Sem título, São Paulo chega a 16 quedas na Copa do Brasil; veja lista

Tricampeão mundial, tricampeão da Libertadores, hexacampeão brasileiro, campeão da Copa Sul-Americana e 21 vezes campeão paulista, o São Paulo aumentou na noite de quinta-feira o seu desastroso histórico na Copa do Brasil, competição que o clube jamais conquistou.

Wesley, do São Paulo, em ação contra o Juventude (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Wesley recebe marcação do volante Bruninho, do Juventude (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Com a eliminação diante do Juventude nas oitavas de final, o Tricolor acumulou o seu 16º insucesso em 16 participações na disputa nacional que acontece desde 1989. Para piorar, essa foi a primeira vez que a queda foi para um time da Série C do Brasileiro – outras duas desclassificações foram para equipes da Série B, incluindo a de 2014, diante do Bragantino, ainda na terceira fase.

O melhor resultado são-paulino em Copa do Brasil foi o vice-campeonato em 2000, quando o então campeão paulista foi batido por 2 a 1 pelo Cruzeiro na segunda partida da final, no Mineirão, após empate por 0 a 0, no jogo de ida, no Morumbi.

Como disputou a Taça Libertadores seguidamente entre 2004 e 2010, o Tricolor ficou fora da Copa do Brasil durante esse período. Na época, os clubes brasileiros na principal competição sul-americana não podiam disputar a Copa.

Na temporada passada, o São Paulo alcançou a semifinal, mas caiu diante do Santos, que acabaria sendo superado pelo Palmeiras na decisão. O Tricolor também foi eliminado em outras duas semifinais ao longo da história da Copa do Brasil: em 2002 (Corinthians) e 2012 (Coritiba).

A fase na qual os são-paulinos deram adeus mais vezes às chances de um título inédito da disputa anual foi as quartas de final. Isso aconteceu em seis ocasiões.

Veja abaixo a fase e o algoz do São Paulo na Copa do Brasil:

1990 – Quartas de final (Criciúma)

1993 – Quartas de final (Cruzeiro)

1995 – Quartas de final (Grêmio)

1996 – Oitavas de final (Internacional)

1997 – Oitavas de final (Vitória)

1998 – Quartas de final (Vasco)

1999 – Oitavas de final (Botafogo)

2000 – Vice-campeão (Cruzeiro)

2001 – Quartas de final (Grêmio)

2002 – Semifinal (Corinthians)

2003 – Quartas de final (Goiás)

2011 – Quartas de final (Avaí)

2012 – Semifinal (Coritiba)

2014 – Terceira fase (Bragantino)

2015 – Semifinal (Santos)

 

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*