Times brasileiros conhecem destino na Libertadores nesta sexta-feira

A Conmebol sorteia os grupos da Copa Libertadores de 2013 nesta sexta-feira a partir das 12h (de Brasília), com uma grande novidade: pela primeira vez, todos os times, tanto da primeira fase quanto da fase de grupos já estão definidos. Com isso, os times brasileiros que estão envolvidos na competição ficarão sabendo seus principais adversários logo após o sorteio.

Além do atual campeão continental Corinthians, outros cinco clubes brazucas estarão representados: Fluminense (campeão brasileiro), Palmeiras (que conquistou a Copa do Brasil), Atético-MG (vice da Serie A), Grêmio (terceiro colocado) e São Paulo (quarto colocado).

Ao contrário da Uefa, que evita que times dos mesmos países se enfrentem na primeira fase da Liga dos Campeões, a Conmebol não faz essa distinção. Por estarem em potes diferentes, podemos ter confrontos brasileiros já nos grupos. Corinthians e Fluminense não se enfrentam, pois ambos são cabeças-de-chave. O mesmo vale para Palmeiras e Atlético-MG, ambos no Pote 3. São Paulo e Grêmio, que estão na primeira fase ficaram no mesmo pote para esse sorteio e também não podem se pegar.

A pré-Libertadores, aliás, tem seu próprio sorteio. 12 times irão brigar por seis vagas no Pote 4, que atualmente tem apenas Tijuana e Toluca. Tigre (ARG), São Paulo, Grêmio, Iquique (CHI), Tolima (COL) e Olímpia (PAR) são os cabeças-de-chave e enfrentam, por uma vaga na fase de grupos, Oriente Petrolero (BOL), LDU (EQU), León (MEX), Universidad Vallejo (PER), Defensor (URU) ou Deportivo Anzoátegui, da Venezuela (leia mais abaixo).

Veja abaixo os potes:

Pote 1

Corinthians, Fluminense, Arsenal de Sarandí, Vélez, Independiente de Santa Fé, Deportivo Lara, Sporting Cristal e Barcelona de Guyaquil

Pote 2

The Strongest, San José, Universidad de Chile, Huachipato, Libertad, Cerro Porteño, Nacional e Peñarol

Pote 3

Newell’s Old Boys, Boca Juniors, Palmeiras, Atlético-MG, Caracas, Millionarios, Emelec e Real Garcilaso (PER)

Pote 4*

Toluca, Tijuana

*Mais seis times do Pote 4 saem da primeira fase da Libertadores

 

GRÊMIO E SÃO PAULO NA PRIMEIRA FASE

Apesar de estarem na Libertadores, Grêmio e São Paulo ainda não estão garantidos nos grupos que serão sorteados hoje. Isso porque antes, os dois tricolores precisarão passar por um confronto mata-mata para se assegurarem nas chaves. A primeira fase do torneio consiste em doze times, que disputarão seis vagas na fase de grupos. As equipes foram divididas em dois potes de seis e haverá um cruzamento de confrontos para decidir quem passa para a próxima fase.

Assim como na fase de grupos, as datas dos confrontos de ida e volta serão conhecidos hoje. No entanto, no calendário da CBF para o ano que vem nota-se que a Libertadores começa no dia 23 de janeiro, que deve ser a data do primeiro confronto de Grêmio e São Paulo pela primeira fase da competição continental.

Mesmo tendo escapado um do outro por estarem no mesmo pote, a outra chave pode trazer uma surpresa desagradável para os dois representantes brasileiros na primeira fase: a LDU, do Equador, campeã da Libertadores de 2008, é uma das candidatas a adversária dos brasileiros. O perigoso Defensor, do Uruguai, que eliminou o Flamengo em 2007, também está no Pote 2 da primeira fase.
O Tricolor na Web transmite em tempo real o sorteio das chaves da Libertadores nesta sexta-feira, a partir das 12h, no horário brasileiro de verão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*