No Independência, Lúcio e Ronaldinho Gaúcho farão ‘clássico do tira-teima’

O convívio de dez anos na Seleção Brasileira não se repetiu na trajetória de Lúcio e Ronaldinho em seus clubes. Os dois sempre atuaram por equipes rivais e hoje à noite fazem um tira-teima.

Eles estiveram em campo, de lados opostos, quatro vezes. E o equilíbrio marca o duelo dos pentacampeões: duas vitórias para cada.

Os confrontos entre Grêmio e Internacional no fim do século passado tinham o zagueiro e o meia começando suas carreiras. Em dois clássicos, duas vitórias para o hoje atleta do Galo, com direito a gol.

A revanche do atual zagueiro do São Paulo demorou a acontecer, mas veio em grande estilo. No famoso clássico italiano da cidade de Milão, a Internazionale de Lúcio goleou o Milan por 4 a 0, quando o mando era da equipe de Ronaldinho. No encontro seguinte, nova vitória do time do Xerife.

– O Ronaldo tem muita qualidade, preocupa qualquer equipe. Acredito que todo mundo já saiba quem ele é, como joga, sabem quem é o Ronaldinho. Não há muito o que passar para o grupo. A nossa preocupação tem de ser dentro de campo e com a equipe do Atlético inteira, que é uma equipe forte. Sabemos da qualidade deles, da torcida que empurra e da pressão que é no estádio – declarou o camisa 3 do Tricolor paulista.

Ambos têm diversos títulos pelas equipes que passaram, mas a Libertadores nenhum deles possui. Fato que motiva Ronaldinho a iniciar a competição com uma vitória.

– Não vejo como pressão disputar esta competição importante, e sim motivação. É um título que falta para a maioria dos jogadores, então não encaramos como pressão. É começo de temporada e a expectativa é grande – afirmou o meia-atacante.

Esta é a primeira Libertadores que Lúcio participa. Antes, pelo Internacional, o zagueiro não teve nenhuma oportunidade de jogar o torneio continental. Já Ronaldinho, logo em 1998, seu primeiro ano como profissional no Grêmio, marcou presença no torneio, assim como quando defendeu o Flamengo.

Clássicos de Lúcio x Ronaldinho:

Clássico Gre-Nal

Brasileirão – 12/9/1999:
No primeiro encontro entre os dois, Ronaldinho Gaúcho levou a melhor sobre Lúcio e o Grêmio bateu o Colorado por 1 a 0, no Olímpico.

Brasileirão – 7/10/2000:
No segundo duelo, nova vitória do Tricolor gaúcho. Desta vez, o hoje atleticano anotou um dos gols e ajudou o Grêmio a vencer novamente o Inter, por 2 a 1, no Beira-Rio.

Clássico de Milão

Seria A – 29/8/2009:
Na temporada em que chegou à Inter de Milão, Lúcio diminuiu a desvantagem para Ronaldinho com uma vitória de goleada por 4 a 0 sobre o rival, com mando do Milan.

Seria A – 24/1/2010:
Pela mesma temporada, mas no ano seguinte – agora com mando da Inter – Lúcio empatou com o companheiro em vitória da Inter por 2 a 0.

Parceiros pela Seleção Brasileira

Adversários pelos clubes que defenderam, Lúcio e Ronaldinho foram grandes companheiros de Seleção. Juntos, conquistaram a Copa do Mundo em 2002, na Coreia e Japão, e a Copa das Confederações de 2005, na Alemanha.

No mundial da Ásia, inclusive, Gaúcho “salvou” Lúcio. Na partida contra a Inglaterra, o zagueiro cometeu falha bizarra ao tentar dominar uma bola, que caiu nos pés do atacante Michael Owen. Cara a cara com Marcos, o inglês abriu o placar. Depois, Ronaldinho daria a assistência para Rivaldo empatar e, no segundo tempo, marcaria, de falta, o gol da vitória brasileira, em lance que até hoje discute-se a polêmica se o meia tentou cruzar ou bater direto a gol.

Além dos dois títulos, os rivais na noite de hoje disputaram também a Copa do Mundo de 2006, em solo alemão.

Fonte: Lance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*