São Paulo precisa propor salário maior para ativar cláusula por Lugano

Ao contrário do que havia dito à imprensa há exatos seis dias, o empresário de Diego Lugano confirmou a existência de uma cláusula de liberação no contrato do zagueiro com o Cerro Porteño. Entretanto, o termo em questão não está condicionado apenas ao São Paulo, como especulado anteriormente. De acordo com o também uruguaio Juan Figer, o defensor pode rescindir o vínculo com o clube paraguaio se apresentar uma proposta de qualquer equipe com valores superiores aos que recebe hoje no Cerro.

“Essa cláusula sempre existiu a favor do jogador. Ele tem que apresentar uma proposta com valores superiores aos que tem hoje com o Cerro Porteño”, explicou o agente por telefone à Gazeta Esportiva na noite desta segunda-feira. É importante ressaltar que a agremiação do Paraguai ainda teria a opção de igualar a oferta para segurar o atleta.

A nova declaração vai de encontro à informação divulgada pelo próprio Juan Figer no último dia 22 de dezembro. Na ocasião, o empresário negou a existência de qualquer cláusula de liberação em contato com a Rádio Bandeirantes. Até então, o uruguaio só confirmava um termo relacionado à renovação do vínculo de Lugano com o Cerro Porteño, que ocorreria de forma automática após um determinado número de jogos com a camisa paraguaia.

Embora se recuse a revelar mais detalhes do contrato válido até o meio de 2017 – “São dados confidenciais”, reitera o agente –, Juan Figer indicou o desejo de seu cliente. “Se houver um acordo, eu acredito que ele volte [ao São Paulo] porque é uma vontade dele”, comentou.

Contudo, ao trazer à luz a cláusula mencionada, o empresário tornou evidente um possível obstáculo: a atual crise financeira tricolor. O salário de Lugano no Cerro Porteño é inteiramente pago em dólar, fator que pode inflacionar a quantia que o São Paulo teria que desembolsar para repatriar o ídolo.

Em busca de mais austeridade, a diretoria do Morumbi estipulou um teto salarial de R$ 300 mil mensais para seus atletas em 2016. A informação é de que o uruguaio recebe 70 mil dólares por mês do time paraguaio (cerca de R$ 270 mil, segundo o câmbio desta segunda-feira).

Com a necessidade de superar os atuais vencimentos pagos a Lugano pelo Cerro Porteño, o São Paulo precisa se aproximar de seu próprio limite financeiro para satisfazer a torcida com a volta do jogador de 35 anos, possivelmente comprometendo o orçamento para outros reforços. O que Juan Figer deixa claro é que essa preocupação pertence somente ao Tricolor. “Você teria que fazer essa pergunta para o São Paulo”, despistou.

Contratado pelo time do Morumbi a pedido do então presidente Marcelo Portugal Gouvêa, em 2003, Lugano enfrentou grande desconfiança inicial por parte da torcida e da imprensa, que o tratavam como o “jogador do presidente”. O estilo voluntarioso do uruguaio e a subsequente conquista da Copa Libertadores da América, em 2005, acabaram por transformar o beque em ídolo.

7 comentários em “São Paulo precisa propor salário maior para ativar cláusula por Lugano

  1. Lugano representou, mas estão botando tanta fé nele que uma leve vacilada (coisa q acontece pq nenhum jogador joga todas as partidas 100%) já vai queimar o cara e aí é todo um dinheiro jogado fora. Depois o técnico vai ficar naquela se coloca ou não. Se não coloca o técnico é um lixo, se coloca queima ainda mais o jogador. Repetindo, Lugano representou, mas vamos partir pra próxima.

  2. O Lugano pra mim pode não jogar nem 10% do que ele jogava antes… mas somente o fato dele estar no vestiário e pegar aqueles FDP pelo pescoço ja ta ótimo…
    E traz também o Alvaro Pereira… ai sim quero ver jogador fazer corpo mole…

  3. Espero que sejam só notícias especulativas por falta de novidades no mercado.
    Espero, principalmente, que a diretoria não esteja perdendo tempo em ficar analisando a possibilidade de pagar alguma coisa pelo Lugano – de graça é caro. Com o dinheiro que especulam pagar a ele, dá para montar uma defesa nova e ainda sobra algum no fim do mês. Melhor subir os dois garotos do sub 20 que, pelo menos um deles, joga mais que o uruguaio e o custo é quase zero…

  4. Que novela….afe! Estão esperando o que para trazer me digam? Já não basta ver as m**** da defesa este ano? Vamos mais um ano de Lucão e Rodrigo Caio?
    Diretoria de futebol lixo!

    FORAATAIDE!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*