São Paulo inaugura escultura de refundação do clube no Morumbi

O São Paulo inaugurou neste sábado a escultura que homenageia a refundação do clube, na rampa do portão 17, próximo ao memorial, no Morumbi. O presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, participou da cerimônia.

– Esse é mais um momento de alegria para todos os são-paulinos, mais uma oportunidade de comemorar uma parte da nossa história, que estava na Praça da Sé, e que será agora imortalizada em nossa casa – disse Leco, ao site oficial do clube.

Antes, o monumento ficava exposto no centro da capital paulista, ao lado da Catedral da Sé, onde existia um prédio já demolido. Inicialmente fundado no dia 26 de janeiro de 1930, o Tricolor foi refundado em 16 de dezembro de 1935.

– O São Paulo nasceu grande e, após passar por naturais percalços políticos, re-adotando o mesmo nome da nossa terra e as cores dela em 1935, no dia 16 de dezembro, a história foi consolidada e hoje eternizada nesta pedra. O esforço do Homero (Bellintani, conselheiro que participou da cerimônia) faz parte de uma história importante dele e do seu pai com o clube, assim como os presidentes do Conselho também têm. E eu, que não tive pai com carreira de dirigente no clube, mas que fui sócio desde o princípio, me sinto lisonjeado em estar aqui – completou o presidente.

Leco recebe homenagem com escudo feito em mosaico (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Leco recebe homenagem com escudo feito em mosaico (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Leco e os outros presidentes que estavam na cerimônia ganharam uma homenagem cada, com o escudo do time feito em mosaico e o respectivo nome logo abaixo.

Confira a transcrição dos dizeres no monumento:

Escultura de refundação do São Paulo no Morumbi (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Escultura de refundação do São Paulo no Morumbi (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Após os primeiros 5 anos de existência, iniciados em 26 de janeiro de 1930 e encerrados em dezembro de 1934, o SPFC foi fundado definitivamente no dia 16 de dezembro de 1935 e instalou sua sede no prédio nº 9 A da Rua Onze de Agosto, no centro desta capital de São Paulo.

O marco comemorativo que foi instalado nas proximidades desse local, inaugurado em 16 de dezembro de 1985, foi depredado e destruído. Agora o reerguemos em frente a nossa própria casa, neste dia em que completamos 80 anos de existência.

 

Fonte: Globo Esporte

2 comentários em “São Paulo inaugura escultura de refundação do clube no Morumbi

  1. Caro amigo Paulo Pontes… necessário, ou melhor, indispensável dar o crédito dessa iniciativa ao conselheiro e são-paulino de boa cepa, Homero Belintani Filho. Graças a sua perseverança e iniciativa, o marco pode ser transferido da Praça da Sé, onde se encontrava já todo deteriorado, para a Praça Roberto Gomes Pedrosa…Parabéns de público ao Homerinho pela sua iniciativa!

  2. O SP (fundado em 26/01/1930) encerrou suas atividades provisoriamente no dia 14/05/1935 e NÃO como diz na materia, em dezembro de 1934, resurgindo no dia 16/12/1935, portanto 7 meses depois

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*