São Paulo aposta em zaga caseira sob tutela de Bauza e liderança de Lugano

Está claro, depois de 20 dias de trabalho, o quanto Edgardo Bauza gosta de trabalhar a defesa. São vários motivos. Além de ter sido zagueiro de sucesso, um dos que mais fizeram gols no mundo em sua posição, o argentino recebeu da diretoria a missão de transformar o São Paulo numa equipe mais segura. Uma rápida observação em vídeos de 2015 o levou a constatar que muitos dos gols sofridos poderiam ter sido evitados. Para isso, ele treina, treina e treina.

Rodrigo Caio e Breno são os titulares. Lucão e Lyanco são os reservas. Luiz Eduardo e Militão também fazem a pré-temporada e participam dos treinos. Todos passaram por Cotia. Com exceção de Lyanco, contratado do Botafogo no início de 2015, e pouco tempo depois promovido ao time profissional, o São Paulo foi o primeiro time grande de todos eles.

Nos próximos dias, os jovens deverão ganhar no gramado a companhia daquele que será uma espécie de “mentor”: Diego Lugano. Aos 35 anos, ídolo da torcida e dono de currículo vitorioso, ele terá a missão de, ao lado do Patón, promover a evolução de Rodrigo Caio (22 anos), Breno (26), Lucão (19) e Lyanco (18). Será o tempero gringo à defesa do CT de Cotia, base do clube.

Lyanco, mesmo com pouco tempo de clube, carrega grande esperança da diretoria, e voltou à base para disputar a Libertadores Sub-20 a partir da próxima semana. Sua vaga nos treinos está sendo ocupada por outros dois frutos de Cotia: Luiz Eduardo, de 22 anos, foi revelado em 2011, mas não se firmou e, desde então, acumula empréstimos. Seu contrato vai até julho. O outro é Militão, de 17 anos, destaque da equipe juvenil e também da seleção brasileira de sua categoria.

Mais velho entre os “santos de casa”, Breno usa sua experiência, no futebol e na vida, para dividir com Lugano a responsabilidade de orientar os jovens, mas também vê em Rodrigo Caio, já no quinto ano como profissional, capacidade de liderar.

lugano são paulo (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)Lugano ainda não começou a treinar no campo no São Paulo (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

– O Lugano é um zagueiro rodado. Mas o Rodrigo Caio, apesar de ainda ser um garoto, tem muita experiência e qualidade. Ele e o Lucão, apesar de a torcida ter pegado muito no pé do Lucão no ano passado. É normal no futebol. A função do Lugano aqui é passar experiência para todos nós. Eu também joguei lá fora e procuro passar algo aos outros jogadores – afirmou Breno, titular neste início de temporada.

A avaliação da diretoria é de que muitos zagueiros acabaram queimados nos últimos anos em razão de esquemas táticos de pouca proteção, além de jogadores do setor ofensivo pouco participativos no sistema de marcação. Dar maior respaldo aos defensores é a meta. Isso já aconteceu na primeira partida do ano, a vitória por 1 a 0 sobre o Cerro Porteño, em amistoso.

Aliviados por terem, enfim, se tornado prioridade no São Paulo, os zagueiros de Cotia têm um projeto de jogo favorável para conquistarem de vez a confiança da torcida. Espera-se que a presença de Lugano, que nem sempre será titular, seja um suporte suficiente.

 

Fonte: Globo Esporte

Um comentário em “São Paulo aposta em zaga caseira sob tutela de Bauza e liderança de Lugano

  1. É muito bom saber que com o Bauza é: treinar; treinar e treinar. Chega de rachões e cruzamentos na área. Coletivos, com correção imediata dos erros – que é o que transparece nas notícias sobre o SP; treinamentos específicos; time agrupado. Somado à esses treinamentos, as qualidades dos jogadores vão aparecer naturalmente e o time vai ter condições de brigar por títulos. Me preocupa, apenas, a insistência com o Hudson como primeiro volante: não acredito que vai dar certo. Entretanto, um bom técnico é capaz de capacitar um jogador com treinamentos e orientações individuais de comportamento em campo (diminuir o número de faltas bobas, por exemplo).
    Acho que estão caminhando…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*