Passado polêmico, sombra de Fred no Cruzeiro e aval de Cuca: Raniel

Raniel chega ao São Paulo como o 12º reforço do ano. A contratação de um centroavante de área era um desejo do técnico Cuca desde que assumiu o comando do clube, em abril.

Aos 23 anos, o ex-cruzeirense atende às características buscadas pelo treinador. Raniel ganhou a concorrência de Juan Dinenno, do Racing e emprestado ao Deportivo Cali, e Luciano, do Fluminense, dois jogadores que também estavam no radar do São Paulo.

Raniel se junta a outros seis atacantes no Tricolor: Alexandre Pato, Pablo, Helinho, Calazans, Toró e Antony. Além de atuar como centroavante, ele também pode jogar pelas pontas. O jogador chegou a atuar assim no Cruzeiro nas vezes em que dividiu o campo com Fred.

No São Paulo, o atacante encontrará um antigo companheiro cruzeirense, o capitão Hudson. Os dois aturam juntos no empréstimo do volante ao Cruzeiro, em 2017.

Antes de assinar com Raniel, o São Paulo buscou informações sobre o comportamento do jogador e recebeu boas referências, apesar do problema vivido pelo atleta no passado (entenda abaixo). O próprio Hudson também foi ouvido.

Caminho até o São Paulo

Nascido em Rosarinho, bairro do Recife, Pernambuco, Raniel foi revelado pelo Santa Cruz e logo em seu primeiro ano nos profissionais, em 2014, testou positivo no exame anti-doping por uso de cocaína. Ficou suspenso por um ano.

Raniel foi revelado pelo Santa Cruz, em 2014 — Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press

Raniel foi revelado pelo Santa Cruz, em 2014 — Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press

No mesmo ano, o atacante ganhou mais espaço no segundo semestre, chegando a ter sequência no time titular. A grande chance veio na segunda partida da final da Copa do Brasil, com o Flamengo. Mas uma lesão nas duas coxas ao mesmo tempo o fez perder o restante da temporada.

Ano passado, com a grave lesão de Fred no início do ano, Raniel teve mais chances como titular, revezando posição com Sassá e Barcos. Foi talismã na campanha da Copa do Brasil, marcando gols contra Atlético-PR e Santos, além de ter dado passe para o gol do título contra o Corinthians, marcado por Arrascaeta.

Nesta temporada, continuou sem conseguir ser titular da equipe, com a volta de Fred em alto nível. Pelo clube, atuou em 88 jogos e marcou 16 gols. Em 2018, foi sondado pelo Sporting, de Portugal, e quase se transferiu para o Grêmio, em negociação envolvendo troca de jogadores.

5 comentários em “Passado polêmico, sombra de Fred no Cruzeiro e aval de Cuca: Raniel

  1. Esse cara vai roubar posição do Pato? Do Pablo? Do Anthony?
    Espero que tenha sucesso no clube, mas se entrar no lugar de um desses atletas, que entre por merecimento, não por ter sido indicado pelo técnico.

  2. Contrato para 5 anos?
    Prum contrato tão longo o cara precisaria ser um talento comprovado. Seria o caso?
    Por tudo colocado na matéria, por mais otimista que eu queira ser, acho mais um negocio pra se perder dinheiro.
    O atleta já teve problema particular de difícil solução e de alto risco.
    Jogou em alguns times e não fez sucesso em nenhum.
    Por que a aposta tão alta?
    Alguma análise especial indicou a possibilidade dele vir a ser titular e ajudar o SP a resolver seu problema no ataque?
    Que tenha sorte! Vamos esperar que não seja mais um Calazans, Carneiro ou . . .

  3. 21 gols em 141 jogos. Média de 1 gol a cada 7 jogos. Não conseguiu se firmar no Cruzeiro tendo como concorrentes o veterano Fred e o esforçado Sassá.
    Mais um Trellez, Maicossuel, para nossa coleção.
    E empresários garantindo suas comissões e parcela pelo “financiamento” da aquisição.

    • Pois é Flavio, o currículo por is só não recomendaria sua contratação. Aí cabe a indagação… qual a função do Dep. de Estatísticas? Parece que tem dois ou três profissionais de análise de desempenho na folha de pagamento. E aí…???

      • Esse departamento deveria ser responsável por indicar ou validar possíveis contratações, entre outras atribuições. Pelo histórico recente de contratações já podemos afirmar que os analistas não tem trabalhado bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.