No 1º turno, placar corintiano mais comum pôs São Paulo na degola

Foi o Corinthians, adversário deste domingo – às 16 horas (de Brasília), no Morumbi -, quem colocou o São Paulo na zona de rebaixamento pela primeira vez, no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Não exatamente a força corintiana, mas seu resultado mais comum (ocorrido sete vezes) até aqui na competição nacional: 0 a 0.

Em 28 de julho, no Pacaembu, os rivais fizeram um clássico sem gols, aquém da expectativa, que já não era grande, dado o futebol apresentado por ambos até então. O empate em sua 11ª partida – embora o jogo tenha sido válido pela nona rodada – deixou o São Paulo com nove pontos na época.

Sergio Barzaghi/Gazeta Press

São Paulo ainda era treinado por Paulo Autuori

Depois daquele jogo, o time passou quase duas semanas em excursão por Europa e Ásia. Na volta ao Brasil, colecionou novos insucessos e ficou mais oito rodadas entre os quatro últimos colocados até Paulo Autuori ser demitido e substituído por Muricy Ramalho. Com o novo treinador, três vitórias consecutivas finalmente tiraram a equipe da faixa de descenso.

 

Na sequência, uma recaída de três derrotas em série fez o Vasco novamente deixar a 17ª colocação com o São Paulo, mas por apenas uma rodada, pois os triunfos sobre Vitória e Cruzeiro (ponteiro do campeonato, com 11 pontos de vantagem para o vice-líder) reergueram o time de Muricy às vésperas do reencontro com o rival.

Para não ter o mesmo destino do primeiro turno e decolar de vez, um novo empate agora não basta. Apenas um ponto acima da zona de rebaixamento, o São Paulo precisa vencer para não depender de tropeço vascaíno. E vencer clássico não tem sido tarefa fácil neste ano. Ao contrário: em nove disputados, foram seis derrotas e três empates (um deles seguido de revés nos pênaltis).

O deste domingo será o último em 2013. Mas, depois de sofrer 15 gols e marcar apenas três (dois do meia Jadson, que volta ao time por conta da suspensão de Paulo Henrique Ganso, e um de Aloísio, que pode sair caso Luis Fabino retorne), o sabor pode ser especial. Em caso de vitória, o São Paulo ultrapassará o Corinthians na tabela de classificação.

Clássicos disputados na temporada:

03/02 – Santos 3 x 1 São Paulo – Campeonato Paulista
10/03 – São Paulo 0 x 0 Palmeiras – Campeonato Paulista
31/03 – São Paulo 1 x 2 Corinthians – Campeonato Paulista
05/05 – São Paulo 0 (3) x (4) 0 Corinthians – Campeonato Paulista
03/07 – São Paulo 1 x 2 Corinthians – Recopa Sul-americana
07/07 – São Paulo 0 x 2 Santos – Campeonato Brasileiro
17/07 – Corinthians 2 x 0 São Paulo – Recopa Sul-americana
28/07 – Corinthians 0 x 0 São Paulo – Campeonato Brasileiro
02/10 – Santos 3 x 0 São Paulo – Campeonato Brasileiro

 

Fonte: Gazeta Esportiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*