São Paulo inicia novo departamento de análise e estatísticas no CT

A turbulência política e os maus resultados desta temporada – incluindo a eliminação da última quarta-feira para o Santos na Copa do Brasil – devem ofuscar um importante passo do São Paulo para correr atrás do tempo perdido na estrutura do departamento de futebol. Desde a semana passada está em funcionamento no CT da Barra Funda um setor específico para observação de jogadores e análise tática, de dados e de desempenho.

O projeto estava nos planos do São Paulo desde o ano passado, encabeçado por Gustavo Oliveira. O técnico Muricy Ramalho, a princípio, se mostrou reticente com a ideia, que foi inserida aos poucos no futebol profissional. Primeiro, entraram tecnologias para verificar o rendimento físico dos jogadores e, depois, mecanismos para acompanhar em tempo real a movimentação do elenco em treinos e partidas.

Quando Juan Carlos Osorio estava prestes a ser contratado, a expectativa era que o departamento, enfim, fosse implantado. A saída de Gustavo do posto de gerente-executivo, porém, voltou a emperrar os planos, retomados na semana passada com a volta do profissional, agora no posto de diretor-executivo.

Por enquanto, apenas um funcionário foi contratado e já trabalhou nas últimas partidas do time levantando estatísticas para a comissão técnica. Mais três profissionais devem ser contratados e um espaço maior do CT deve ser dedicado ao departamento até o fim da temporada. Tudo isso faz parte do planejamento de 2016 e visa minimizar os erros em contratações de reforços diante das dificuldades financeiras do clube.

A ausência de um departamento do tipo é vista como uma das razões para que o Tricolor tenha ficado para trás na captação de atletas. O Corinthians, por exemplo, conta com uma estrutura do tipo desde 2013 e o resultado dos estudos e dos trabalhos dos profissionais da área é apontado como uma das principais qualidades da equipe de Tite, que está perto de conquistar o Campeonato Brasileiro. Palmeiras e Santos ainda engatinham em projetos do tipo, mas também têm planos de ampliar a área de atuação dos profissionais.

Fonte: Lance

2 comentários em “São Paulo inicia novo departamento de análise e estatísticas no CT

  1. Já devíamos estar neste patamar a muito tempo, mas a má conduta das gestões JJ e Aidar, assim como a mentalidade retrógrada do treinador conveniente, não permitiram.
    Isto não significa que confie muito em que lá está, afinal quem os elege e controla, pelo passado recente, também não merece muita credibilidade.
    Muito terão que fazer para mudar a imagem que se tem hoje de todos que participam direta ou indiretamente da administração do clube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*