STJD confirma denúncia e São Paulo pode ser punido por ‘caso Maidana’

Na tarde desta sexta-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) confirmou a denúncia sobre a contratação do zagueiro Iago Maidana pelo São Paulo. No julgamento, que ainda não tem data definida, o Tricolor pode ser impedido de fazer contratações na próxima janela de transferências. Em 8 de outubro, o procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, já havia anunciado que apresentaria a denúncia ao São Paulo.

O São Paulo pagou R$ 2,4 milhões por 60% dos direitos econômicos de Maidana, que havia passado dois dias registrado no Monte Cristo, clube da Terceira Divisão de Goiás. Para chegar ao modesto clube goiano, o beque foi comprado do Criciúma por um grupo de investidores chamado Itaquerão Soccer por R$ 800 mil, em prática proibida pela Fifa desde maio.

Além disso, a Itaquerão pertence a um conjunto de empresas de pequeno porte na Zona Leste da capital paulista e que tem como carro-chefe uma distribuidora de bebidas. A CBF, após denúncias da imprensa, exigiu que todas as partes envolvidas enviasse documentos referentes à negociação e elaborou um dossiê, entregue ao STJD em 7 de outubro.

HOME - Treino do São Paulo - Iago Maidana (Foto: Maurício Rummens/Fotoarena/LANCE!Press)

O São Paulo poderá ser punidos pelos seguintes artigos:

Art. 10 – Nenhum clube poderá ajustar ou firmar um contrato que permita a qualquer das partes, ou a terceiros, assumir uma posição em razão da qual possa influir em assuntos laborais e de transferências comprometendo a independência, a política ou a atuação desportiva do clube, em obediência ao art.18bis do regulamento sobre o Estatuto e Transferência de Jogadores da FIFA e ao art.27-B da Lei nº9.615/98.

Parágrafo único – Por força do art.18ter do Regulamento sobre o Estatuto e Transferência de Jogadores da FIFA, é vedado que terceiro referido no caput deste artigo obtenha o direito de participar parcial ou integralmente, de um valor de transferência pagável em razão da futura transferência dos direitos de registro de um atleta de um clube para outro.

Fonte LANCENET

3 comentários em “STJD confirma denúncia e São Paulo pode ser punido por ‘caso Maidana’

  1. Isto que o cara nem jogou heim? Tivesse jogado Vasco ia fazer tudo para rebaixar o SPFC.

    Duvido que isto resulte em alguma ação contra o clube.

    No maximo ficar uma janela sem contratar.

  2. Mais essa agora, nao faltava mais nada no nosso tricolor ser rebaixado e etc por causa de uma negociata que esses diretores mal intencionado fizeram.
    E se isso vier acontecer mesmo, fecha as portas e começa tudo do zero, direção e time inteiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*