Reforçado por Cotia, São Paulo tem ao menos um da base em cada setor

O São Paulo não esconde as dificuldades financeiras que enfrenta neste momento para investir em contratações para o time comandado por Cuca. Enquanto isso, o elenco tricolor tem sido reforçado com as crias das categorias de base do clube, que atualmente fornece dez jogadores de linha para os profissionais. Na lista há pelo menos um jovem para cada setor.

Helinho, Luan, Liziero, Igor Gomes, Morato, Walce, Toró, Antony, Diego e Gabriel Sara, em comum são jovens, com menos de 21 anos, e que foram formados pela base do clube, justamente em Cotia, onde o grupo passa por um período de treinos durante a Copa América. Com exceção de Morato, Diego e Gabriel Sara, os promovidos mais recentes, todos os outros já tiveram chance em 2019.

Luan, Liziero e Antony são considerados titulares no pensamento de Cuca, enquanto Toró ganhou espaço, mas com a volta de Pablo deve voltar a ser opção, condição em que está Helinho, Igor Gomes e Walce, que já sentiram o gostinho de estarem entre os onze iniciais na temporada. Alguns deles passaram à frente de medalhões como Jucilei e Nenê, que deixaram o clube.

Além do que já foi citado acima, é interessante notar que cada setor da equipe tem pelo menos um jovem promovido da base. Na defesa Walce e Morato, no meio-campo Luan, Diego, Liziero, Gabriel Sara e Igor Gomes, e no ataque Antony, Toró e Helinho. E se forçarmos mais um pouco, teremos nomes para o gol, como Lucas Paes e Júnior, terceiro e quarto goleiros, respectivamente.

Até o momento, em 2019, somando os números dos dez jogadores da lista acima, eles marcaram juntos seis gols: Antony (2), Igor Gomes (2), Liziero (1) e Toró (1). Isso significa pouco mais de 20% dos tentos anotados pelo time (25). Em termos de assistências, o único a ter registro nesse quesito é o atacante Antony, que já deu dois passes para gols de seus companheiros.

No jogo-treino da última sexta-feira, contra o São Bento, Diego atuou entre os reservas e marcou um gol, assim como Toró, que jogou pelos titulares. Gradativamente, por necessidade ou não, a base são-paulina, tão bem estruturada e vitoriosa, vem ganhando espaço no elenco principal. Se depender da resposta desses jovens, a ‘invasão’ deles é um caminho sem volta.

Antes de voltar para as competições oficiais, o São Paulo tem mais duas semanas cheias de preparação para enfrentar o Palmeiras, no dia 13 de julho, às 19h, no Morumbi, pela 10ª rodada do Brasileirão-2019. Nesse período, a comissão técnica deve contar com outros jogos-treino ou amistosos, enquanto aguarda o retorno de jogadores lesionados e possíveis reforços.

 

Fonte: Lance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*