Pablo, Everton, Willian Farias… Contratações convivem com lesões no clube

Xô, zica! O departamento médico do São Paulo tem recebido caras novas nos últimos meses. Isso porque o clube investiu em novas peças para o elenco, mas alguns jogadores têm tido seguidos problemas físicos. É o caso de nomes como Pablo, Everton, Willian Farias, Anderson Martins e Hernanes.

Para 2019, o Tricolor contratou 12 jogadores: Léo, Pablo, Tiago Volpi, Hernanes, Igor Vinícius, Biro Biro, Willian Farias, Alexandre Pato, Tchê Tchê, Vitor Bueno, Marcos Calazans e Raniel. Em 2018, vieram reforços como Anderson Martins e Everton.

O problema, porém, é que as escolhas da diretoria do São Paulo têm esbarrado em contusões e atrapalhado os planos do time. O Tricolor está entre os times da Série A com mais baixas clínicas nesta temporada, muitas delas das contratações recentes feitas. O Globo Esporte separou os principais casos abaixo. Entenda:

  • Pablo

Pablo inicia tratamento no São Paulo após lesão no tornozelo — Foto: Érico Leonan/saopaulofc.netPablo inicia tratamento no São Paulo após lesão no tornozelo — Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net

Pablo inicia tratamento no São Paulo após lesão no tornozelo — Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net

Entre março e abril, Pablo teve um problema na panturrilha direita e foi desfalque no jogo de volta da semifinal contra o Palmeiras. Em seguida, foram mais de dois meses de recuperação por conta de um cisto artrossinovial na região lombar da coluna.

Somando todo o período parado por lesão, o camisa 9 já ficou fora dos compromissos do São Paulo por cerca de três meses. Além disso, são 15 jogos vetados pelo DM do Tricolor por conta destes problemas físicos. Ou seja, ficou fora de quase metade das 32 partidas oficiais do time em 2019.

  • Everton
Everton se recupera de lesão na coxa direita — Foto: Divulgação São Paulo

Everton se recupera de lesão na coxa direita — Foto: Divulgação São Paulo

Anunciado em abril de 2018, Everton é outro reforço tricolor que não conseguiu emplacar boa sequência de jogos por conta de seguidas lesões. Pelo São Paulo, o meia já teve seis contusões diferentes, a maioria na coxa. O histórico dele no Flamengo já apontava um problema crônico na coxa: foram cinco casos assim de baixas médicas desde 2016.

Neste ano, o atleta ficou de fora de oito jogos da equipe por lesão. Entre fevereiro e março, o jogador ficou afastado por cerca de um mês em função de um estiramento no músculo reto femoral da coxa esquerda. Depois disso, perdeu o jogo do Cruzeiro, na 7ª rodada do Brasileiro, por uma concussão cerebral. E por fim, o meia está desde o dia 8 de junho tratando de uma lesão no adutor da coxa direita.

  • Willian Farias
Willian Farias se recupera de uma mialgia na coxa esquerda — Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net

Willian Farias se recupera de uma mialgia na coxa esquerda — Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net

Contratado pelo São Paulo no início de janeiro, Willian Farias jogou três jogos seguidos como titular em 2019. Ele esteve entre os 11 iniciais contra Ponte Preta (6ª rodada do Paulista), Talleres (jogo de volta da segunda fase da Libertadores) e Corinthians (7ª rodada do Paulista). Depois, o volante entrou na final do Paulistão contra o mesmo Corinthians. Este último jogo, inclusive, foi sua última presença no time principal nesta temporada. A partida foi em abril.

Apesar de ter ido três vezes ao departamento médico neste ano, Willian Farias ficou o período entre março e julho recuperado e não jogou por opção da comissão técnica. Por contusões, foram quatro partidas fora, em decorrência de problemas na panturrilha esquerda e nas duas coxas.

  • Anderson Martins
Anderson Martins treina com a camisa do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Anderson Martins treina com a camisa do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Anunciado em janeiro de 2018, Anderson Martins acumula 46 jogos neste um ano e meio de São Paulo. O número, no entanto, poderia ser maior não fossem as contusões sentidas pelo zagueiro. No ano passado, foram quatro: duas na coxa esquerda e duas mialgias nas costas (o jogador chegou a jogar entre as contusões e por isso contabilizamos como duas). Foram cerca de dois meses afastado. Neste ano, o jogador perdeu partidas por uma tendinite no joelho direito e dores no tornozelo direito.

  • Hernanes
Hernanes faz exercício na academia do clube — Foto: Felipe Espindola / www.saopaulofc.net

Hernanes faz exercício na academia do clube — Foto: Felipe Espindola / www.saopaulofc.net

Fundamental em sua última passagem pelo São Paulo em 2017, Hernanes veio do futebol chinês por R$ 13,2 milhões para retomar o protagonismo alcançado nas passagens pelo clube. Porém, o meia marcou apenas três gols e deu duas assistências em 21 jogos oficiais desta temporada.

Para efeito de comparação, em 2017, Hernanes chegou na metade do ano e em 19 partidas marcou nove gols e deu outras três assistências. Rendimento bem superior ao da atual temporada. Naquele ano de 2017, o meia só perdeu os últimos dois jogos do Brasileiro em função de dores na coxa direita.

Em entrevista ao Seleção SporTV, em maio, Hernanes deu sua versão sobre os problemas físicos:

– Sim, para esclarecer algumas coisas desse aspecto: tive dois meses de férias na China e ia ter dois meses de pré-temporada na China. Na Europa é assim: 45 dias de pré-temporada. Felizmente em dezembro conseguimos um acerto com São Paulo e aí tive cinco dias, após dois meses, cinco dias para me preparar e jogar contra o Frankfurt. O corpo não estava preparado. Senti incômodos, recuperava de um, tinha outro. Não dava tempo. Tinha Paulista, Libertadores… não deu tempo de preparar corpo para a carga de jogos que teria. Mas temos que, de algum jeito, abreviar esse espaço de tempo e voltar rapidamente. Mas o corpo não pensa assim. Precisa de um tempo fisiológico. Acabei tendo vários problemas. Curava de um, compensava em outra parte e me arrastei. Mas agora estou completamente bem fisicamente e trabalhando como posso. Estou bem contente com esse momento que está iniciando.

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*