Nem tão seguro assim: noite ruim de zagueiros impede vitória do São Paulo

Para quem adora defender, como o ex-zagueiro Edgardo Bauza, a organização tática do São Paulo no empate por 1 a 1 com o RB Brasil pode até ter sido satisfatória. Mas a noite ruim de dois zagueiros, em especial a de Lucão (que substituiu Breno), provavelmente não, já que interferiu diretamente para que o time do treinador argentino tenha deixado Campinas sem vitória na primeira rodada do Campeonato Paulista, às vésperas da estreia na Libertadores.

Breno não teve uma noite boa não apenas por ter se lesionado. Também mostrou que lhe falta de ritmo de jogo, sobretudo diante de um adversário que – como frisou Paulo Henrique Ganso, autor do gol são-paulino – vinha se preparando havia mais tempo. O parceiro de Rodrigo Caio deu um passe perigoso à frente da área, levou caneta e cometeu falta dura por chegar atrasado em dividida.

Lucão precisou de bem menos tempo para ganhar nota baixa. Ele substituiu o titular aos 19 minutos da segunda etapa e cometeu pênalti aos 24. Roger, que teve a camisa puxada pelo jovem zagueiro, cobrou e garantiu ao RB Brasil um ponto valioso na competição estadual.

RB Brasil x São Paulo Breno (Foto: Marcos Ribolli)Breno foi mal no primeiro tempo e se machucou depois do intervalo, dando lugar a Lucão (Foto: Marcos Ribolli)

Ainda sem contar com o ídolo uruguaio Diego Lugano, que promete agregar ao menos em experiência quando estiver à disposição da comissão técnica para estrear, a defesa do São Paulo será novamente colocada à prova daqui a quatro dias. Na quarta-feira, a equipe visita o Cesar Vallejo, do Peru, em duelo válido pela primeira fase da Libertadores.

DENIS E MAIS 10

São Paulo da estreia não teve novidade: foi o mesmo time que vinha sendo treinado por Bauza na pré-temporada (Foto: GloboEsporte.com)São Paulo da estreia não teve surpresas: foi o mesmo que vinha sendo treinado por Bauza na pré-temporada

Depois de quase 20 anos, o São Paulo começou uma temporada sem Rogério Ceni como o primeiro nome da escalação titular. O jogo deste sábado foi o primeiro de Denis como substituto definitivo do goleiro. Além dele, outra novidade em relação à equipe da temporada passada foi Mena, lateral-esquerdo chileno recém-contratado.

BRENO MAL

 Com cinco minutos de bola rolando, foi possível perceber que Breno não teria uma boa noite. Ele colocou Hudson em situação perigosa à frente da área. Dez minutos depois, levou uma caneta. Aos 37, sem tempo de bola, cometeu falta dura em Thiago Galhardo na lateral.

DEITOU…

RB Brasil x São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)Misael se deitou para proteger a barreira em caso de finalização rasteira do São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)

Uma maneira curiosa de se defender: após uma marcação de falta a favor do São Paulo, o RB Brasil formou sua barreira com quatro homens de pé e um deitado. Michel Bastos chutou forte, mas à meia altura, e acertou justamente Misael, o sujeito que estava estirado no gramado.

1 A 0

 O jogo se encaminhava para o intervalo quando Ganso tentou uma cavadinha para encobrir o goleiro e ganhou escanteio. Na cobrança de Michel Bastos, o meia surgiu na primeira trave e, com um plástico cabeceio, abriu o placar aos 43 minutos do primeiro tempo.

BRENO FORA

Não foi mesmo a noite de Breno. De volta ao time depois de ter passado o segundo semestre em recuperação de dores no joelho direito – e uma cirurgia no final do ano –, o zagueiro pediu para ser substituído na segunda etapa. Ao deixar o campo, levou a mão ao joelho esquerdo.

PÊNALTI? PÊNALTI!

No começo do segundo tempo, Alan Kardec driblou o goleiro e caiu em seguida. Houve um toque do goleiro no pé do atacante são-paulino, é verdade. Antes do intervalo, o RB Brasil também tinha pedido falta dentro da área, em carrinho de Rodrigo Caio em Roger. O único indiscutível (e assinalado) foi o cometido por Lucão, substituto de Breno.

1 A 1

Agarrado por Lucão dentro da área – em lance no qual o árbitro errou ao dar cartão para Hudson –, o próprio Roger assumiu a responsabilidade da cobrança. O ex-são-paulino bateu no canto direito alto e empatou o jogo.

QUASE DEU

Edgardo Bauza sacou Ganso e colocou Carlinhos em campo. O lateral de origem, com fôlego novo, quase deu a vitória ao São Paulo no final da partida. Após invadir a área em velocidade, chutou na rede, mas por fora.
Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*