São Paulo toma virada e perde no Itaquerão

O criticado Corinthians deu as boas-vindas ao São Paulo em Itaquera com um futebol melhor do que o do ofensivo São Paulo. A equipe bancou as palavras de Guerrero – que questionara a qualidade do adversário e foi o melhor em campo no primeiro Majestoso na nova casa alvinegra –, conseguindo uma vitória histórica por 3 a 2.

Se teve bom futebol, o triunfo teve a raça e o sofrimento tão admirados pela Fiel, que participou do jogo como ainda não havia feito na arena da Copa do Mundo. Houve apreensão até o último instante, com uma falta perigosa, o que certamente deixou a massa masoquista mais feliz.

Melhor em todo o jogo, o Corinthians foi para o vestiário em desvantagem de 2 a 1 por causa de duas falhas em bolas pelo alto, aproveitadas por Souza e Edson Silva. Fábio Santos chegou a empatar, em cobrança de pênalti questionado pelos tricolores, antes que o sistema defensivo errasse pela segunda vez.

Na etapa final, a formação comandada por Mano Menezes seguiu no ataque e igualou o marcador em nova cobrança de pênalti, que rendeu cartão vermelho a Álvaro Pereira. Faltava o gol de Guerrero, que tabelou com Danilo para fechar o placar do Majestoso inaugural em Itaquera.

O jogo – Com Denis no lugar de Rogério Ceni, Muricy Ramalho apostou em Luis Fabiano na vaga de Alexandre Pato. Mano Menezes perdeu Elias para uma amigdalite, botando Bruno Henrique e escalando Danilo para ajudar Renato Augusto na armação. O garoto Malcom foi mantido, começando pela esquerda.

Empurrado pela torcida, o Corinthians começou o jogo em cima do São Paulo, trocando bons passes e levando vantagem no meio de campo. Na primeira chegada tricolor, no entanto, o juiz viu falta de Fagner. A cobrança de Kaká, aos cinco minutos, não foi boa, mas a zaga se atrapalhou no corte. Souza ficou na cara de Cássio e abriu o placar.

Os donos da casa mantiveram sua estratégia. Sem uma marcação adiantada do adversário, conseguia sair jogando sem maiores problemas. E, como Denilson e Souza eram os únicos marcadores do meio rival, Renato Augusto conseguia tramar bem os lances com Danilo, que estava centralizado.

Em um desses lances, a bola chegou a Bruno Henrique, passou por Malcom e foi cruzada por Fábio Santos. Cruzou a pequena área e não foi alcançada por Guerrero. O São Paulo, que só chegava em batidas de falta e escanteio, perdeu Rafael Toloi, contundido e substituído por Antônio Carlos aos 22 minutos.

Guerrero, que não fazia grande partida até então, passou a levar clara vantagem sobre o novo beque em campo. Em uma bola alta, o peruano conseguiu ganhar de Antônio Carlos, matar no peito girando e deixar Malcom na cara do gol. Denis defendeu, mas, no rebote, com a ajuda do assistente adicional, o árbitro viu toque de mão de Antônio Carlos. Fábio Santos bateu no meio e empatou.

O Corinthians seguiu melhor, chegando bem com Guerrero e Malcom, mas insistiu em faltas na intermediária defensiva. Foram várias até que, aos 44, Kaká conseguiu colocar bem a bola na área. Edson Silva entrou sozinho e bateu de pé esquerdo no canto esquerdo de Cássio.

O São Paulo voltou do intervalo com Michel Bastos no lugar do apagado Luis Fabiano. E o Corinthians conseguiu estabelecer um domínio ainda mais claro do que o observado na etapa inicial. Quando não trocava passes, os donos da casa ganhavam a disputa pelo alto, geralmente com Guerrero, e se montava no campo de ataque.

Guerrero teve a primeira chance do empate em passe por cima de Malcom, mas fez a escolha errada e trombou com Antônio Carlos. Pouco depois, Malcom ganhou na corrida de Edson Silva e finalizou com a bola no alto, para ótima defesa praticada por Denis.

A situação melhorou para o Corinthians aos 15 minutos, quando Fagner tabelou, saiu na frente, levou carrinho e deixou Álvaro Pereira pendurado com amarelo. Não muito tempo mais tarde, Malcom deu ótimo passe por cima para Guerrero, que levou até a área e, na hora do chute, levou entrada de Álvaro Pereira. Pênalti e expulsão.

Fábio Santos fez a cobrança, aos 20, desta vez no canto esquerdo baixo de Denis, e, com um jogador a mais, os alvinegros partiram ao ataque, com alguma afobação. Quando tiveram alguma calma, a partir de bola roubada por Fagner – isso mesmo –, viraram o jogo.

Malcom partiu da direita para o meio e fez a bola chegar a Guerrero. O peruano tabelou com Danilo, saiu na cara de Denis e bateu no canto esquerdo. Romero, que se preparava para entrar – a placa tinha chegado a ser levantada –, voltou para o banco. E o Corinthians começou a tentar a gastar tempo com a bola.

Luciano substituiu Malcom por novo gás no contra-ataque. O São Paulo partiu à frente como podia, mesmo com um a menos, com Osvaldo no lugar de Denilson. Fábio Santos ajudou o adversário, com entrada que lhe rendeu o cartão vermelho, aos 38. Com saboroso sofrimento até o fim, a Fiel festejou demais.

 

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 3 X 2 SÃO PAULO

Local: Estádio de Itaquera, em São Paulo (SP)
Data: 21 de setembro de 2014 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Rogerio Pablos Zanardo (SP)
Público: 34.688 pagantes
Renda: R$ 2.405.986,50
Cartões amarelos: Bruno Henrique, Guerrero (Corinthians); Álvaro Pereira, Edson Silva, Ganso (São Paulo)
Cartões vermelhos: Fábio Santos (Corinthians); Álvaro Pereira (São Paulo)

Gols: CORINTHIANS: Fábio Santos (pênalti), aos 35 minutos do primeiro tempo e aos 20 minutos do segundo tempo; Guerrero, aos 29 minutos do segundo tempo
SÃO PAULO: Souza, aos cinco, e Edson Silva, aos 45 minutos do primeiro tempo

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Anderson Martins e Fábio Santos; Ralf, Bruno Henrique e Danilo (Uendel); Renato Augusto, Malcom (Luciano) e Guerrero (Romero)
Técnico: Mano Menezes

SÃO PAULO: Denis; Auro, Rafael Toloi (Antônio Carlos), Edson Silva e Álvaro Pereira; Denilson (Osvaldo), Souza e Kaká; Ganso, Alan Kardec e Luis Fabiano (Michel Bastos)
Técnico: Muricy Ramalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*