São Paulo está a uma vitória de superar campanhas de 2016 e 2017

O São Paulo ainda não pode ser apontado como favorito absoluto ao título do Campeonato Brasileiro, muito pelo contrário, a briga pela ponta da tabela segue intensa. Mas, uma coisa é certa. Após duas temporadas sofridas, o Tricolor do Morumbi voltou a ser protagonista no nacional por pontos corridos. Uma simples comparação entre tabelas deixa essa situação muita clara. Afinal, caso supere o Santos na Vila Belmiro, domingo que vem, o time de Diego Aguirre já irá superar as campanhas do próprio clube nos dois últimos anos.

Em 2017, o Tricolor passou boa parte da disputa mais preocupado com a zona de rebaixamento do que com qualquer outra coisa. No fim, vislumbrou uma vaga na Copa Libertadores da América, que acabou não se concretizando.

Comandado em sua parte final por Dorival Júnior, o São Paulo somou 50 pontos ao fim das 38 rodadas, e ficou na 13ª colocação, com 13 vitórias, 11 empates e 3 derrotas.

Em 2016, foram 52 pontos nas mesmas 38 rodadas e uma frustrante 10ª posição final, perante a 14 vitórias, 10 empates e 14 derrotas.

Ou seja, a campanha atual do São Paulo, com apenas 24 jogos disputados, já deixa a equipe a um ponto de alcançar o resultado final do time são-paulino de 2017 e a apenas três pontos da marca registrada pelo elenco do ano anterior.

O detalhe é que uma vitória na Baixada Santista colocará o São Paulo versão 2018 à frente das duas temporadas passadas com 13 jogos ainda por fazer. Isso porque apesar do resultado positivo no clássico ser suficiente para igualar os 52 pontos de 2016, o tricolor de Nenê e companhia levaria vantagem no primeiro critério de desempate da competição: o número de vitórias.

Fora toda reformulação por qual o clube passou nos últimos meses, um fator determinante para esse crescimento do time do São Paulo tem sido o Morumbi. No Cícero Pompeu de Toledo, a equipe segue invicta na atual edição do Campeonato Brasileiro. É o melhor mandante, com 83% de aproveitamento (nove vitórias e três empates). Só em 2004, na estreia da fórmula dos pontos corridos, o Tricolor conseguiu um aproveitamento melhor. À época, o time obteve 87,88% de aproveitamento.

 

Fonte: Gazeta Esportiva

Um comentário em “São Paulo está a uma vitória de superar campanhas de 2016 e 2017

  1. Buguei aqui sozinho?

    Comandado em sua parte final por Dorival Júnior, o São Paulo somou 50 pontos ao fim das 38 rodadas, e ficou na 13ª colocação, com 13 vitórias, 11 empates e 3 derrotas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*