De volta: relembre cinco momentos de Ricardo Gomes no São Paulo

Ricardo Gomes está de volta ao São Paulo. O técnico, que estava no Botafogo, deve começar a trabalhar no Tricolor na segunda-feira, após o jogo de domingo, contra o próprio time carioca, às 16h15, no Morumbi, pela 20ª rodada do Brasileirão.

Será a segunda passagem do treinador pelo São Paulo. A primeira começou no dia 20 de junho de 2009, contratado pelo então presidente Juvenal Juvêncio. Na ocasião, ele chegou para substituir Muricy Ramalho, que deixava o clube após a eliminação da equipe na Taça Libertadores da América daquele ano.

O trabalho de Ricardo Gomes foi bastante satisfatório à frente da equipe do Morumbi. Ele comandou o time em 73 partidas, conquistando 38 vitórias, 15 empates e 20 derrotas (aproveitamento de 58,9%). Foi quarto colocado no Campeonato Brasileiro daquele ano, após pegar o Tricolor na 16ª colocação. No ano seguinte, foi semifinalista da Taça Libertadores e saiu logo depois, sendo substituído por Sérgio Baresi.

Abaixo, o GloboEsporte.com cita cinco momentos que marcaram o trabalho do treinador no São Paulo.

A ESTREIA

 O primeiro jogo de Ricardo Gomes à frente do Tricolor foi no dia 27 de junho de 2009, quando o São Paulo recebeu o Náutico no Morumbi e venceu por 2 a 0, com gols marcados por Jean Rolt e Hernanes, em cobrança de falta. O desempenho naquele Brasileirão foi muito bom. Quando Ricardo Gomes assumiu a equipe, o Tricolor ocupava a 16ª colocação. Após grande campanha no segundo turno, a equipe disputou o título até as últimas rodadas e terminou o campeonato na quarta colocação.

POLÊMICA NO STJD

Na reta final do Campeonato Brasileiro de 2009, o São Paulo disputava o título quando perdeu três jogadores na reta final da competição, todos punidos com três jogos de suspensão pelo STJD: Jean, Dagoberto e Borges. Além disso, a equipe não conseguiu efeito suspensivo para a perda do mando de uma partida. O campeão naquele ano acabou sendo o Flamengo.

Em entrevista coletiva concedida no CT da Barra Funda, Ricardo Gomes escancarou sua insatisfação.

– Se fosse falar tudo aqui, pegaria 200 anos de suspensão. Vamos debater, discutir. Temos várias instâncias. O importante é debater, defender os valores, que são primordiais.  A conta não está fechando, tem alguma coisa errada. Sei o que vocês (jornalistas) escreveram, sei cada frase. Vocês interpretam tão mal, não é possível. A conta não fecha, não achei nenhum comentário que fosse contrário. Ou vocês não entendem nada, ou então tem alguma coisa errada – afirmou.

AVC O TIRA DO TRABALHO POR TRÊS SEMANAS

No dia 21 de fevereiro de 2010, após uma derrota para o Palmeiras pelo Campeonato Paulista, o técnico procurou os médicos do São Paulo reclamando de dores de cabeça e formigamento no braço. Levado para o hospital para exames, foi constatado um pequeno AVC que o manteve por três semanas em repouso. Ele não comandou a equipe em seis partidas, a principal delas a estreia da equipe na Taça Libertadores da América de 2010, contra o Once Caldas.

A MAIOR GOLEADA

No dia 4 de abril de 2010, Ricardo Gomes conseguiu sua maior goleada à frente do São Paulo. O placar final de 5 a 0 sobre o Botafogo foi construído com gols de Marlos, Hernanes (2), Rodrigo Souto e Júnior César.

SEMIFINALISTA DA LIBERTADORES

O São Paulo fez bela campanha na Taça Libertadores, chegando até a semifinal., No dia 5 de agosto, a equipe recebeu o Inter precisando reverter uma derrota por 1 a 0, sofrida em Porto Alegre. A equipe venceu por 2 a 1 e acabou eliminada. Logo depois, Ricardo Gomes acabou demitido por Juvenal Juvêncio e acabou substituído por Sérgio Baresi.

 

Fonte: Globo Esporte

5 comentários em “De volta: relembre cinco momentos de Ricardo Gomes no São Paulo

  1. quero os comentarios desses cornetas se o cara for bem …. ai não aparece um pra pedir desculpas ! tudo torcedor modinha !! caramba… vamos torcer a favor do time né … concordo com muito que queriam o Jardine como técnico pelo menos até o final do ano.. e a diretoria ja poderia ir preparando para 2017 um novo técnico … mas todos sabemos que com essa diretoria não tem planejamento a longo prazo.. é a curto.. e bem curto por sinal… mas não temos muito o que fazer… apenas nos resta a torcer pelo Ricardo, que é por sinal muito boa pessoa… e só !

  2. Esse não vai durar nem até novembro.

    Trazer o cara que não consegue nem falar depois de um AVC… o cara não devia nem estar se estressando com futebol. Deveria cuidar da família e da saúde.

    Péssimo negócio pra todo mundo. Arriscar a saúde de um ser humano em um trabalho de tamanha pressão. Além de tudo, não é e nunca será um técnico a altura do SPFC.

    Qual é a meritocracia? Contratar o treinador de um clube fazendo campanha de rebaixamento?

    Muito estranho isso. Essa diretoria suspeita vai afundar qualquer chance de libertadores ano que vem.

    Já não basta ficarem meses fazendo mistério para contratar um argentino retranqueiro, agora contrata o Ricardo Gomes que é bem pior que o Jardine.

    Somos o clube da fé, mas aparentemente não somos o clube da coerência.

    Não vai chegar até o fim do ano. Ricardo Gomes é pior que um técnico medíocre. É um técnico péssimo.

  3. O melhor aproveitamentos de todos os técnicos e vem de trabalhos sólidos. Preferia um de fora, mas mediano por mediano podemos ficar com ele. Ricardo é melhor que Falcao, Celso Roth, Luxa, Paulo Autuori…

  4. Galera vcs estão desesperados , pq vcs tem certeza 2017 seremos campeões….com certeza pois o Ricardo sera bicampeão…claro estou falando da SEGUNDA..o projeto perfeito..Parabéns bando de incompetênteste.

  5. Eta diretoria ruim, so quero ver no que vai dar, só esperamos que nao piore mais que ja esta, fazendo o time cair para segundona, se manter esse time na parte de cima da tabela ja esta muito bom, preferia que ficasse com jardine ja que contratar coisa melhor eles nao iriam mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*