Rei dos pontos corridos, São Paulo tenta escapar de recorde negativo

O São Paulo é o principal time da era dos pontos corridos no Campeonato Brasileiro. Os números comprovam. É o clube mais vezes campeão (2006, 2007 e 2008), o que mais venceu (199 vezes) e também o que mais pontuou (704). A temporada 2013, no entanto, tem sido negativa. Tanto que o Tricolor tenta escapar do pior jejum de vitórias já registrado desde 2003, quando a fórmula do campeonato nacional foi alterada: 15 partidas.

Sem vencer há 12 jogos e na incômoda penúltima colocação na tabela de classificação, o clube do Morumbi quer evitar igualar as péssimas sequências do São Caetano, em 2006, e do América-RN, em 2007. Naquelas edições, o time do ABC paulista e a equipe potiguar não resistiram a tantos maus resultados e foram rebaixados à segunda divisão.

O São Paulo ainda tem tempo para se recuperar. O Brasileirão está indo para a 16ª rodada, e o Tricolor tem um jogo a menos. Mas a atual fase, a pior da história do clube, chama a atenção. Foram apenas duas vitórias até aqui, nas duas primeiras rodadas, contra Ponte Preta e Vasco. De lá para cá, a diretoria trocou Ney Franco por Paulo Autuori, dispensou jogadores e colecionou tropeços. Muitos.

A sequência de 12 jogos sem vitória no Campeonato Brasileiro tem derrotas para Goiás, Santos, Vitória, Cruzeiro, Bahia, Internacional e Portuguesa, além de empates com Atlético-MG, Grêmio, Corinthians, Atlético-PR e Flamengo.

Info_CAMPANHA-SaoPaulo-2 (Foto: Infoesporte)

Com a semana livre para treinamentos, o técnico Paulo Autuori aposta em uma reação diante do Fluminense, domingo, no estádio do Morumbi. A semana seguinte também será apenas de treinos para encarar o Botafogo, fora de casa, no dia 1º de setembro. Dois jogos importantes para que o São Paulo consiga sair da zona de rebaixamento e dar início a uma retomada de qualidade, como diz o treinador.

– Não posso garantir resultados, mas a qualidade vai melhorar. Não tenho dúvida disso. Será um divisor de águas. Vamos aproveitar ao máximo esses dias de treinamento – declarou comandante da equipe do Morumbi.

Até aqui, em 14 jogos, o São Paulo somou apenas 11 pontos. São duas vitórias, cinco empates e sete derrotas. Aproveitamento de 26,2%. Quando alcançaram as piores sequências sem vitórias da história dos pontos corridos, São Caetano e América-RN tiveram rendimento de 31,5% e 14,9% ao final do campeonato. Naqueles anos,  o Tricolor sagrou-se campeão brasileiro.

 

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*