São Paulo chega a 15 anos sem alcançar finais do Paulistão

Na última quarta-feira, no estádio de Itaquera, o São Paulo esteve a dois minutos de voltar a disputar uma decisão de Campeonato Paulista após 15 anos. O gol de Rodriguinho, feito já nos acréscimos do segundo tempo, deu a vitória por 1 a 0 ao Corinthians, que nos pênaltis venceu por 5 a 4 e avançou para pegar o Palmeiras na final.

A última vez em que o Tricolor jogou uma decisão estadual foi em 2003, quando acabou derrotado pelo Corinthians por 3 a 2 nas duas partidas. Dois anos depois, o time então comandado por Emerson Leão levantou o troféu do Paulista, mas o torneio naquela edição foi disputado em pontos corridos – não houve mata-mata, portanto.

Em 2006, o clube do Morumbi realizou boa campanha e terminou em segundo lugar. Na ocasião, o Santos sagrou-se campeão na última vez em que a competição ocorreu naquele formato.

Desde então, o São Paulo amargou dez eliminações em semifinais do Paulistão. Seus maiores algozes foram Corinthians e Santos, sendo despachado por cada um em quatro oportunidades. São Caetano e Palmeiras também não deixaram que avançasse à final.

Com a derrota desta quarta-feira, o Tricolor viu o seu sonho de ganhar o Campeonato Paulista após 13 anos ruir. Nesse período manteve-se com 21 títulos e foi ultrapassado por Santos e Palmeiras (22) em número de conquistas estaduais.

Para piorar, o time tricolor segue sem jamais ter vencido o arquirrival em sua nova casa. Desde que a Arena Corinthians foi inaugurada, em 2014, o São Paulo foi derrotado seis vezes e obteve dois empates, com 19 gols sofridos e apenas sete marcados.

Agora, os comandados de Diego Aguirre voltam seu foco para a Copa do Brasil. Na próxima quarta-feira, a partir das 21h45 (de Brasília), enfrentarão o Atlético-PR, na Arena da Baixada, pelo jogo de ida da quarta fase do torneio nacional.

Veja as últimas dez semifinais estaduais disputadas pelo São Paulo:

2007
São Caetano 1 x 1 São Paulo
São Paulo 1 x 4 São Caetano

2008
São Paulo 2 x 1 Palmeiras
Palmeiras 2 x 0 São Paulo

2009
Corinthians 2 x 1 São Paulo
São Paulo 0 x 2 Corinthians

2010
São Paulo 2 x 3 Santos
Santos 3 x 0 São Paulo

2011
São Paulo 0 x 2 Santos

2012
São Paulo 1 x 3 Santos

2013
São Paulo 0 (3) x 0 (4) Corinthians

2015
Santos 2 x 1 São Paulo

2017
São Paulo 0 x 2 Corinthians
Corinthians 1 x 1 São Paulo

2018
São Paulo 1 x 0 Corinthians
Corinthians 1 (5) x (4) 0 São Paulo

 

Fonte: Gazeta Esportiva

Nota do PP: essa matéria é inteiramente dedicada a Juvenal Juvêncio, Carlos Miguel Aidar e Carlos Augusto de Barros e Silva (Leco), extensivo aos conselheiros que os apoiaram. Obrigado por tudo!

5 comentários em “São Paulo chega a 15 anos sem alcançar finais do Paulistão

  1. Que esse seja o fundo do poço. Não sei pq estou sentindo que esse é o ano da reconstrução, não vamos ganhar nada, mas vai ser o ano da virada e reconstruir nosso futuro, abrir o caminho para 2019 ser um ano vencedor, só estou com essa sensação, o que não quer dizer nada tbm, mas tomara que seja isso.

  2. Vergonhoso um time como o São Paulo não levantar uma taça em estadual ou outra competição relevante há tanto tempo.
    Fica praticamente impossível as novas gerações acreditarem e torcerem pra um time assim…
    O profissionalismo está sendo deixado de lado e os interesses próprios se sobressaindo.
    Onde chegamos… E pra onde ainda iremos chegar?
    Ser Sãopaulino hoje está difícil…
    Mas continuo torcendo!
    Vamos lá, São Paulo!!! Honrem está camisa!!!!

  3. Paulo Pontes, eu não entendo nada sobre a política do clube sou apenas um mero torcedor…

    MAS LÁ NÃO TEM OPOSIÇÃO????

    NÃO É POSSÍVEL QUE PRA ELES ESTÁ TUDO BEM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*