Pintado aponta descompromisso e detona São Paulo: “Um clube triste”

A goleada por 6 a 1 sofrida para o Corinthians tirou Pintado do sério. A ponto do ex-volante, um dos integrantes da geração mais vencedora da história do São Paulo, se enxergar de novo em campo com a camisa tricolor. Se estivesse no gramado de Itaquera, talvez a apatia demonstrada por boa parte do elenco fosse combatida por carrinhos, broncas, gritos e raça. Um cardápio de ações que, para muitos críticos, está em falta no atual grupo são-paulino.

Pintado comemora gol do São Paulo sobre o Bragantino em 1993 (Foto: Arquivo / Ag. Estado)Pintado comemora gol do São Paulo sobre o Bragantino em 1993: volante fala sobre o futuro (Foto: Arquivo / Ag. Estado)

Pintado conhece bem o Morumbi. Foram 118 jogos em duas passagens (1985 e 1992-93), cinco títulos (dois Paulistas, duas Libertadores e um Mundial de Clubes) e muita identificação. Era, na equipe que encantou o mundo na década de 1990, o símbolo de dedicação. Até por isso, sabe que falta muito ao São Paulo de hoje, dentro e fora de campo.

Em entrevista exclusiva ao GloboEsporte.com, o atual treinador do Guarani apontou muitos dos erros que levaram o Tricolor a vexames contra os maiores rivais em 2015. Pintado afirma que alguns jogadores não demonstram vontade de defender o clube hoje, diz que falta alegria e comprometimento de quem defende o São Paulo, aponta no que o time de 1992-93 pode ser inspiração e comenta a possível volta do uruguaio Diego Lugano. Mais do que isso, faz um diagnóstico preocupante para a atualidade.

– Depois da última conquista, que foi a Sul-Americana, o São Paulo caiu em uma nuvem cinza, em um momento nublado. A partir disso, São Paulo começou a se acomodar e essa tristeza, essa depressão, veio com tudo isso.

Confira a entrevista completa de Pintado:

GloboEsporte.com: O que o São Paulo representa na sua vida pessoal e profissional?
Pintado:
Posso dizer que minha vida se divide em duas etapas, principalmente no lado profissional. Existe o Pintado antes do São Paulo e o Pintado depois do São Paulo. As grandes conquistas da minha vida foram dentro do São Paulo. Meu melhor momento como atleta foi dentro do São Paulo. Meu melhor momento como pai de família foi dentro do São Paulo. Então, todos os melhores momentos da minha vida eu passei dentro do São Paulo. Para mim, o São Paulo é uma referência de vitória, de momentos positivos, que hoje me deixa muito triste.

Você usou a expressão triste. É isso que o São Paulo é hoje?
Pelo que conheço do São Paulo, não sei se é muito ou pouco, desde a pessoa mais simples até o presidente, é um clube triste. O São Paulo hoje está triste, o Morumbi está triste, o centro de treinamento está triste, Cotia também. Isso a gente está vendo dentro de campo. Não é uma equipe feliz, à vontade jogando futebol, uma equipe que tem um sentimento de alegria por estar no São Paulo. O que parece para a gente é que muitos não estão felizes de estar no São Paulo. Essa verdade precisa ser colocada para todos, porque existe uma instituição que é muito maior. O São Paulo Futebol Clube é maior que qualquer jogador, que dirigente, que todos que passaram por lá. Existe o São Paulo que é muito maior do que todos. Quem não está feliz de estar no São Paulo tem que pedir para buscar essa felicidade em outro lugar. No São Paulo, é importantíssima essa confiança na instituição, que é um clube grande, um clube sério. O profissional que trabalha no São Paulo tem que estar muito feliz de fazer parte disso.

Desde quando você percebe que essa tristeza tem atrapalhado o São Paulo dentro e fora de campo?
O São Paulo vem de anos praticamente sem conquistar nada. Depois da última conquista, que foi a Sul-Americana, o São Paulo caiu em uma nuvem cinza, em um momento nublado, que essa alegria e comodidade, essa grandeza, não foi administrada de maneira inteligente. A partir disso, São Paulo começou a se acomodar e essa tristeza, essa depressão, veio com tudo isso.

Na sua época de jogador, existia um clima ruim como esse?
Muito pelo contrário. A gente chegava para treinar, a pessoa que trabalhava na portaria dava um bom dia com alegria, fazia uma brincadeira. Existia uma relação de alegria, de transmissão de confiança, essa coisa boa de trabalhar em um clube como o São Paulo. Todo mundo estava feliz de trabalhar lá, de ter essa oportunidade. No meu caso, principalmente. Desde o Raí, que era a estrela do time, o Muller, com toda a história na seleção brasileira, Zetti, Ronaldão, todos os craques que passaram tinham a consciência de estar em um grande clube. Isso era motivo de alegria, para ter confiança e jogar bem.

Luis Fabiano Rogério Ceni Cafu Zetti Carlos Miguel Aidar Pintado Careca São Paulo (Foto: Alexandre Lozetti)Pintado posa ao lado de ídolos do passado e do presente do São Paulo em evento neste ano (Foto: Alexandre Lozetti)

Daquele time que ganhou tudo nos anos 1990, era possível imaginar uma postura tão desinteressada em campo?
Impossível. Essa situação que a gente vê hoje, em campo ou administrativamente, deixa a gente triste. Era impossível que acontecesse isso (postura apática) com aquela equipe. Talvez esse vírus rondou por ali, mas a gente era muito mais forte que isso. A nossa alegria, a nossa responsabilidade, o nosso querer jogar no São Paulo era tão maior que nunca, nem nos piores momentos, a gente se aproximou de uma época como essa que o São Paulo vive.

Aquele time dos anos 1990 era melhor tecnicamente ou mentalmente?
Aquele time era melhor em tudo do que os outros grupos que passaram pelo São Paulo. Provavelmente vai vir gente melhor, alguns jogadores individualmente melhores já passaram pelo clube, mas aquele grupo de jogadores era melhor em tudo em relação a todos os grupos que o São Paulo tem montado.

Pintado técnico Guarani (Foto: Rodrigo Villalba / Memory Press)Pintado comanda hoje o Guarani, clube que tenta levar à elite do Paulistão (Foto: Rodrigo Villalba / Memory Press)

O que a equipe bicampeã mundial teria para ensinar a esse São Paulo atual, que provavelmente será desmanchado no fim do ou, e aos próximos que virão?
Acho que ensinar acaba sendo um pouco de prepotência, mas ao mesmo tempo a gente não pode deixar de apontar o que é importante a esses que hoje têm a chance de jogar no São Paulo. Você apenas passar pelo São Paulo é muito frágil, é muito pouco, é muito ruim só passar pelo São Paulo. Ser lembrado como “esse que jogou no São Paulo” é bastante ruim. O São Paulo oferece todas as condições para você conquistar algo. Ficar marcado na história de um clube assim não é qualquer coisa, não tem dinheiro que compre isso. O tempo vai ensinar isso a esses mais jovens. Infelizmente alguns não souberam aproveitar e vão ter que deixar justamente o São Paulo no fim do ano.

Tem alguma passagem marcante pelo São Paulo?
A equipe que iniciou 1992 foi construída de uma maneira muito especial. Isso é muito marcante para mim. A liderança que o Telê tinha, que um homem do futebol tinha, faz muita diferença. Não necessariamente tem que ser um ex-atleta, alguém que foi campeão no São Paulo, mas o clube precisa de uma pessoa do futebol, com experiência no futebol. Que o atleta do São Paulo olhe e não venha contar uma história, não venha enganar, explicar. Falar todo mundo pode, mas a atitude é que tem que valer. Em 1992, todos tiveram atitude de liderança, tanto o seo Telê quanto os jogadores.

Time são paulo posado libertadores 1993 Pintado (Foto: Edu Garcia / Agência Estado)No Tricolor, Pintado venceu duas vezes a Libertadores: em 1993, era titular absoluto (Foto: Edu Garcia / Agência Estado)

Falta querer mais do que o seu adversário?
Difícil pedir isso para os atletas hoje em dia. Antigamente os valores era muito menores que hoje. É muito legal para o atleta de hoje, todo mundo supostamente merece o que ganha. A gente tinha um compromisso além daquilo. Aquele time, não é querer ensinar, mas queria fazer dar certo. Esse querer, essa disposição, essa intenção, a vontade de vencer, hoje é muito marcante no futebol. Jogar todo mundo joga, mas querer ser campeão precisa querer muito, mas muito mais do que os outros. Todos querem ser campeões, mas para atingir precisa de muita vontade, todo dia, ser alimentado todos os dias. É você olhar para o seu líder, dar a mão para ele e percorrer esse caminho que vai levar você até a conquista. De repente não é o caminho mais bonito, mas é esse caminho que vai levar a gente para a conquista.

O Telê fazia muita diferença?
Muita, muita, muita. O seo Telê foi líder para alguns, foi pai para outros, carrasco para alguns também. Foi uma pessoa dura em alguns momentos, poucas vezes carinhoso, mas foi sempre um grande profissional. Sempre um grande profissional, que cobrava diariamente excelência de todos. No gramado, na alimentação, no treinamento. Isso teve um peso muito grande para nós.

Você assistiu ao jogo com o Corinthians?
Assisti.

E qual foi sua reação conforme os gols iam saindo?
Eu vi um São Paulo abatido desde o primeiro gol. Nunca conseguiria reagir, sair daquela situação dentro do jogo. Vi um Corinthians sobrando, em cima de um adversário como o São Paulo. É diferente o Corinthians jogar contra uma equipe pequena e ter que ser superior. Essa falta de reação me deixava muito incomodado, muito triste de verdade. Estava ali como torcedor. Foi lamentável, mas também aprendi bastante como profissional. Vi o que a falta de objetivo causa dentro de uma equipe de futebol, mesmo que tão grande como o São Paulo.

Corinthians x São Paulo fagner rogério felipe (Foto: Marcos Ribolli)Corintianos deixam Rogério no chão durante a goleada alvinegra sobre o São Paulo, no domingo (Foto: Marcos Ribolli)

Se imaginou lá dentro de campo?
Sim, depois do terceiro gol, imaginei qual seria minha reação. E seria muito clara. A cobrança existiria dentro de jogo, não fora de campo. Assim era com a equipe de 1992. A gente se cobrava em campo, não depois do jogo, falando que alguns não têm vontade, que a parte política atrapalha, nada disso. A partir do momento que você sente, como jogador, que está difícil e a equipe não vai conseguir um bom resultado, você toma algumas atitudes. Uma chegada mais forte no adversário, sem ser desleal, mas impor respeito. Seria um recado: “Corinthians, você está jogando contra uma equipe grande, e aqui a gente exige respeito”. Não é pedir para tirar o pé, mas o São Paulo exige respeito. Eu não vou perder uma dividida mais, nenhum lance mais, eu falando. Não haveria bola perdida. Seriam atitudes assim que contagiariam os meus companheiros.

Era dia de fazer uma coisa mais forte no vestiário, para despertar os caras e forçar a equipe a sair do comum?
A gente viu isso acontecer no São Paulo e não deu resultado. Algumas atitudes têm que vir de dentro de cada um. Parece um circo se você chega, chuta tudo, quer sair na mão com algum companheiro. Parece que é para a torcida isso, para alguém falar na imprensa que um ou outro fez aquilo. Não é o principal. É despertar no companheiro, durante a temporada, o ânimo. No dia do jogo, é muito difícil que isso dê certo de uma ou outra maneira.

muricy ramalho 1995 tele santana (Foto: Agência Estado)Telê era o mentor do time campeão de tudo na década de 90, de acordo com Pintado (Foto: Agência Estado)

Você lembra de algum caso nos anos 1990 que alguma atitude assim, uma dividida mais dura, contagiou o time e forçou uma reação em campo?
Lembro várias vezes, principalmente do Telê. Ele entrava no vestiário não para dar instrução, mas para exigir um pouco mais. Ele ia exatamente nos jogadores que ele sentia que precisavam de uma cobrança maior. Era assim durante a semana. O seo Telê cobrava muito durante a semana e antevia o que ia acontecer no jogo. Falava para a gente: “Faça direito que vai fazer falta, treine bem, bata bem na bola, capriche no cruzamento”. Entre nós jogadores isso era muito claro. Partia da gente, da nossa disposição, do compromisso entre companheiros.

Em campo, foi marcante uma entrada do Ronaldão no Stoichkov, atacante búlgaro do Barcelona, na decisão do Mundial Interclubes de 1992. Essa postura falta hoje em dia?
Aquilo a gente tinha combinado durante a semana (risos). Antes do jogo, eu virei para o Ronaldo e falei: “Vou balançar os caras aqui e você termina de derrubar aí atrás”. Esse compromisso, esse carinho um com o outro era grande. Eu com o Palhinha, por exemplo, chegamos a brigar várias vezes. Quem não conhecia, achava que a gente ia se matar, que éramos inimigos. Mas depois do jogo, éramos amigos. Sou padrinho da filha dele. Nunca deixamos de querer o melhor para o amigo. Aquilo era a cara daquela equipe. Queríamos o bem, ainda que o bem fosse uma cobrança maior antes e durante o jogo. Era querer ganhar, ter sede de ganhar, ter compromisso de ganhar. É ganhar o amistoso, o rachão, o coletivo, no domingo, na quarta-feira.

O que acha que o São Paulo precisa fazer para recuperar essa origem vencedora?
Tenho certeza que o São Paulo precisa dar um reset, precisa começar de novo. Com toda a estrutura e história que tem, precisa resetar tudo aquilo que tem feito. A partir da área administrativa, precisa começar de novo em todos os seus setores. Criar um objetivo individual em cada setor, que cada um se conecte. Que esse fio leve à vitória, ao resultado final, que é ganhar um título. O São Paulo precisa ser administrado por pessoas do futebol. O clube social do São Paulo é lindo, de elite e bem administrado, mas o futebol precisa ter pessoas da área do futebol. Não estou falando que quem está aí é ruim ou bom, mas o jogador precisa confiar na hierarquia dentro do futebol. Quem é que pode discutir com o treinador a maneira de jogar, quem pode falar de futebol comigo, treinador? Quem é que pode ir no presidente para pedir algo do interesse do futebol do São Paulo? Se existe essa pessoa, ela não está conseguindo resolver.

Você foi nos anos 1990 um modelo de jogador de vibração dentro de um time vencedor. Anos depois, o Lugano teve o mesmo papel na equipe campeã mundial de 2005. Acredita que a volta dele, hoje mais velho, é uma solução para o momento atual?
A gente precisa separar o Lugano de 2005 para dez anos depois. É totalmente diferente. Falar hoje no Lugano como jogador, como atleta, tenho minhas dúvidas. Mas não tenho dúvidas no Lugano como um líder. A liderança é natural dele. Talvez o Lugano possa ser esse homem do futebol do São Paulo, que possa discutir futebol, que possa cobrar e ser cobrado. Tenho dúvidas no jogador, mas não tenho dúvidas que o Lugano pode oferecer esse tipo de conexão entre elenco e diretoria. Tenho certeza que ele também tem essa consciência. Sabe que não dá para jogar de quarta e domingo, viajar, concentrar. Ele tem uma certa idade e um físico desgastado. É claro isso, muito lógico. Mas está mais maduro, vivenciou muita coisa fora e pode ajudar muito o São Paulo, como líder.

Sua identificação com o São Paulo é imensa. O que imagina para o clube nos próximos anos?
O que me deixa otimista é minha natureza. Eu gosto de ganhar, gosto de ver clubes como o São Paulo se reerguerem na dificuldade. Mais do que tudo, aprender com isso. Provavelmente o São Paulo vai ser um clube melhor no ano que vem. Não é fácil. Ficam falando que tira e coloca uma peça, arruma dinheiro e resolve tudo. Não é assim, é muito mais complexo do que isso. Eu vejo o São Paulo como um gigante que vai acordar, sem dúvida nenhuma. E vai voltar a ser um São Paulo forte, grande e vencedor.

Lugano São Paulo (Foto: AFP)Para Pintado, pela liderança, Lugano seria mais útil fora de campo do que como atleta profissional atualmente (Foto: AFP)
Fonte: Globo Esporte

5 comentários em “Pintado aponta descompromisso e detona São Paulo: “Um clube triste”

  1. Um jogador de técnica limitada, mas que compensava com muita dedicação, muita garra e amor à camisa, isso ficou claro na entrevista. Um exemplar carregador de piano…

  2. saudade desse época

    estar ai uma solução para o soberano chama os jogadores antigos para mostra a essa moçada que é o clube que eles estão jogado .

    abraços a todos os soberanos

  3. Grande Pintado, como Lugano muita raça, vontade, amor a camisa que vestia, honrava de verdade, hj a maioria tudo tanga frouxa, como disse antes, nao honram nem a calça que vestem.
    E como pintado disse, senao resetar o sao paulo, e nao colocar na cabeça dos jogadores que irao ficar e que virao(talvez) que precisa honrar a camisa, mostrar o pq joga no sao paulo nao vai adiantar de nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*