Rogério Ceni fará curso da Federação Inglesa para formação de técnicos

No próximo dia 30 de agosto, Rogério Ceni dará um passo mais sólido rumo à carreira de treinador. Ele vai começar o primeiro módulo do curso da Federação Inglesa de Futebol, a FA (Football Association) para formação profissional. Esse nível inicial tem duração de duas semanas e terminará no dia 11 de setembro. Na véspera, dia 10, o ex-goleiro do São Paulo vai assistir ao clássico de Manchester, entre United e City, no Old Trafford.

Será um reencontro com Jose Mourinho e Pep Guardiola, atuais treinadores de United e City, respectivamente, e que receberam Rogério para um breve “estágio” em 2012, quando eram rivais em Real Madrid e Barcelona, e o goleiro se recuperava de uma grave lesão no ombro.

Principal ídolo da história tricolor, Ceni, que encerrou a carreira de jogador em dezembro do ano passado, não tem certeza de que será técnico, mas decidiu investir em estudos nessa área, na sua formação. Depois de conversas com profissionais e pesquisas, optou pelo curso inglês.

O segundo módulo, caso Rogério Ceni decida prosseguir, seria realizado ainda neste segundo semestre. Quando ambos estiverem concluídos, ele estará apto a ingressar na primeira etapa do curso da Uefa, o de maior peso para se trabalhar no mercado europeu.

Em meio ao curso, Ceni também prepara visitas a clubes e treinadores ingleses. Ele pretende fazer o mesmo quando retornar ao Brasil. Recentemente, nas redes sociais, uma foto dele com o colombiano Juan Carlos Osorio, que o comandou no São Paulo em 2015 e hoje está à frente da seleção mexicana. Osorio tem as licenças A e B da Uefa. Depois delas, ainda existe a Pro.

Uma possível restrição de mercado nacional, em razão de sua imensa ligação com o São Paulo, e episódios de instabilidade vividos por treinadores em seus últimos anos de carreira, o fizeram ponderar bastante nos últimos meses a ideia de ingressar na área. Agora, Ceni decidiu sentir na prática se esse será seu futuro profissional. Se fizer essa escolha, ele espera ter as primeiras experiências entre 2017 e 2018.

 

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*