SP tem de repetir arrancada do último título brasileiro para alcançar líder

Oito pontos de diferença para o líder do Brasileirão e a difícil tarefa de tirar essa vantagem do Atlético-MG rodada a rodada. O São Paulo tem um desafio para o restante do Brasileirão, mas pode se espelhar na própria experiência de sete anos atrás para alcançar o objetivo.

Para voltar a conquistar o título nacional, o time paulista precisará repetir a campanha registrada a partir da 17ª rodada da edição 2008, quando conseguiu se recuperar, ultrapassar seis equipes à sua frente  e levantar a taça pela terceira vez seguida.

Naquela ocasião, depois de 16 partidas, o São Paulo somava o mesmo número de pontos da edição atual: 27, ocupando a sexta posição na tabela — hoje, o time ocupa a sétima colocação. Em 2008, o líder era o Grêmio, que tinha cinco pontos de vantagem, seguido de Cruzeiro (30), Vitória (29), Flamengo (28) e Palmeiras (28).

Nas 22 rodadas seguintes, o São Paulo de Muricy Ramalho venceu 14 jogos, com seis empates e duas derrotas. Com isso, viu o aproveitamento de 56,2% chegar a 72,7%. Com sete triunfos nos últimos oito confrontos, o time do Morumbi se sagrou campeão com 75 pontos, três a mais do que o Grêmio.

Ao término da rodada 20, a equipe gaúcha chegou a abrir 11 pontos de vantagem ao vencer a disputa direta com o rival no antigo Estádio Olímpico. Depois, o São Paulo se manteve invicto por 18 partidas.

A vantagem do Atlético-MG sobre o São Paulo na edição atual causa preocupação. Antes da derrota por 3 a 1 para o rival, na última quarta-feira, no Mineirão, o goleiro Rogério Ceni frisou a importância de o time conseguir evitar um revés fora de casa.

“Nós não podemos deixar o Atlético-MG abrir oito pontos. Não podemos deixar esse número de pontos com o Atlético-MG”, disse o capitão são-paulino após a vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro no Morumbi, na 15ª rodada.

O primeiro passo é voltar à zona da Libertadores.  No próximo domingo, o São Paulo tem um confronto importante. A equipe terá a chance de diminuir a distância em relação ao Corinthians, vice-líder do Brasileirão, com 33 pontos — uma vitória deixará o time de Juan Carlos Osorio a apenas três do rival.

O São Paulo ainda tem um trunfo para o segundo turno do campeonato: o time enfrentará quatro rivais diretos no Morumbi, onde o aproveitamento é de 83%. A equipe são-paulina recebe Palmeiras (28ª rodada), Atlético-PR (29ª), Sport (33ª) e Atlético-MG (35ª).
Fonte: Uol

Um comentário em “SP tem de repetir arrancada do último título brasileiro para alcançar líder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*