Queda na Libertadores e interino. Osorio conhece bem cenário que encontrará

Juan Carlos Osorio chega ao São Paulo com a missão de fazer o torcedor esquecer a eliminação na Libertadores, além de tentar brigar pelo títulos do Brasileirão e da Copa Brasil no segundo semestre. O cenário não é novo para o treinador colombiano, que deve usar uma experiência vivida há três anos, quando assumiu o Atlético Nacional. Osorio, na ocasião, teve sucesso.

O fato se deu em 2012. Naquela oportunidade, o time de Medellín havia acabado de ser eliminado na Libertadores, nas oitavas de final da competição. As partidas do mata-mata diante do Vélez Sarsfield foram marcadas pela presença do treinador interino do Atlético Nacional. A situação é idêntica à do São Paulo na derrota para o Cruzeiro, com Milton Cruz no banco de reservas.

Antes de Osorio assumir o time, a direção do Atlético Nacional demitiu o técnico Santiago Escobar na véspera do jogo de ida contra o Vélez, treinado à época por Ricardo Gareca. Dessa forma, Norberto Peluffo assumiu a equipe para os dois confrontos decisivos das oitavas da Libertadores.

Sob o comando do interino, o time colombiano foi derrotado em casa e deixou a Libertadores depois de um empate por 1 a 1 em Buenos Aires, no dia 8 de maio. Cinco dias depois, Osorio, que havia deixado o Puebla-MEX em março, estreou no comando do Atlético Nacional. O time venceu o Junior Barranquilla por 3 a 1, em Medellín, já na reta final do Torneio Apertura.

Bons resultados

Com Osorio no comando, o time colombiano teve boa campanha no Clausura. Na primeira fase, terminou na quinta colocação. Na fase seguinte, ficou a um ponto do rival Independiente Medellín, que conseguiu chegar à final.

Nas temporadas seguintes, porém, o Atlético Nacional ergueu a taça do Campeonato Colombiano três vezes. No primeiro semestre de 2013, conquistou o Apertura ao vencer o Sanfa Fe na decisão. No mesmo ano, derrotou o Deportivo Cali e garantiu o bicampeonato. Na sequência, foi campeão novamente, com vitória sobre o Junior Barranquilla.

No ano passado, a equipe de Osorio não conseguiu o quarto título seguido, mas chegou à decisão  da Copa Sul-Americana, depois de eliminar o São Paulo de Muricy Ramalho na semifinal. O River Plate sagrou-se campeão do torneio.

Osorio comandou o Atlético Nacional em 237 partidas, com 126 vitórias, 59 empates e 52 derrotas — aproveitamento de 61,5%. Durante a passagem do treinador, o time também conquistou a Copa da Colômbia em 2012 e 2013, além da Superliga de 2012.

 

Fonte: Uol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*