Valendo vaga na Série D, Copa Paulista começa nesta sexta

A Copa Paulista de 2017 começa nesta sexta-feira. A competição, que rende aos finalistas uma vaga no Campeonato Brasileiro Série D e na Copa do Brasil contará, na atual edição, com 22 times e se estenderá por entre o dia 30 de junho e 26 de novembro.

O jogo de abertura do torneio terá a participação de uma das equipe mais tradicionais de São Paulo: o Juventus da Moóca. Na próxima sexta, às 20h, o Moleque Travesso encara o Taubaté, no estádio Joaquim Morais Filho, no Vale do Paraíba.

Garantindo vaga em dois torneios de nível nacional, a Copa Paulista dá ao campeão o direito de escolha entre a Série D e a Copa do Brasil. No ano passado, o XV de Piracicaba, primeiro colocado, escolheu disputar a quarta divisão, restando à vice-campeã Ferroviária o torneio de mata-mata.

Para esta edição, a Federação Paulista de Futebol (FPF) promete que a competição será um “laboratório de craques” para o Campeonato Paulista 2018. Isso porque a entidade liberou a inscrição ilimitada de quaisquer atletas das categorias de base, além dos 28 jogadores previamente registrados.

Como parâmetro para categorizar quem é da base ou não, a FPF adotou um sistema inspirado na Europa, que aponta que determinado atleta deverá estar registrado há pelo menos 18 meses no clube, além de ter participado de uma competição de base. O “laboratório de craques” é um revindicação antiga dos clubes que disputam a Copa Paulista.

Outro destaque da Copa Paulista é a participação dos elencos secundários de Santos e São Paulo. No ano passado, Peixe e Tricolor integraram a competição, que até 2015 não aceitava a participação de times com calendário no Campeonato Brasileiro.

 

Fonte: Gazeta Esportiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*