São Paulo e Cruzeiro trocam glória pela redenção em nova rivalidade

Fora dos limites do Estado de São Paulo, talvez nenhuma rivalidade esteja tão acirrada para os são-paulinos quanto a com o Cruzeiro nesta década. E depois de duelos intensos pela glória no Campeonato Brasileiro de 2014 e na Copa Libertadores da América deste ano, agora os clubes brigam pela redenção nesta temporada.

Neste domingo o Morumbi será o trunfo do Tricolor para aumentar a freguesia da Raposa na história do Brasileirão (veja os números abaixo). Foi com o apoio das arquibancadas lotadas que os paulistas saíram vitoriosos do estádio nos dois últimos encontros com os cruzeirenses: 2 a 0 em 2014 e 1 a 0 em maio deste ano.

Mas a briga das equipes não tem se restringido às quatro linhas. Os dois duelam, por exemplo, pela quinta posição entre os clubes brasileiros com mais sócios-torcedores, ranking promovido pelo Movimento por um Futebol Melhor, da Brahma. Até o início da noite de sexta-feira, o Cruzeiro era o quinto com 71.641 sócios, contra 69.477 dos tricolores, os sextos.

Ao lançar novos planos do programa sócio-torcedor na última semana, a diretoria do São Paulo pretendia ultrapassar o rival mineiro até a partida das 16h de de domingo e ver o Morumbi lotado novamente com as promoções para os aderidos, no jogo da 15ª rodada do Brasileirão.

Se no BR-14 e na Libertadores o Tricolor venceu as batalhas, mas perdeu a guerra, com os sócios a expectativa é que os paulistas levem melhor assim como na contratação de Michel Bastos. Os são-paulinos trouxeram o meia em agosto do ano passado após enfrentarem a concorrência da Raposa. E o clube mineiro voltou a investir pelo camisa 7 pouco antes do contrato com os tricolores ser renovado no fim de maio.

Houve ainda a sondagem do São Paulo por Marcelo Oliveira, ex-técnico cruzeirense e agora à frente do Palmeiras, e a negociação fracassada por Vanderlei Luxemburgo, escolhido para assumir o atual bicampeão nacional. Por outro lado, os mineiros procuraram PH Ganso para armar o time em 2015 e também não tiveram sucesso.

– Queria poder competir contra um grande time, como é o Cruzeiro. E contra um treinador tão reconhecido como Luxemburgo, a quem respeito muito – lamentou Juan Carlos Osorio, suspenso pela expulsão de domingo contra o Sport, na Arena Pernambuco.

Curiosamente, Osorio foi apresentado em 1 de junho no São Paulo, enquanto Luxemburgo chegou ao Cruzeiro no dia seguinte.

FREGUESIA MINEIRA NO BRASILEIRÃO

54 jogos entre São Paulo e Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro
29 vitórias soma o Tricolor sobre o rival mineiro
10 triunfos tem a Raposa diante dos paulistas
15 vezes o duelo já terminou empatado pelo Nacional
84 gols foram marcados pelos são-paulinos
52 tentos foram anotados pelos cruzeirenses

ÚLTIMOS JOGOS NO MORUMBI

2014
No dia 14 de setembro do ano passado, o São Paulo bateu o Cruzeiro no Morumbi por 2 a 0, com gols de Rogério Ceni e Alan Kardec, um em cada tempo. Foram vendidos 58.627 ingressos, resultando no maior público pagante do Brasileirão. Os mineiros reagiram no resto do torneio e ficaram com o bicampeonato. O Tricolor foi o segundo colocado.

2015
Em 7 de maio deste ano, o São Paulo recebeu o Cruzeiro para o jogo da ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América e venceu por 1 a 0 com gol de Centurión. Depois de duas cargas extras de ingressos serem abertas, o Tricolor alcançou público de 66.369, o maior do Brasil em 2015. A Raposa venceu nos pênaltis a volta, mas caiu nas quartas.

Fonte: Lance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*