Natel articula reunião do CD na véspera de clássico e agita bastidores

O vice-presidente do São Paulo, Roberto Natel, colheu assinaturas ao longo deste sábado no clube social anexo ao Morumbi para pedir uma reunião extraordinária no Conselho Deliberativo.

Motivo: ele quer acabar com a remuneração de diretores executivos que são ao mesmo tempo conselheiros licenciados, algo permitido pelo estatuto. Hoje há dirigentes nessa condição em diferentes áreas.

Após a reforma estatutária, ficou permitida a remuneração do presidente e de diretores executivos que tenham dedicação exclusiva ao São Paulo. O cargo de vice-presidente não tem salário.

A articulação de Natel com conselheiros na véspera do primeiro duelo da semifinal do Paulistão, entre São Paulo e Corinthians, no Morumbi, agitou os bastidores do clube.

Isso porque três grupos (Legião, Participação e Vanguarda) da base aliada do presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, levantaram a discussão sobre esse ponto e outras alterações estatutárias há alguns meses.

Na reunião de fevereiro, o presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo Abranches Pupo Barboza, concordou em abrir um debate sobre ajustes pontuais no estatuto, entre os quais estava a questão de executivos remunerados que são ao mesmo tempo conselheiros.

Natel, no entanto, argumenta que tal processo demandaria muito tempo, sendo que na sua visão é possível colocar a mudança em prática de forma mais rápida com a reunião extraordinária.

– É o que falo: não é situação nem oposição. É uma correção do estatuto. Queremos o bem do São Paulo. Tem de olhar nesse sentido. Por isso estou perguntando e conversando com conselheiros no clube e explicando o que é o papel nesse sentido. É para o bem do São Paulo. Mudar um erro que foi feito. Não tem conotação política, mas sim para acertar o estatuto – disse Natel.

Conselho Delibeartivo do São Paulo terá reunião na segunda-feira (Foto: Marcelo Prado)

Conselho Delibeartivo do São Paulo terá reunião na segunda-feira (Foto: Marcelo Prado)

Natel disse concordar com a mudança na regra mesmo para os casos de Elias Barquete Albarello (diretor financeiro) e Paulo Mutti (foi aprovado recentemente para chefiar a superintendência de gestão de contratos), conselheiros que são do seu grupo político, o “Legenda”.

– Antes era uma exceção e virou uma regra. Nada contra um profissional do mercado, mas virou uma regra de política remunerada. Elias e Paulo são grandes amigos meus, mas tenho responsabilidade com a instituição. Então, nesse sentido, conversei com eles e coloquei o meu posicionamento. Nada contra. Se abrir mão do Conselho continuam como executivo. Não pode criar cargo político e remunerado. Até para o presidente Leco é uma ajuda. Fica mal para o São Paulo. Não é contrário à situação, não, é a favor a instituição, dos 18 milhões de são-paulinos – afirmou Natel.

A reportagem procurou os coordenadores dos grupos Participação, Legião Tricolor e Vanguarda que iniciaram a discussão sobre ajustes no estatuto do São Paulo para comentar o assunto. Harry Massis Junior, da Vanguarda, não foi localizado.

Carlos Belmonte – um dos coordenadores do grupo “Legião Tricolor” e diretor social

– Apresentamos uma proposta de revisão estatutária visando discutir com todos os conselheiros e associados possíveis pontos do estatuto que precisem passar por uma readequação. A intenção é fazer algo amplo e democrático, entendendo os anseios da comunidade tricolor. Colher assinaturas visando uma sessão extraordinária às vésperas de uma semifinal do Campeonato Paulista me parece um desserviço à instituição. O momento é de união em torno do time, que precisa de tranquilidade para conseguir nosso objetivo que é a conquista do Campeonato Paulista.

Júlio Casares – coordenador do grupo Participação e membro do Conselho de Administração

– A profissionalização do estatuto foi uma conquista do sócio, aprovado em todas esferas jurídicas e em assembleia geral. Claro que alguns ajustes pontuais devem ser feitos. Mas queremos fazer no fórum adequado. Meu grupo e outros fizeram isso. Conversamos no fórum (Conselho Deliberativo), onde existe uma discussão iniciada. Na véspera de um jogo importante do São Paulo não é bom. É um assunto com procedimento adequado definido.

– Vejo com um pouco de preocupação, apesar de que não estava lá (no clube social). Embora as pessoas sejam livres para ir e vir, isso pode conturbar o ambiente. Já há um encaminhamento. Vejo como algo fora do eixo e que pode atrapalhar. A questão política não pode atrapalhar o futebol. Apresentamos um requerimento de discussões pontuais, o Pupo atendeu e abriu a discussão. Toda reunião terá discussão. Qualquer coisa diferente disso pode conturbar. É uma matéria resolvida porque está em curso. Conversamos em dezembro, em janeiro foi encaminhado e em fevereiro protocolado.

Fonte: GLobo Esporte

3 comentários em “Natel articula reunião do CD na véspera de clássico e agita bastidores

  1. Eu não sabia que conselheiros entrariam em campo pra jogar o clássico de hoje! Talvez a solução seja está, se ganharmos e vamos ganhar, devemos colher assinaturas para reuniões sempre nos dias que antecederem aos clássicos. Se acontecer o pior, é sinal que continuamos na mesmice!

  2. Nada a ver a discussão com o jogo de hoje. Os jogadores estão concentrados e desligados da política do clube. A verdade é que esse “cabide de empregos” tem que ser revisto imediatamente. Aliás, passou da hora. O SPFC parece uma repartição pública, repleta de pessoas de QI (quem indicou) elevadíssimo.

  3. É por essas e outras que não conquistamos nenhum título de expressão há anos.
    A quem interessa fazer esse movimento às vésperas de jogos importantes?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*