Raí é o novo diretor de futebol do São Paulo

Raí é o novo diretor de futebol do São Paulo. O ídolo aceitou o convite do presidente Carlos Augusto de Barros e Silva e assumirá nos próximos dias o cargo que era de Vinícius Pinotti até quarta-feira. O Tricolornaweb havia antecipado, quando noticiou a demissão de Pinotti,, que o ídolo Tricolor seria o novo ocupante do cargo.

O ex-jogador vinha trabalhando no Conselho de Administração do clube. O nome dele chegou a ser cotado anteriormente para a função de coordenador técnico, mas não houve consenso para a criação do cargo. Com isso ele terá que deixar o Conselho e sua vaga poderá ser ocupada por Marcio Aith, que sairia da diretoria de Comunicação e Marketing.

Leco entende que o currículo de Raí, com cursos preparatórios, o respalda para gerir o departamento de futebol, envolvido em tanta turbulência recentemente. Os grupos políticos que apoiam o presidente também insistiram para que o nome de Raí fosse o indicado.

Essa é a segunda vez que Raí participa da gestão do futebol tricolor. Em 2002, com o presidente Marcelo Portugal Gouvêa, ele ficou apenas três meses como coordenador. Mas é bom lembrar que ele ainda era muito jovem e hoje, muito mais maduro e conhecedor dos meandros do futebol, deve ser o nome certo para o lugar certo.

Vinícius Pinotti pediu demissão alegando divergências com o presidente na condução do clube. A tentativa de negociação de Pratto feita pelo presidente Leco sem comunicá-lo e, por último, o convite que ele fez ao técnico Jair Ventura sem informar o presidente Leco, deterioraram a relação entre os dois. Ele deixou a diretoria tendo a receber cerca de R$ 20 milhões, valor referente a empréstimos feitos no período em que era apenas torcedor. Foram R$ 14 milhões somente na compra do argentino Centuríon.

Raí, de 52 anos, é um dos maiores ídolos da história do São Paulo, conquistando um Campeonato Brasileiro (1991) cinco Campeonatos Paulistas (1989, 1991, 1992, 1998 e 2000), além de duas Libertadores (1992 e 1993) e um Mundial de Clubes (1992). Até a década passada era tido como o maior ídolo do clube, status que perdeu depois dos títulos conquistados por Rogério Ceni, o M1TO.

Paulo Pontes

14 comentários em “Raí é o novo diretor de futebol do São Paulo

  1. Muita sorte pro Raí!!!! E estou na torcida que Lugano continua no São Paulo, que receba algo para ajudar o tricolor, que em 2018 seja totalmente diferente.

    Nos torcedores acostumados com Libertadores, 2 vez já sem participar, uma pena!!!

  2. Não vou apostar muitas fichas nos pés do Raí; não sou seu entusiasta.
    Acho o Raí uma ótima pessoa; sei de seu amor pelo S.Paulo, mas não acredito que ele seja o cara que o S.Paulo precisa no departamento de futebol.
    Minhas dúvidas começam pelo fato de que o Rai fazia parte de um Conselho (não sei bem se é Conselho mesmo mas não quero pesquisar) que aceitou um termo de confidencialidade sobre os negócios e assuntos tratados nele, concordando com a falta de transparência geral que impera no clube;
    minhas dúvidas continuam porque o Rai não tem jeito de ser bom negociador e me parece ser muito chegado aos boleiros para poder orientá-los e, principalmente, puni-los em caso de necessidade.
    Se ele puder trazer algumas pessoas de fora para assessorá-lo e ele escolher bem quem trazer, talvez possa dar conta do recado; sozinho acho difícil ele se dar bem.
    Sem contar, ainda, com o efeito Leco, o maior joão-bobo que já dirigiu nosso clube. Por que joão-bobo? Porque contrata ídolos dos torcedores e depois, caso o contratado não se saia bem, fica sem força política e moral para dispensá-los. Foi assim com o Rogério Ceni, a quem o joão-bobo deu um presentinho de 5 milhões para não magoar o ídolo e conseguir tirá-lo do comando do time: só que quem pagou foi o “troxa” do SPFC. Espero que a história não se repita e que o Rai me surpreenda e dê conta do abacaxi!!!

  3. Pontes,
    será que o Raí terá autonomia para decidir no futebol do SPFC ?
    Ele conseguiu alguma garantia quanto a esse poder ?
    Ele conseguirá afastar o NEFASTO das decisões do futebol ?
    Abs

  4. Tomando a liberdade de procurar pensar como a “casta dominante”, este será o melhor caminho para tira-lo do conselho administrativo e em breve do Morumbi definitivamente, afinal trata-se de um “reles” ex-boleiro, ou seja um intruso no covil.
    Afinal, lugar de jogador é jogando.
    Que eu me engane e as coisas melhorem, para o bem da instituição.

  5. Mudando de assunto um dedinho só, o tricolor precisa urgentemente de alguém para coordenar a categoria de base, hj li uma notícia que o contrato do Marquinhos Cipriano termina em setembro de 2018, em março já pode assinar um pré-contrato, esse moleque é uma das maiores joias que já passaram por aqui, se o tricolor perder esse moleque vai ser o maior atestado de incompetência dessa gestão de cotia. Já basta o Militão que pelo andar da carruagem vamos perder mesmo.

  6. Acho uma pena se juntar a essa diretoria, vai queimar sua imagem. O Leco é centralizador, não da autonomia pra ngm, escolheu o Raí para se esconder atrás dele, o torcedor não vai xingar o Raí como fazia com o Pinotti, mas o trabalho (tomara, e tomara muito, que eu esteja errado) não vai mudar grande coisa, quem manda no São Paulo é o Leco e vai continuar sendo assim, pq todo mundo pula fora dessa gestão? Muito provavelmente pq o Leco não deixa ngm trabalhar.

  7. Minha opinião:
    Apesar de não ter exercido esta atividade anteriormente Raí é um sujeito capacitado e versado em vários assuntos, conhece muito bem os bastidores do futebol, além de ídolo é alguém que gosta muito do clube e talvez este seja o principal motivo por aceitar este desafio.

    Tenho certeza que no quesito experiência saberá se cercar de pessoas competentes, além da ajuda do seu sobrinho que tem muito conhecimento na gestão de futebol.

    É forte o suficiente e ninguém o obrigará fazer coisas ao qual não concorde, justamente por ser muito mais que um mero funcionário, e não será bibelô de nenhum mandatário com data de validade.

    Então boa sorte Raí, nesses dias difíceis o clube precisa demais de pessoas com bons propósitos, inteligentes e que acima de tudo amem de verdade o SPFC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*