Único gol de Doriva pelo São Paulo iniciou virada incrível e salvou Ceni

Contratado para substituir Juan Carlos Osorio, Doriva tem forte identificação com o São Paulo. Foi no Morumbi que o agora técnico iniciou a carreira como jogador, em 1991. Com a camisa tricolor, conquistou até título mundial (em 1993). E, embora tenha balançado a rede uma só vez, o único gol do ex-volante também foi importante para a equipe.

Rogério Ceni Doriva São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Rogério Ceni e Doriva se reencontram no São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Em 3 de maio de 1994, então treinado por Telê Santana e com Rogério Ceni na meta, o time tricolor ia sofrendo uma goleada precoce (3 a 0) do Santo André, no Morumbi, em jogo da primeira fase do Campeonato Paulista. À época, o agora ídolo era reserva de Zetti, dono da posição. O primeiro gol do time do ABC foi marcado após pênalti cometido por Ceni, que poderia ficar marcado de forma negativa. Até que Doriva, aos 20 minutos do primeiro tempo, diminuiu para o São Paulo, dando início à virada.

Palhinha, duas vezes (aos 43 minutos do primeiro tempo e aos 14 minutos do segundo tempo), Müller (aos 13 minutos do segundo tempo) e Gilmar (aos 32 minutos do segundo tempo) deram continuidade à reação e decretaram a vitória por 5 a 3 diante de um público de 1.755 pagantes, no fim da noite de uma terça-feira.

Doriva São Paulo (Foto: Luludi / Estadão Conteúdo )Doriva na época em jogava pelo São Paulo
(Foto: Luludi / Estadão Conteúdo )

A escalação completa do São Paulo naquela ocasião foi Rogério Ceni; Válber, Nem, Gilmar e Ronaldo Luís (Caio); Doriva, Axel, Juninho e Palhinha; Euller e Müller.

Ao todo, Doriva disputou 90 partidas no time principal entre 1991 e 1994 (não atuou em 1992 por ter sido emprestado). Foram 42 vitórias, 28 empates, 20 derrotas e alguns títulos: Campeonato Brasileiro (1991), Recopa Sul-americana (1993 e 1994), Supercopa da Libertadores (1993) e Mundial de Clubes (1993).

Além de sua identificação com o São Paulo e de já ter trabalhado com José Eduardo Chimello, atual gerente executivo de futebol do clube, pesou a seu favor o recente bom retrospecto particular contra o Santos (adversário na semifinal da Copa do Brasil) como treinador.

 

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*