Raí vê “valores repugnantes” em Bolsonaro, mas prega resistência com amor

A eleição de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República deixou Raí “triste” e “assustado”. Ex-jogador de São Paulo e Paris Saint-Germain, entre outros clubes, o atual executivo de futebol do clube paulista afirmou ter tentado convencer eleitores indecisos às vésperas do segundo turno entre Bolsonaro e Fernando Haddad (PT), mas afirmou que o próprio PT chegou às eleições com muitos problemas diante do eleitorado.

“Quando senti uma abertura, tentei convencer. Acho que mudei alguns votos, mas não tanto quanto gostaria. A grande maioria dos grandes partidos de esquerda não apoiava abertamente Haddad”, explicou Raí em entrevista publicada nesta quarta-feira (31) pelo esportivo francês L’Equipe. “Mas como convencer os eleitores se nem o PT conseguiu convencer seus pares? Assim, fica ainda mais difícil.”

Embora não tenha declarado nominalmente o voto a Fernando Haddad na entrevista, Raí demonstrou incômodo com o resultado das eleições – especialmente por conta dos “valores absurdos e repugnantes” defendidos por Bolsonaro e por seus eleitores.

“Na semana passada, eu só pensava em política, valores, no futuro, meus amigos… Fui votar com convicção, escolhendo a opção com a qual mais me identifico. Eu estava preocupado, mas eu tinha uma pequena esperança dentro de mim. Depois dos resultados, fiquei triste e até assustado quando vi as as reações do povo celebrando a vitória de um candidato que já mostrara valores absurdos e repugnantes”, declarou.

Questionado a respeito do apoio de jogadores e ex-jogadores à candidatura de Jair Bolsonaro, como Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo e Felipe Melo, Raí avaliou o posicionamento como uma aposta conservadora em uma mudança.

“Eles o apoiam porque acreditam em um país melhor com ele. O futebol é um reflexo da sociedade. Especialmente seu lado conservador e suspeito”, diz Raí, que busca uma explicação para a falta de posicionamentos contrários ao presidente eleito no meio futebolístico. “Eu acho que é por falta de cultura, cultura política também. Eles (jogadores críticos a Bolsonaro) não se expressam com ceticismo, têm medo da agressividade do público e porque se sentem minoria entre os jogadores de futebol.”

‘É preciso endurecer, mas sem perder a ternura jamais’

Ao jornal, Raí avaliou a eleição de Bolsonaro como o resultado do desejo do brasileiro por uma mudança, “às vezes guiada pelo ódio”.

“Não tenho dúvidas de que muitos brasileiros não acreditam que o novo presidente ponha em prática os terríveis preconceitos inaceitáveis que ele falou em público. Espero que eles estejam certos… Mas para ter certeza disso, precisamos de uma forte resistência da sociedade civil e da oposição, que deve ser cuidadosa, agir com inteligência e, se possível, agir com inteligência e, se possível, agir com amor ao próximo. Essa é uma noção essencial”, disse Raí, que foi além.

‘É preciso endurecer, mas sem perder a ternura jamais.’ Esta frase (de Che Guevara) é mais do que nunca relevante. Eu não defendo o comunismo, mas sim um novo humanismo democrático, inclusivo e sustentável. Devemos procurar um novo modelo de esquerda que seja eficaz e nos represente. Nós também precisamos de novos líderes.”

 

Fonte: Uol

41 comentários em “Raí vê “valores repugnantes” em Bolsonaro, mas prega resistência com amor

  1. Raí, todos os que mamaram nas tetas do Governo petista são seus defensores. Haja visto os artistas que se beneficiaram da Lei Rouanet. Você foi propagandista da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL nos comerciais da “Minha Casa Seu Cofre” certo? Está ai a razão da sua opção partidária?

  2. Se você não votou no Bolsonaro, com certeza votou no Haddad, certo?
    Então você votou no PT, partido que está dando trabalho para a Polícia Federal e tb. para o nosso Judiciário. Da Petrobrás eles sequestraram BILHÕES de reais. Há inúmeras provas.
    Como você entende esta situação Raí?
    Esterno aqui minha decepção com um ídolo do meu SPFC.

  3. Que decepcao o Rai, considero ou considerava o maior idolo do Sao Paulo, maior mesmo que o Mito, pois foi sobre sua batuta que ganhamos nossa primeira Libertadores e primeiro mundial algo inédito e impenssavel para nosso clube na época.
    Sabia que tinha pensamentos de esquerda, mas nao para chegar ao cumulo destas declaracoes, citar Che Guevara eh demais, dizer ser resistencia? Resistencia do que? As eleicoes foram ganhas honestamente (por parte do Bolsonaro), apesar de ainda estar procurando os 45 milhoes de eleitores do Haddad e mesmo quem votou nele no primeiro turno (urnas fraudadas para favorecer o partido).
    Se isto viesse de uma pessoa ignorante, sem cultura, alienada com os fatos do dia a dia poderia entender mas do Rai, que decepcao.
    O Rai como pessoa esclarecida que eh sabe muito bem o que esta acontecendo e como dono de uma ONG com certeza sabe quem eh George Soros e a fundacao Open Society, e tem conciencia do mal que este homem esta fazendo no mundo.
    Sinto muito, mas a partir de hoje comeco a duvidar de como o Sao Paulo esta sendo conduzido, com estes valores de “Os fins justificam os meios” temo pelo que vira a frente saindo de uma cabeca de quem acha que devemos lutar pelo “ideal” depois de ver o estrago feito no país.

    Rai eh o típico esquerda caviar, passa ferias no primeiro mundo, prega o socialismo mas nao abre mao do que o capitalismo oferece. (Hipocrisia pura).

    Esta turma nao tem lógica, o idealismo os cegou ou os adoeceu, nao conseguem enxergar o que eh errado a ponto de compactuar com o que ocorreu com o Brasil nos últimos 30 anos e ainda apoiar.

    Perdeu um grande fa Rai.

  4. Refletindo melhor,
    ou o Sao Paulo futebol tambem se enquadra
    e tente ao menos fazer o mesmo que o governo federal,
    tentara,
    ou desbunde de vez, e nesse desbunde fique mesmo com Rai.
    Aliaz Rai, obrigado por tudo,
    e va cuidar da sua ONG,
    ja deu.

  5. E só para esclarecer, “valores repugnantes” são os do seu partidinho de pilantras que vc e 45 milhões de OTÁRIOS votaram!
    Valores do Bolsonaro são:

    Família, trabalhador, cidadão honesto, escolas decentes, lisura e transparência

    Valores da Facção PTralha:

    Bandidos, ditadores, artistas vagabundos e mamadores da lei Rouanet, drogados e corruptos

    Então, quais são os “valores repugnantes” na sua ótica?
    Os meus são os do Bolsonaro, se pra vc eh o da facção PTralha, vá procurar um psiquiatra!!!

    • Corrigindo:

      Então, quais são os “valores repugnantes” na sua ótica?
      Pra mim, são os dos PTralhas
      se pra vc eh são os do Bolsonaro, vá procurar um psiquiatra!!!

  6. Pensei que vc fosse um pouco inteligente, sr. Raí. Defender os PTralhas que devastaram o.país e cuja cupula está toda presa por corrupção e lavagem de dinheiro, só pod ser um IMBECIL.

    Não está feliz, vai pra Cuba ou Venezuela e leve com vc mais alguns PTontos que idolatram a besta de 19 dedos e sua facção!!!

    Não eh a toa que o SPFC eh uma incompetência, com pessoas como esse Raí de dirigente, não vamos ganhar nada, PTONTO!!!

  7. Rai;
    Desta vez V. deu fora.
    V. como esportista e responsavel por dezenas de opiniões perdeu uma grande
    OPORTNIDADE de ficar QUIETO !!!!!!!
    Saiba que o Bolsonaro é um grande homem ele sabe reconhecer o erro
    e voltar atrás com humildade! Siga o exemplo destes grandes homens !!!

    • Como idolo perdeu ponto aqui, na franca, nao sei nao vivo la, nem quero.
      O seu equivoco de apoiar bandidos, o denigri e o afasta daquela aurea que tinha,
      e o expoem com um ongueiro oportunista. Isso vai acabar, mane.

  8. A ordem de grandeza para algumas pessoas impressiona.
    Comparar a ditadura militar no Brasil que durou 20 anos e que sabidamente matou menos do que 500 pessoas, com a ditadura Cubana que dura mais de 50 anos e até hoje e reconhecidamente matou mais de 100.000 pessoas é de uma desonestidade intelectual absurda.
    E, certo ou errado, a ditadura militar no Brasil matou pessoas que queriam transformar esse país numa outra ditadura, a do proletariado.
    Ademais, nenhum cidadão brasileiro foi impedido de sair do seu país durante o regime militar, coisa que não é permitida até hoje aos cidadãos cubanos.
    Usar uma frase de Che Guevara e não se dizer comunista, só mostra a forte contradição da maioria dos esquerdistas: são adoradores do modelo socialista de Cuba, mas na hora de viajar o destino escolhido é sempre a França e de preferência com seus Iphones de última geração.

  9. Meu grande e maior ídolo Rai.
    Como alguém já falou, você de boca fechada é um poeta.
    Comigo perdeu pontos e muitos.
    O Bolsonaro não é o presidente dos meus sonhos.
    Agora defender o lado de lá cujo candidato tem “trocentos” processos e seu mentor está preso junto com a cúpula do partido. Ah meu Deus. Você é conivente com isso tudo q está aí.
    FORA RAI.
    mil vezes FORA RAI.

  10. Raí sempre fui seu fã incondicional, essa sua faceta me pegou de surpresa, apesar do seu irmão, achava que com sua inteligência pensava diferente. Torço para que você administre o são Paulo como o Bolsonaro o faria no seu lugar.

  11. Enquanto tivermos diretoria envolta em ‘inaugurar” estação de Metrô e termos torcida que se diz organizada a apoiar isso, qualquer dirigente pode falar bobagem… inclusive vc Raí. Antes que eu me esqueça!
    Vai K H!

  12. Raí onde vc estava quando o PT assaltou o país ? tu ficou calado e se omitiu, então quer um conselho, FECHA A BOCA pra falar de política e cuida do futebol do SPFC que tá uma draga!

    se tem uma coisa que eu detesto no ser humano é o cinismo, “nego” se cala quando vê o maior assalto aos cofres público do Brasil pq se identifica com esse lado, e agora vem falar merda de um governo que ainda nem chegou ao poder, portanto nem conhece ou sabe oq vai acontecer.

  13. Oposição é saudável em uma democracia, resistência se faz quando se vive em regime de exceção.
    Como liberdade de expressão também é um dos pilares da democracia, que pese não compactuar com as idéias expostas em ambas vertentes, respeito seu direito e mantenho admiração tanto pelo jogador que foi, como pelo empenho que vem fazendo como dirigente.

  14. Bom, fiquei ausente aqui por longo tempo, estava participando da campanha do nosso Presidente eleito Jair Messias Bolsonaro. Inclusive deixei de escrever uma nova coluna para o site por esse motivo.

    Raí tem o direito de falar sua opinião como cidadão, ele tem uma péssima influência doentia do seu finado irmão, já sabia de outrora suas terríveis opiniões políticas. Veja, ele é um administrador de ONG, essas que mamam em dinheiro público e de organizações como as de George Soros que patrocinam a destruição da cultura ocidental e o genocídio infantil provocado pelo mundo através do horrendo crime do aborto!!! A mamata das ONGS por parte do governo federal acabou, por ano 12 bilhões eram repassados para esse covil de cobras comunistas em troca de apoio político!

    Ser esquerdopata como o Raí, é direito dele. Mas defender ladrões, defensores de vagabundos e assassinos como ele o faz vide a frase do tal “Che”, mostra a sua verdadeira face doentia, sim essa mesma face doentia que 99% dos jornalistas comunistas brasileiros defendem, onde tudo pode, desde que seja feito pela ou por uma organização ou partido, leia-se a esquerda brasileira e sulamerica, também conhecida como PT.

    Aos jornalistas e figuras públicas como o Raí, eu lhes digo: vocês não detém mais o monopólio da informação, as suas meias verdades e mentiras não dobram a esquina, agora a verdadeira informação está ao alcance de todos, todo computador e celular é uma redação e um jornalista e vocês não mais nos controlam!!!

    E em breve, teremos um canal conservador em nosso país, nos mesmos moldes da Fox News dos USA.

    Brasil acima de tudo, Deus acima de todos. Que Deus abençoe a todos vocês e que Deus abençoe a Terra de Santa Cruz!

  15. Ele continua ídolo, mas nem por isso não podemos falar que falou besteira e não questiono o caráter dele até porque não sei nada de errado dele mesmo achando que está super equivocado

  16. Quis parecer melhor e mais inteligente que os outros atletas, mas cita a frase de um assassino e reproduz o discurso boboca de “resistência” dos quadrilheiros derrotados.
    Um homem nessa idade já não deveria se deixar levar pela vaidade.

  17. Impressionante como muita gente escreve como se fosse dono da vdd , o Rai omitiu a opinião dele como muita gente faz e é um direito dele, assim como é direito de qlq um em não concordar, agora vem fulanos aqui escrever que o cara é mau caráter, que deveria ficar calado…..é muita ignorância!

    • Se Raí que é um cidadão cosmopolita dando a sua opinião a um jornal da França, berço do Iluminismo, imagine um um cidadão comum, é Torquemada (Google Help) ressuscitando rsrsrsrs

    • Perdão, mas peço vênia para deixar registrado que entre omitiu e emitiu existe um afastamento abissal. Realmente, o Raí seria mais inteligente se tivesse OMITIDO a sua opinião. Ademais, esse não é um site de política, razão pela qual qualquer discussão aqui registrada se torna um inútil exercício de cidadania. Alguém aqui disse, e eu concordo, daqui para frente as ONGs perderão a mamata, isso é certo. Talvez seja essa a razão maior que embasou a opinião do Raí…

  18. Raí, você é o meu ídolo, sou São Paulina inclusive por causa do seu tempo, mas nao viaje quanto à política. O Brasil é muito maior que isso, não estava bom e precisávamos mudar. Não existe resistência, estamos todos no mesmo barco. Política não é futebol, que independente usamos a mesma camisa. Isso é coisa séria! Repense sobre seus argumentos.

  19. Com o excesso de culturas, vão se esvaindo os valores…
    Triste constatação sobre qual o pensamento de um cara que ganhou o mundo, mas claramente perdeu valores nesse processo!
    Acredito que com todos os benefícios que virão, Rai e muitos dos “resistentes” irão admitir que estavam errados quanto a um governo de direita.

  20. Artu e Fábio, como dirigente do São Paulo acredito que tem responsabilidade sim e outra se um erra em citar uma pessoa o outro está correto ? Belo argumento

  21. O que ele não percebeu que o povo brasileiro precisava se livrar do repugnante PT, de sua arrogância e dos governos, que quebraram a Petrobrás e o país

  22. Caro Raí… como futebolista você foi um dos meus ídolos. Com o gestor ainda tem que provar que merece a minha admiração. Já no que diz respeito ao posicionamento político, melhor seria você ficar calado para não angariar mais críticas, além das que já recebe como gestor de futebol, que ainda necessita provar sua capacidade. Portanto, aqui deixo um conselho de alguém que já viveu mais que você: “num momento como esse, de tanto acirramento político, melhor seria você não emitir nenhum comentário e ficar na sua. OK?

  23. Acabou de perder um fã. O PT perdeu pq acabou com o Brasil, pq seu líder é o maior corrupto da história do país, perdeu pq em 13 anos não melhorou em nada esse país. Fez o país mergulhar na violência e na impunidade. Transformou uma esmola em compra de voto. Não melhorou a educação, não melhorou a saúde. Quando uma pessoa vota em uma quadrilha, declara o tipo de caráter. Que pena.

    • Estou com voce, Fernando,
      e mais Rai, o Brasil precisava mudar e vai mudar,
      assim como nosso Sao Paulo FC,
      esse sim virou o que presenciamos agora igualzinho a nossa PTatria dominada.
      Vejam nossos hermanos desbundaram os melhores daqui
      nesse nosso futebol que tambem esta acabado.
      E hora da virada e vamos virar, por favor, Rai, ajude ao menos nosso
      time, que de politica voce e zero.

      • Mais até do que isso, quem votou nessa eleição no PT, deixou de ser eleitor e passou a ser cúmplice de tudo que fizeram, pois parte de seus crimes já vieram a tona e muitos outros virão como associação as FARC, Hesbolah e Estado Islâmico. Acaso não sabem que toda quarta-feira durante o governo Hugo Chavez haviam vôos entre os aeroportos da Venezuela e Irã e passando por território brasileiro? Muita coisa virá a tona, inclusive os desvios para sustentar ditaduras na América Central e na África!

  24. Paulo

    Aqui falamos do SPFC ou da opinião politica de seus dirigentes ?
    Caso sua posição seja a mesma do Rai, declare-a e que seja aberta o espaço para politica publica aqui também.

    Caso não, Acho irrelevante matérias como esta, passado o momento conturbado das eleições.

    • A matéria é relevante. A opinião do Raí pode coincidir ou não com a minha. Vale o debate, com argumentos saudáveis e respeito, e não com ofensas como ocorreram em toda a eleição, onde os extremismos impediram um melhor debate de ideias, onde o meu candidato é bom e o seu é bandido, ou o meu candidato é bom e o seu é fascista. Entendo que se falou como diretor do São Paulo – e não foi isso o que fez – está completamente errado. Se falou enquanto cidadão cosmopolita como realmente o é e o fez, está totalmente certo. Se não no mérito, no direito de expor sua opinião.

      • Paulo discordo de você. Se falou comp cidadão tem todo direito de falar sim, tem o direito de escolher seu lado. Porém está claro feito o dia que de certa forma faz vista grosso aos assaltantes do dinheiro público e falando hipotéticamente podemos pensar que fará o mesmo se o Presidente Leco ou algum diretor assaltar os cofres do nosso SPFC. Em nome de uma ideologia.
        Segundo se ele falou em nome do clube pior ainda porque eu como torcedor tenho o direito de pensar que o Raí acha normal que alguém leve o dinheiro do nosso Tricolor e que ele próprio seja beneficiado com uma beradinha deste. Fico sim com esses exemplos.
        Se ele não se desculpar é manter essa ideologia com muita dor no coração que falo pro meu ídolo maior.
        #ForaRai

  25. Raí você não representa o São Paulo na política, enquanto dirigente deveria ficar calado nesse assunto e cuidar do seu time que está precisando, ainda mais citando um assassino comunista.

    • Rai deu a entrevista como ex jogador a um jornal francês, país onde é ídolo. Como cidadão, ele tem todo o direito a ter e expressar sua opinião. Da mesma forma que, hoje, você tem o direito de expressar a sua. Em momento algum ele fala como representante do São Paulo, o que concordo que seria errado.

      Se citações a assassinos fosse algo tão relevante, Bolsonaro não teria sido eleito, já que sempre menciona Brilhante Ustra um torturador dos porões da ditadura que atuou aqui mesmo no Brasil.

      • Concordo com você, Raí hoje é um cidadão cosmopolita e não depende de ninguém para expressar sua opinião, ainda pra um jornal da França, berço do Iluminismo.

      • Torturador. A história mostra avó país estava em guerra contra os comunista e excesso houve e haverá dos dois lados sempre que houver uma guerra. Sr. Fabio nesta premissa e nesta guerra caso você estivesse participando qual você escolheria?
        Ser torturado e preso pelos Militares ou Ser sequestrado e eliminado pelos comunistas clandestinos.
        A escolha é sua. Vamos lá. Diga pra nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*