesa . Só quero lembrar que, em determinado ponto da gravação feita por Ataíde, Aidar diz que “o Jack é o Douglas, o Douglas é o Jack”. Assinaram aquele contrato, além de Carlos Miguel Aidar, Douglas Shwartzmann, Júlio Casares e Osvaldo Vieira de Abreu. A desistência do Jack para a comissão de R$ 18 milhões é, no mínimo, para ser crível por quem coloca a botinha na chaminé em 25 de dezembro. Todos estes devem ser investigados pela Comissão Disciplinar. Aliás, sobre Douglas Shwartzmann, outras acusações existem. Na mesma gravação, Aidar fala que o “Douglas está louco, pede comissão para tudo”. Portanto a limpeza de nossos quadros tem que continuar. Espero para já uma resposta da Comissão Disciplinar nesse sentido.

Termino dizendo que valeu a pena o trabalho de ontem, na transmissão em tempo real que fizemos pelas nossas redes sociais (Twitter e Facebook), informando que em determinado momento, existiam 157 mil pessoas online acompanhando a sessão. Me permito comemorar a expulsão de Carlos Miguel Aidar, principalmente, como uma vitória do Tricolornaweb. Quando passei a receber as informações e denunciar tudo o que estava acontecendo em sua gestão, tomei quase como uma coisa pessoal e virou questão de honra limpar do São Paulo pessoa tão lesiva ao clube.

 

19 comentários em “A noite em que o Conselho Deliberativo resgatou sua imagem

  1. Comprou uma geladeira nova e queria se livrar da velha,
    colocou-a em frente da casa com o aviso: “De graça. Se quiser, pode levar”.
    A geladeira ficou três dias, sem receber um olhar dos passantes. Ele
    chegou à conclusão que as pessoas não acreditavam na oferta. Parecia
    bom demais pra ser verdade, e ele mudou o aviso: “Geladeira á venda
    por R$ 50,00”. No dia seguinte, ela tinha sido roubada!
    Cuidado! Esse tipo de gente vota!
    zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
    Olhando uma casa para alugar, meu irmão perguntou à corretora de
    imóveis de que lado era o Norte, porque não queria que o sol o
    acordasse todas as manhãs. A corretora perguntou: “O sol nasce no
    norte?” Quando meu irmão explicou que o sol nasce no Leste (aliás, hà
    um bom tempo isso acontece) ela disse: “Eu não me mantenho atualizada
    a respeito desse tipo de coisa”.
    Ela também vota!
    zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
    Antigamente, eu trabalhava em suporte técnico num centro de
    atendimento a clientes em Manaus. Um dia, recebi um telefonema de um
    sujeito que perguntou em que horário o centro de atendimento estava
    aberto. Eu disse a ele: “O número que o senhor discou está disponível
    24 horas por dia, 7 dias por semana.” Ele perguntou: “Pelo horário de
    Brasília ou pelo horário de Manaus?” Pra acabar logo com o assunto,
    respondi: “Horário de Manaus.”
    Ele vota!
    zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
    Meu colega e eu estávamos almoçando no restaurante self-service da
    empresa, quando ouvimos uma das assistentes administrativas falando a
    respeito das queimaduras de sol que ela havia tido, ao ir de carro ao
    litoral. Estava num conversível, por isso, “não pensou que ficaria
    queimada, pois o carro estava em movimento.”
    Ela também vota!
    zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
    Minha cunhada tem uma ferramenta salva-vidas no carro, projetada para
    cortar o cinto de segurança, se ela ficar presa nele. Ela guarda a
    ferramenta no porta-malas!
    Minha cunhada também vota!
    zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
    Meus amigos e eu fomos comprar cerveja para uma festa e notamos que
    os engradados tinham desconto de 10%. Como era uma festa grande,
    compramos dois engradados. O caixa multiplicou 10% por dois e nos deu um
    desconto de 20%.
    Ele também vota!
    zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
    Saí com uma amiga e vimos uma mulher com um aro no nariz, atrelado a
    um brinco, por meio de uma corrente. Minha amiga disse: “Será que a
    corrente não dá um puxão a cada vez que ela vira a cabeça?” Expliquei
    que o nariz e a orelha de uma pessoa permanecem na mesma distância,
    independente da pessoa virar a cabeça ou não.
    Minha amiga também vota!
    zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
    Eu não conseguia achar minhas malas na área de bagagens do aeroporto.
    Fui, então, até o setor de bagagem extraviada e disse à mulher que
    minhas malas não tinham aparecido. Ela sorriu e me disse para não me
    preocupar, porque ela era uma profissional treinada e eu estava em
    boas mãos. “Apenas me informe… o seu avião já chegou?”
    Ela também vota!
    zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
    Esperando ser atendido numa pizzaria observei um homem pedindo uma
    pizza para viagem. Ele estava sozinho e o pizzaiolo perguntou se ele
    preferia que a pizza fosse cortada em quatro pedaços ou em seis. Ele pensou
    algum tempo, antes de responder: “Corte em quatro pedaços; acho que não
    estou com fome suficiente para comer seis pedaços.”
    Isso mesmo, ele também vota!
    zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
    Agora, você já sabe QUEM elege os políticos!!! e kartolas.
    Boa Paulão. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk manezinhos e bonezinhos du karajo. kkkkkkkkkkkkkkk ainda torcedores q se acham os mais criticando um tal de B A U Z A ¡?¡?¡ por que sera ?¡?¡¡¡?¡?¡ um time q jogou a 4 mil de altura correu o tempo todo conseguiu a classificacao, contra a vontade desse mané ainda q PeTralhe
    mas nao seja retardado, paulistiña inexiste mas LIBERTADORES é a gloria,
    esse mane q parece o dono do site tambem vota e com certeza todos sabemos em quem kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Desde o início falo aqui que os dois tinham que ser expulsos sim, vocês estão confundindo algumas coisas, o Aidar era ponto certo julgado pelos desvios e contratos malfadados que ele fez com Cinira e etc. agora o Ataíde foi sacrificado mais pelo fato de ter divulgado a gravação para imprensa e não para o conselho onde ele dizia que não podia deixar os conselheiros ouvir porque senão algum deles iam informar a imprensa e o São Paulo seria alvo de chacotas o dia inteiro no noticiário, ai vai ele no dia seguinte de uma reunião e divulga a gravação na imprensa, então quem colocou o nome do clube na lama foi ele. Quanto a agressão dele ao Aidar também podia ter tomado a medida bem antes e dentro das áreas do São Paulo CT ou Morumbi, não tinha que estar em um hotel internacional se todos os dias encontrava o Aidar das áreas do São Paulo porque fazer isto na rua, e também porque não levou ao conselho os desvios do Aidar se estava lá com ele desde o ínicio. Então quem esta ai clamando pelo Ataíde precisa entender e também levem em conta que ele já era reincidente em matéria de agressão a conselheiros o Aidar não foi o primeiro.

  3. Apesar dos seus contatos terem falhado em algumas informações que você deu: que seria parecer único, que a pena sugerida para o Ataíde seria de 90 dias e você ter demonstrado, desde o início, que não confiava na Comissão de Ética que, é importante ressaltar, não se compunha somente do Sr. Ópice, valeu o esforço e a demonstração de honestidade da Comissão.

    • Paulo, permita-me uma explicação: a informação que dei que seria parecer único, prevaleceu, lógico, cada um com sua pena; até a manhã de ontem era expulsão de um e suspensão de outro. O parecer final foi mudado durante o dia de ontem, após muita pressão que rolou no final de semana. Ópice Blum foi praticamente obrigado a manter a expulsão de Aidar, por conta dos outros membros da comissão. Dada a explicação, faça o juízo que mais lhe aprouver.

  4. As viúvas do Ataíde que estão com dó, que o levem pra casa, a ética nesse país está tão escassa que quando um sujeito a exerce vira herói, como VP o Sr. Ataíde não fez mas do que sua obrigação, denunciar as falcatruas do Aidar, aliás demorou muito pra fazê-lo e deixou entender que só fez porque estava fora da jogada e exigia total comando do futebol, enfim as gravações encriminam o Aidar e não isentam o Ataíde, ele já sabia dos desvios desde o início, agora não venham com esse “papinho” de que são diferentes, porque não foi julgado se são iguais, o que estava em julgamento era a conduta dos dois quando eram representantes máximos da Instituição SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE, não me interessa se fulano ou cicrano é melhor ou pior ser humano que o outro, o que me interessa é que ambos prejudicaram e muito o clube, seja desviando dinheiro, seja jogando a merda no ventilador, ambos causaram a maior crise do clube e mereceram a expulsão, o Aidar merece também a prisão.

  5. Foi um progresso, mas ainda faltam o tal Douglas, o Júlio Casares e o Osvaldo Viera, como citou alguém aqui no site.
    Esses caras devem ser expulsos e aberto inquérito para apurar possíveis desvios do dinheiro do clube.

    Quando isso acontecer, aí sim teremos um clube moralmente exemplificado.

  6. O que esta acontecendo com o soberano ?
    Um é acusado de tentativa de homicídio
    Outro é acusado de rouba dinheiro
    A imprensa diz que o soberano pode tem envolvimento com o PCC

    Eu só espero que isso não atrapalhe mais o time na sua decisão ,já basta o bauza para atrapalhar

    Pra sempre soberano

  7. Enquanto o Aidar não for expulso do quadro de associados, e ser processado na justiça comum para resgater o dinheiro q foi tirado do clube, não dou parabéns para ninguém!

    Eu fui um dos que apoiei ele e reconheço o meu erro, fui enganado, agora quero justiça em nome do SPFC.

    Esse cara nunca mais poder colocar os pés lá dentro do clube, é um ser nocivo que só fez mal aos cofres do clube.

    Ser expulso do conselho deliberativo, é a mesma coisa que pegar sua mulher no flagra com outro na sua cama, e pedir a ela para não te trai-lo mais dentro de sua própria casa, e sim num motel longe de sua vista.

    RIDÍCULO!!!

  8. O São Paulo esta doente! Dos 177 conselheiros presentes, 120 votaram pela exclusão do cara que nos livrou de uma quadrilha que nos roubava, 36 votaram pela absolvição do chefe da quadrilha, ou seja, 88% do conselho com uma visão completamente distorcida dos fatos.O comitê presidido por um cidadão com relações estreitas com o Carlos Miguel e com interesses políticos visando a próxima eleição. Ataíde não merecia ser excluído, no máximo uma suspensão por ter usado o fórum não adequado para as suas denuncias, e olhe lá. Nao se deve misturar as coisas, o fracasso do Ataide como VP não pode ser levado em conta na hora de julgar um ato de desespero vendo o assalto que ocorria dentro do SPFC, nem a questões politicas deveriam ser levadas em conta. Ataide denunciou aquilo que todos sabiam e não tiveram coragem de expor, senhores conselheiros se calaram mesmo sabendo de toda roubalheira. O SPFC precisa renovar seu estatuto, seu conselho e acabar com os vitálicios. Tem vitalicio que há anos não aparece no clube, a maioria dos conselheiros nao sabe ler e nao se interassam em entender um balanço. O São Paulo esta doente, e está envelhecido.

  9. Esse conselho e uma piada, ta certo que o Ataide tem seus defeitos e virtudes, porem colocado na vala comum deste Sr. chamado Carlos Miguel e ridiculo, como disse o Ataide cometeu erros na vice presidencia, mas em nenhum momento foi contra o principio da honestidade, ja este Sr. Opice (que nome hein?) nao fez nada alem de sujar mais o nome do SPFC, etica? que etica e essa que pune uma pessoa qdo esta se opoe a safadeza, a corrupcao? Sobre Etica este Sr. nao deve conhecer nada, pq fazer o que ele fez qualquer pessoa faz, (ate o palhaco que entra no site para falar abobrinhas), ou seja e um zero a esquerda.

  10. Parabéns pelo trabalho Paulo!
    E que as investigações continuem, doa a quem doer.
    Por todas as informações que foram divulgadas até agora, certamente o sr. Douglas Shwartzmann também merece dura punição!
    Alessandro

  11. O conselho não decepcionou a torcida, que bom. Mas para o bem do clube a limpeza precisa continuar.

    O Douglas S, Julio Casares e Osvaldo Vieira são igualmente responsáveis pela maracutaia Far East, todos sabem disso. E são muito nocivos ao sfc.

  12. E´isso que esse clube deve ser, transparente, tem historia, “Suas Glorias vem du passado”, Homens integros, honestos e de respeito, q pediam um saco de cimento ou terra de todo o estado para o Morumbi e n construcao, formaram esse colosso e assim deve continuar,
    essa PeTralhada q se instalou deve ser afastada ou melhor por mim Lee Kuan Yew, de Singapura, neles. kkkkkkkk
    Estamos respirando novamente.

  13. Prezado Paulo Pontes.
    O que seu comentario deixa transparecer sobre minha fala e a do Dr. Mariz não corresponde a realidade.
    As mesmas foram ditas antes da leitura do relatorio e portanto antes de ser dado a conhecer as penas sugeridas.
    Foram feitas para fosse estabelecido, previamente, o rito da votação e as possibilidades/alternativas para se definir as penas. As alternativas faladas foram somente para exemplificar o que se expunha. Só lembrando, o primeiro nome da lista do requerimento de apuração é minha, seguida da de minha esposa e da minha enteada e ele foi por mim redigido e apoiado por um grande nome de associados interessados pelo SPFC, Conselheiros ou não, a relação com os nomes pode ser encontrada em varias paginas da internet.
    Sinto pelo Ataide, não merecia a expulsão, foi uma pena muito pesada.
    Saudações Tricolores

  14. Parabéns Paulo Pontes, pelo trabalho, dedicação e coragem, em defesa do nosso amado São Paulo Futebol Clube.
    Vamos resgatar nosso clube daqueles que se servem dele para atender interesses pessoais.
    Sigo seu leitor cativo.
    Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*