Apesar de injusta, a derrota era esperada

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, só o torcedor mais otimista do mundo – e eu me encontro nessa categoria – esperaria uma vitória do São Paulo sobre o Santos nesta quarta-feira, no Morumbi. Sim, mesmo sendo no Morumbi o momento do Santos é muito melhor, pois nós ainda estamos vivendo os estragos feitos pelo nefasto Carlos Miguel Aidar.

Todavia, há de se convir que o resultado foi injusto. O São Paulo fez boa partida, dominou o jogo, teve maior posse de bola, criou e perdeu muitas oportunidades, mas teve uma defesa lenta contra um ataque rápido. Isso pode explicar o resultado. E culpo, sim, Doriva por isso.

O técnico Juan Carlos Osorio, na sua filosofia de trocar o time e inventar posições, descobriu, depois de alguns jogos aquela que parecia ser a dupla de zaga ideal para o São Paulo: Rodrigo Caio e Lucão. Um é rápido e outro lento, mas ambos se completam. Ainda tinha o Breno fechando a frente da área. Doriva puxou Rodrigo Caio para o meio de campo e formou a dupla com Lucão e Luis Eduardo, ambos muito lentos e já tinham dado mostras disso na partida contra o Vasco, e esqueceu de Breno. Portanto, no jogo de ontem, era tragédia anunciada.

Outras mudanças que estragaram o que vinha dando certo: Thiago Mendes passou a atuar mais como meia do que volante; Pato jogou centralizado, quando o grande up em sua temporada foi dada com um posicionamento pelos lados do campo. Por isso perguntei em editorial anterior: por que Doriva tinha que mudar o que vinha dando certo?

Mesmo assim o time conseguiu envolver o Santos. Estes pontos que destaquei foram responsáveis pela derrota, pois possibilitaram que a velocidade do ataque santista entrasse de maneira fácil na zaga tricolor e, com Pato centralizado, ficamos dependentes das descidas de Matheus Reis pela esquerda. E ele não é daqueles laterais que consigam atacar e defender com eficiência plena.

O gol perdido por Ganso, dentro da pequena área, outro por Luis Fabiano e três por Kardec, um deles absurdo, ilustram o que disse no início sobre a derrota injusta.

A Copa do Brasil acabou para nós. Claro que, como otimista nato, vou acreditar que ainda tem jogo, mas sendo realista…o ano acabou. Nem na Copa do Brasil, nem no Brasileiro. Tentativa de chegar à Libertadores fica para o ano que vem, após a eleição de terça-feira, com novo técnico contratado, com planejamento bem executado e com elenco renovado e reforçado.

19 comentários em “Apesar de injusta, a derrota era esperada

  1. Foi mais um erro do Sr.Aidar trazer o Doriva,se queria tanto q o Osório ficasse,pq ñ deixou o Milton Cruz no comando do time,já q este,estava acompanhando e absorvendo a filosofia do Osório???Milton Cruz deveria ter ficado no comando até o fim do ano…Sobre o jg,foi a mesma coisa q vimos contra o galo,dominou o jg,criou várias chances e perdeu todas,o adversário teve 3 chances e fez os 3 gols,fim de papo e adeus copa do BR,pelo camp.brasileiro ainda temos chance de libertadores sim,pois com o Santos campeão da copa do BR,o g-4 se torna g-5 e poderemos morder essa vaga,desde que,o time ñ perca mais pontos bobos,é claro,a começar pelo coxa,é obrigação vencer!!!

  2. Com todo Respeito ao Titulo da matéria…

    A derrota não foi injusta não, o Santos jogou como quis e Ganhou na hora que quis, o fato de o São Paulo ter tido maior posse de bola e ter atacado bastante o Santos controlou o jogo de forma a não se desgastar fisicamente.

    Esse time é uma Vergonha!!!!!!

  3. VERGONHA , VERGONHA O PUBLICO DO MORUMBI ,CADE A TORCIDA DO SOBERANO HA! JÁ SEI SÓ APARECER QUANDO O TIME GANHA , VERGONHA ,VERGONHA .

    ABRAÇOS A TODOS OS SOBERANO

  4. VERGONHA , VERGONHA O PUBLICO DO MORUMBI ,CADA A TORCIDA DO SOBERANO HA! JÁ SEI SÓ APARECER QUANDO O TIME GANHA , VERGONHA ,VERGONHA .

    ABRAÇOS A TODOS OS SOBERANO

  5. O time jogou bem, mas mais uma vez essa ZAGA afundou o barco.
    Zagueiros lentos e sem tarimba, um de quarta divisão e outro apenas um garoto que pode vir a ser um zagueiro bom no futuro. Rodrigo Caio é melhor de zagueiro que de volante e Thiago Mendes tem que ser segundo volante e não meia.
    Infelizmente o Doriva veio em péssima hora, não é o maior culpado, mas também errou feio em não aproveitar o que estava dando certo.
    Lamentável, esse será mais um ano para lamentar, e quem sabe se manter na primeira dívisao, já que ainda tem o tribunal carioca e corintiano, sim o tal STJDCC, vários e corintiano porque protege esses timecos!

  6. Paulo, existe chances então de que Leco troque de treinador caso eleito?!
    Se sim, acho que podemos esperar alguém com perfil e padrão de jogo como Osorio, visto que quem bancou Osorio foi Gustavo e Ataide…

    • Rafa, eu creio que sim. A chance remota do Doriva ficar é classificar o time para a Libertadores. Na Copa do Brasil já foi. No Brasileiro está muito difícil. Sua conclusão a respeito da contratação do novo técnico, com perfil de Gustavo e Ataíde, está correta.

  7. Concordo que foi injusta por 2 fatores, perdemos gols d+, nossa posse de bola quase o jogo todo foi de quase 70%, mas, temos o mas, o mas nao ganha jogo, mas a eficiencia ganha, e assim foi ontem, ja era esperado que perderiamos, só que sabendo disso o que o Doriva fez os jogadores fizeram, fizeram tudo errado, e como disse por sorte choveu muito e o campo pesado nos favoreceu em nao levar uns 7 gols pelo menos.
    Apesar de ainda termos otimismos mas nao acredito que alguma esse ano possa dar certo, com esse futebol e jogadores sem vontade entregando os pontos com as derrotas, desanima qualquer torcedor por mais que ele seja otimista.
    Ja deveriamos pensar em 2016, pq muitos jogadores sairam e alguns graças a Deus, mas nao poderemos perder o essencial, mas os que sairao e sera graças a Deus, RC, LFP, Pato, Ganso, desses talvez faça falta o Ganso , mas tb ja deu.
    O Sao Paulo precisa de urgente de um diretor como das pepas que sabe escolher bons jogadores e nao sao caros que queiram vestir o manto e honrar de verdade.

  8. Em um dos últimos depoimento que deu antes de seu precoce falecimento, o Fernandão disse que uma das coisas mais importantes daquele Inter que foi campeão do mundo, foi algo que o Muricy ensinou antes de vir para o SPFC: jogador de futebol não pode aceitar nunca a derrota. Após tomar este chocolate dos sardinhas, você vê as entrevistas dos jogadores e percebe que eles aceitam a derrota, para eles é um fato normal. Inclusive, nosso técnico pensa o mesmo, basta ver sua entrevista. Precisamos com urgência de um técnico que além de boa formação (vital hoje em dia) tenha esta mentalidade e a passe aos jogadores. Pena que o Muricy não é mais este cara, como deu para ver até a sua saída no começo do ano. Aliás, difícil até ver alguém no mercado nacional com este perfil. A única certeza que tenho é que o Doriva não é este cara (ao menos por enquanto, está muito verde ainda e ganhar campeonato estadual não conta). Talvez seja a hora de realizar o sonho da diretoria de futebol, trazendo o André Villas Boas, ou então o Aguirre. Ou até o tal Milton Mendes, que parece ser o único brasileiro com uma formação minimamente decente. A diretoria precisa agir logo pois ainda dá tempo de salvarmos 2016. Mas se esperar demais, teremos no ano vindouro mais decepções.

  9. Pela discussão do pós-jogo, parece que a culpa recaiu sobre o Doriva. Ele é muito responsável mesmo e seu editorial está certo. Infelizmente, vou discordar das últimas linhas. Não conseguiremos nada também em 2016. Será um ano de renovação, o que é positivo. Terminam em 2015 as passagens de Rogério, Luís Fabiano, Pato, Muricy e, talvez, Ganso (que só tem contrato até julho de 2016). Devem sair alguns que se destacaram e receberão propostas. O time do ano que vem será muito diferente. E provavelmente pior. Sem grana, o clube será incapaz de repor as perdas. Ainda corre o risco de ser punido pelo cado Maidana.
    Doriva não deve ficar. Mas quem será o técnico? Quem vai contratá-lo? O Ataíde?
    Como pensar em renovação com uma diretoria que é a mesma de sempre e um conselho retrógrado?
    Acho que ainda não estamos no fundo do poço, mas estamos nos esforçando para chegar lá em 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*