O que a pré-temporada pode revelar do São Paulo de Ceni para 2017

Quem será o goleiro titular do time do técnico Rogério Ceni? E o lateral-esquerdo? Chavez continua como centroavante? Qual será o sistema de jogo? Essas e outras perguntas poderão começar a ser respondidas na pré-temporada do São Paulo.

Depois de dois dias de avaliações e treinos em solo brasileiro, no CT da Barra Funda, o elenco embarcou na madrugada desta sexta-feira para os Estados Unidos.

Antes de disputar o Torneio da Flórida, com estreia no dia 19, a delegação vai se preparar com atividades e um jogo-treino diante do Boca Raton FC, equipe de Amoroso, no dia 15. Veja abaixo alguma das dúvidas a serem desfeitas durante a pré-temporada do Tricolor.

Lateral-esquerdo: destro ou novato?

Junior Tavares São Paulo (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)Junior Tavares é lateral-esquerdo do São Paulo (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)

O São Paulo adquiriu 50% dos direitos de Junior Tavares por R$ 500 mil. Formado no Grêmio, o garoto de 20 anos fã de Marcelo, do Real Madrid, é o único lateral-esquerdo canhoto do elenco.

Com as saídas de Mena (contrato encerrado), Matheus Reis (empréstimo ao Bahia) e Reinaldo (renovou até dezembro de 2018 e foi emprestado para a Chapecoense), ele foi promovido por Ceni. Fora dos planos, Carlinhos se apresentará ao São Paulo no dia 11, com um grupo de jogadores que não será aproveitado. Ele não viajou aos Estados Unidos.

Além de Junior, Buffarini é a outra opção para a lateral esquerda. O jogador é lateral-direito de origem e destro, mas atuou na lateral esquerda em 2016 na Argentina e também pelo Tricolor: no empate por 1 a 1 diante do Sport, na Ilha do Retiro, no dia 5 de outubro. Na ocasião, ele classificou sua atuação como uma das melhores com a camisa do São Paulo.

Quem é o centroavante?

Rogério Ceni falou em contratar mais duas ou três peças na entrevista da última quinta-feira. Uma delas certamente é um centroavante. O clube tentou Colmán, do Nacional do Paraguai, e esperava levá-lo aos Estados Unidos. Sem o jogador até o momento, as opções na lista para o Torneio da Flórida são Chavez e Gilberto. Os dois marcaram na última rodada do Brasileirão contra o Santa Cruz, na goleada por 5 a 0: o argentino duas vezes, e o brasileiro uma. Ceni não descarta usar Chavez aberto pela esquerda, setor onde ele atuou pelo Boca Juniors.

O goleiro de Ceni

Primeiro treino técnico Rogério Ceni São Paulo (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)Goleiro Sidão foi contratado por indicação de Rogério Ceni (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)

É certamente uma das respostas mais aguardadas pelo torcedor são-paulino. Em 2016, o discurso inicial da direção era manter Denis e Renan Ribeiro, sem um novo reforço para o gol. Os erros de Denis, a contestação da torcida e a indicação de Rogério Ceni a Sidão pela habilidade de jogar com os pés mudaram o panorama.

Goleiro do Botafogo na última temporada, Sidão chega com moral pela boa temporada no clube carioca. A escolha do ex-goleiro e agora técnico pelo seu arqueiro titular terá um peso diferente para o titular da meta são-paulina em 2017.

Esquema de jogo

– A intenção é montar um time que possa se mudado dentro do jogo, com uma linha de quatro ou três, quatro ou cinco no meio, dois ou três na frente.

Essa foi a resposta de Rogério Ceni durante a entrevista coletiva sobre o esquema tático do time. Ele preferiu não revelar o sistema preferido. A ideia é ter um time compacto e ofensivo. Há quem aposte no sistema 3-4-3.

Breno na zaga?

– O Breno está começando uma recuperação, vimos nos testes. Vamos trabalhar bastante individualmente e coletivamente, mas minha primeira intenção é que ele jogue como zagueiro – disse Ceni.

O zagueiro passou por uma reconstrução do ligamento cruzado do joelho direito e atuou duas vezes em 2016. Agora, está liberado para trabalhar com o grupo. Maicon e Rodrigo Caio eram as principais opções no último ano. Lugano, Lucão e Douglas também são opções. A torcida tem grande expectativa pelo retorno do Monstro.

E os garotos da base?

Ceni pediu, e Shaylon viajou com a delegação. O meia foi tirado do grupo que joga a Copa São Paulo e não foi liberado para a seleção brasileira que disputará o Sul-Americano sub-20. Há expectativa pelo futebol do garoto de 19 anos, fã de Messi, Ganso e Özil. Além dele, os também novatos Junior Tavares, Foguete e o volante Araruna serão observados. Em um estágio mais avançado estão Lucas Fernandes, que está liberado para treinos depois de se recuperar de cirurgias no joelho e ombro, e Luiz Araújo.

Dos 28 convocados para disputar o Torneio da Flórida, 12 passaram por Cotia, dado que mostra a importância da base no atual elenco. Além disso, o trio David Neres, Lyanco e Lucas Perri está com a seleção brasileira para disputar o Sul-Americano Sub-20.

 

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*