São Paulo sofre com gols em sequência e defesa piora com Dorival

Uma coincidência tem atrapalhado o São Paulo no seu plano de fuga da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. No decorrer dos jogos, a equipe tem sofrido gols em um curto intervalo de tempo, o que na maioria das vezes resultou em derrotas para o time do Morumbi.

Ao todo na competição foram cinco ocasiões em que o Tricolor levou um gol seguido do outro em menos de dez minutos de intervalo. A mais recente delas ocorreu na derrota por 4 a 2 para o Palmeiras, no último domingo, no Palestra Itália, onde Willian virou o clássico para o time alviverde marcando aos 35 e 38 do primeiro tempo.

O mesmo ocorreu contra Flamengo, Botafogo, Bahia e Cruzeiro (veja a lista abaixo). Contra o alvinegro carioca e os mineiros, porém, o Tricolor mostrou poder de reação e acabou conquistando viradas heroicas, por 4 a 3 e 3 a 2, respectivamente.

Em entrevista coletiva concedida após o Choque-Rei, o técnico Dorival Júnior avaliou a situação como algo normal em equipes sem confiança e pressionadas pela luta contra o descenso. Com 23 pontos ganhos em 22 rodadas, o Tricolor é o 19º e penúltimo colocado do torneio nacional.

“Tem acontecido um fato com o São Paulo. Todo momento que tomamos um gol o segundo vem na sequência. Isso acaba desarticulando qualquer situação. Foi assim no primeiro, tomamos o segundo. Situação que acontece com clube que está trabalhando para sair de uma zona. Percebe-se que existe sempre uma dúvida na tomada de decisão. Natural que isso aconteça em momentos que você tem de mostrar confiança”, analisou.

De fato, a defesa é o setor que mais tira o sono do técnico são-paulino. Desde que começou a treinar a equipe, em julho, Dorival vem realizando mudanças táticas e de jogadores para corrigir os erros. Primeiro trocou os laterais: sacou Júnior Tavares e Bruno para as entradas de Edimar e Buffarini, respectivamente. Depois mudou o esquema tático, preferindo o 4-1-4-1 em detrimento do 4-2-3-1.

No entanto, nada disso surtiu efeito até então. O sistema defensivo, inclusive, caiu de rendimento. Com Dorival, o time já sofreu 19 gols em dez jogos. A efeito de comparação, com Rogério Ceni, o Tricolor levou dez tentos em 11 partidas. Ao todo, o São Paulo sofreu 33 gols, sendo a quarta equipe mais vazada da competição.

“A primeira situação que estamos buscando é correção, justamente em cima disso, defensivamente, até exaustivamente. Você percebe consistência, mas como o São Paulo tem sofrido o gol e na sequência tomado mais um, isso tem complicado bastante”, ressaltou.

Em compensação, o ataque tricolor tem subido de produção. Foram 16 gols marcados nos dez jogos em que Dorival comandou a equipe. Com Ceni, em 11 partidas, o time havia anotado apenas dez tentos.

Para equilibrar o São Paulo, Dorival Júnior terá duas semanas completas de treinamentos em função dos jogos do Brasil nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. O elenco volta a trabalhar nesta quarta-feira à tarde, no CCT da Barra Funda, onde dará início à preparação para o duelo com a Ponte Preta, em 9 de setembro, no Morumbi.

Veja os jogos em que o São Paulo sofreu gols em sequência:

Flamengo: derrota por 2 a 0, gol de Guerrero, aos 37, e de Diego, aos 41 minutos do 1º tempo
Botafogo: vitória por 4 a 3, gols de Marcos Vinícius, aos 19 e 25 minutos do 1º tempo
Bahia: derrota por 2 a 1, gols de Régis, aos 40, e de Mendoza, aos 43 minutos do 1º tempo
Cruzeiro: vitória por 3 a 2, gols de Sassá, aos 5 e 11 minutos do 1º tempo
Palmeiras: derrota por 4 a 2, gols de Willian, aos 35 e 38 minutos do 1º tempo

 

Fonte: Gazeta Esportiva

10 comentários em “São Paulo sofre com gols em sequência e defesa piora com Dorival

  1. No mesmo intervalo de tempo, o Mancini com o Vitória, que tb estava “dando sopa” por aí, ganhou do Flamengo, Corinthians e Coritiba, todos fora de casa.Enquanto isso, o Banana Sênior e o Banana Jr.(filho) continuam fazendo cagadas, com escalações equivocadas, sistema de jogo inadequado e substituições incompreensíveis.
    Tem que jogar no 3-5-2, essa é a única maneira para tentarmos sair dessa situação.
    Esse seria o meu time:
    Arboleda-Lugano(Militão)-Rodrigo Caio
    Jonathan Gomez(Buffarini)-Jucilei-Petros-Hernanes-Jr.Tavares
    Marcos Guilherme(Maicosuel)-Pratto

  2. Um técnico que acha normal perder da forma como perdemos, é um PERDEDOR CONTUMAZ. Foi uma má ideia contrata-lo, juntamente como sua trupe de incompetentes. Técnico fraco e PERDEDOR!

  3. Nesta toada, em 3 jogos estaremos em último lugar. Queria não acreditar nisso, mas esta difícil. Este time esta com cara de série B. E o pior, com este time, se cair não sobe!

  4. Técnico fraco, não vai conseguir mudar essa palhaçada de time. Esse eh o.preço que se paga em não ter técnico de ponta,o SPFC está nessa draga desde 2009.
    Chega, manda esse técnico pra roça,contrata o Luxemburgo e ano que vem dá um time bom pra ele que ganha tudo.
    A hora eh de ação e enérgica, rápido e extrema, ficar com esse banana eh pedir pra cair, o cara está pior que o Ceni que nunca dirigiu um time.
    Dorival,finge que vai cagar e pede pra sair, vc eh fraquinho demais. E leva o Cueva, o Condomínio e o Buffarini com vc!!!

  5. Vamos fazer um mutirão e convencer os outros times para demorarem mais um pouco pra marcar os gols uma vez que o treinamento errado e os mesmos jogadores continuarão. Teremos agora duas semanas de treinamento. Se continuarmos fazendo a mesma coisa as duas semanas não servirão de nada. Pior: só aumentará a ansiedade e a frustração. O campeonato está acabando. A torcida está fazendo sua parte. Diretoria e comissão técnica não estão.

  6. Dorival vc não sabe ,portanto não vai conseguir corrigir o sistema defensivo ,pois não basta mudar as peças de lugar os jogadores não marcam bem, teria que jogar com 3 volantes ou 3 zagueiros para que essa melhora ocorra,do contrario vamos direto pra serie B não tem jeito ,entenda isso o quanto antes pois vc não tem culpa que os volantes marcam mal e os laterais e zagueiros são fracos tecnicamente ,porém como técnico vc tem a obrigaçao de fazer algo que melhore isso ,vejo o time q está liderando ele é mais limitado que o nosso mais vai acabat sendo campeão ,acorda já passou da hora porra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*