São Paulo tem tabu a derrubar: só passou às quartas no Morumbi

O São Paulo está em sua 12ª disputa de oitavas de final da Copa Libertadores na história, com um tabu ainda a derrubar. Desde que chegou a essa fase pela primeira vez, em 1992, a equipe sofreu apenas duas eliminações, ambas jogando a segunda partida como visitante, como é o caso agora. Contra o Cruzeiro, nesta quarta-feira, a decisão da vaga será no Mineirão.

Foram oito classificações dentro do Morumbi (1992, 1993, 1994, 2004, 2005, 2006, 2008 e 2010) e uma garantida com o abandono do Chivas Guadalajara (em 2009, o adversário deixou a competição depois que houve recusa de se jogar no México por conta de surto de gripe suína). Já em 2007 e 2013, anos em que a partida decisiva foi fora de casa, a equipe acabou eliminada.

Na última oportunidade, a missão se tornou muito complicada depois da derrota por 2 a 1 para o Atlético-MG na capital paulista. Em Belo Horizonte, uma goleada por 4 a 1 a favor do adversário mineiro apenas sacramentou a queda precoce. Em 2007, porém, a situação era favorável e muito parecida com a atual, já que o São Paulo levou a Porto Alegre a vantagem de ter derrotado o Grêmio por 1 a 0, no confronto de ida, no Morumbi. Mas o desfecho foi ruim.

Classificado pela primeira vez como segundo colocado em seu grupo, o São Paulo não sustentou a diferença construída no Morumbi, com gol do zagueiro Miranda. Longe de casa, na capital gaúcha, o time então treinado por Muricy Ramalho perdeu por 2 a 0 e foi eliminado. Para evitar que isso se repita em 2015, será necessário um empate ou uma derrota por somente um gol de diferença, desde que também balance a rede.

Marcelo Ferrelli/Gazeta Press

Em 2007, vantagem de 1 a 0 construída no Morumbi não foi suficiente para a partida de volta contra o Grêmio

“Costuma-se falar em vantagem, mas, quando o juiz apita, a gente tem que esquecer e buscar o gol a qualquer custo, justamente para não depender disso”, receita o volante Wesley. “Uma coisa é certa: garra e vontade não vão faltar. Todos nós estamos cientes do que temos que fazer para sair com a classificação”.

“Vamos encontrar dificuldade, mas, colocando vontade em jogo, tudo é possível. Nos últimos anos, o Cruzeiro tem se mostrado uma equipe qualificada. Mas vamos ter sabedoria, inteligência, para seguir adiante na competição”, concluiu.

 

Fonte: Gazeta Esportiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*