Vaga neste domingo garante hegemonia do São Paulo na Libertadores

No dia em que pode marcar o rebaixamento do Palmeiras para a Série B, o São Paulo tem a chance de garantir a hegemonia de participações em Libertadores no futebol brasileiro. Isso porque o rival chegará a 15 presenças em 2013 e se igualaria ao Tricolor.

Mas, na noite deste domingo, a vaga para o torneio mais desejado do continente pode ser conquistada. Para isso, basta vencer o Náutico e torcer para que o Botafogo não ganhe do Sport, no Recife. Como o jogo do concorrente carioca acontece só às 19h30, os são-paulinos terão de deixar o Morumbi sem saber se estarão de volta à Libertadores depois de duas temporadas de ausência.

Até em caso de empate a vaga pode ser conquistada. Nesse caso, o Botafogo teria de perder a partida. Assim, a vantagem subiria para seis pontos, e os cariocas não conseguiriam mais alcançar devido aos critérios de desempate.

O Tricolor já esteve presente em 15 edições do torneio continental e é o clube brasileiro mais frequente. O Palmeiras vem logo na sequência com 14 participações e já está garantido em 2013 porque foi campeão da Copa do Brasil.

Ao lado do Santos, com três conquistas, o São Paulo é o clube brasileiro que mais venceu o torneio. Luis Fabiano ainda não conseguiu jogar a competição depois que retornou ao clube. Presente em 2004, ele sabe como o torcedor tricolor gosta da Libertadores.

– Naquela época, o São Paulo não disputava a Libertadores havia dez anos. A identificação que a torcida tem com essa competição não vejo em nenhum outro clube. A sensação de entrar a cada jogo no Morumbi é espetacular. Quero sentir esse gostinho novamente – disse, ao site oficial do clube.

A história do São Paulo na Libertadores

Tricampeão
O São Paulo conquistou o título da Libertadores em três ocasiões. O primeiro foi em 1992, após vencer o Newell’s Old Boys, na disputa por pênaltis no Morumbi. No ano seguinte, o bicampeonato veio diante da Universidad Católica (CHI), em disputa por pênaltis, no Morumbi. Em 2005, o tri foi conquistado com uma goleada por 4 a 0 sobre o Atlético-PR.

Vice-campeão
Assim como é tricampeão, o São Paulo também perdeu três finais de Libertadores. A primeira aconteceu em 1974. O título escapou para o Independiente (ARG) após uma decisão de três partidas. Em 1994, o tricampeonato consecutivo foi perdido para o Vélez (ARG). Mais uma chance de título foi desperdiçada contra o Internacional, em 2006.

Outras edições
O Tricolor foi eliminado três vezes na semifinal da Libertadores. As derrotas aconteceram em 1972, 2004 e 2010. A equipe também caiu duas vezes nas quartas de final: 2008 e 2009.

Nas oitavas, o São Paulo acabou eliminado em 2007. Já nas edições de 1978, 1982 e 1987, quando a Libertadores não tinha a mesma importância de hoje, o clube saiu na primeira fase.

Fonte: Lance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*