Ricardo Gomes terá de melhorar números de 2009 para buscar G4

Após seis anos, Ricardo Gomes está de volta ao São Paulo. Por questões éticas, o treinador se desligou do Botafogo nesta sexta e só vai assumir o Tricolor paulista na segunda-feira, já que as duas equipes se enfrentam às 16h15 deste domingo, no Morumbi, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na primeira passagem, Ricardo Gomes deixou uma boa impressão, apesar de não ter conquistado nenhum título. Mesmo assim, o técnico terá de superar seus números para ao menos levar a equipe ao G4 do Campeonato Brasileiro.

Em 2009, Ricardo Gomes assumiu o comando do São Paulo depois da demissão de Muricy Ramalho. Pegou o time na 16ª colocação no nacional por pontos corridos, brigando contra o rebaixamento, e levou o clube à briga pelo título até a última rodada. No fim, os paulistas ficam na 3ª posição, com 65 pontos. O Flamengo acabou campeão com 67 pontos e o Internacional ficou com o vice-campeonato com os mesmos 65 pontos.

Sob o comando do ex e agora atual técnico, o Tricolor somou 58 pontos em 2009. Mas, no segundo turno daquele ano, mesmo período que Ricardo Gomes terá de encarar nesta temporada, a equipe fez ‘apenas’ 32 pontos. Desta vez, o técnico iniciará seu novo trabalho na segunda rodada desta metade final da competição. E mesmo no caso de André Jardine conquistar os três pontos em sua despedida, neste domingo, Ricardo Gomes não poderá repetir o desempenho, pois, assim, dificilmente o clube fechará a competição dentro do G4.

Em 2015, por exemplo, o próprio São Paulo acabou o Brasileirão na quarta colocação, com 62, um ponto a mais do que a soma dos pontos deste ano com os pontos do segundo turno de 2009, quando a equipe era liderada por Ricardo Gomes.

Na atual temporada, o novo técnico tricolor levou o Botafogo ao vice-Carioca e deixou o alvinegro na 17ª posição, dentro da zona de rebaixamento, com 20 pontos em 19 duelos disputados. Por outro lado, assume o São Paulo no 11º lugar, seis pontos a frente da zona da degola e a dez do G4.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*