Não sou homem de chantagens e o Tricolornaweb está acima de qualquer suspeita

Não sou homem afeito a chantagens, nem muito menos estou propenso a ser chantageado. Ameaças não me intimidam e o Tricolornaweb segue a postura de seu editor, plenamente corroborada por sua diretora, que é ser ético e bastante isento.

Por isso, antes que as malévolas línguas da sala de vidros do Morumbi continuem vociferando pelos corredores, com recados intermediados por demagogos de plantão e serviçais que se dizem jornalistas por terem um blog – o Tricolornaweb não se mistura a estes tais por ser um site, devidamente registrado no Registro.br e tem, como manda a lei de um site jornalístico, um jornalista como responsável, que sou eu (MTB 16.441) – vamos explicar letra por letra, com os documentos necessários, o que dizem ter em mãos, mas estão, também, em minhas mãos.

Há 20 dias fiz uma carta aberta aos são-paulinos onde expliquei a acusação espúria do, para mim, insignificante como pessoa Carlos Miguel Aidar, pois o respeito como presidente – enquanto instituição – do time que amo e por quem sou capaz de morrer, de que eu o estaria atacando porque fui à sua sala pedir dinheiro do São Paulo para patrocinar o site e ele não deu.

Vamos aos fatos e, se for preciso e tiverem dificuldade de entender, eu desenho. Fui, a convite dele, com outras duas pessoas, cujas identificações, por enquanto, não se fazem necessárias, para conversarmos assuntos diversos. Por quase duas horas ouvi as estórias de Cinira, inclusive algumas particularidades do relacionamento que, ainda por respeito, não vou tornar públicas, e muita estória de Juvenal Juvêncio, que foi de Deus a diabo em duas horas de conversa.

Na saída pedi a ele que, à medida do possível, permitisse que o Tricolornaweb pudesse apresentar uma proposta para receber campanha do Sócio-Torcedor, que seria remodelado e que faria uma campanha publicitária para alavancar o programa. Também pedi que, quando a Under Armour entrasse no clube – vejam que eu já sabia que o contrato estava assinado, mas mantive sigilo como me foi pedido por ele -, me fosse passado o contato do Marketing da empresa para que eu apresentasse o Tricolornaweb.

Ele então me falou que haveria uma verba da Under Armour no Marketing do São Paulo que seria para estas campanhas adicionais de apoio à marca e que ele falaria com o vice-presidente de Marketing, Douglas Schwartzmann, pedindo que, no momento oportuno, verificasse isso.

Como falamos isso em dois minutos, já que um dos presentes a esta reunião era seu assessor de imprensa, Marco Antonio Sabino, por quem não nutro qualquer simpatia, ao contrário, foi uma pessoa que há 20 anos fez o que pode para me prejudicar na Bandeirantes, culminando com minha troca de emissoras, pois fui para a Jovem Pan, onde estou até hoje, optei por mandar um e-mail no dia seguinte esclarecendo um pouco mais sobre o patrocínio. O e-mail é este que está abaixo.

Paulo-Aidar

 

 

Aidar me respondeu fazendo o encaminhamento para Douglas Schwarzmann, mas não tive resposta. Encaminhei um segundo e-mail relatando que não houve retorno. Aidar redirecionou para Schwartzman, que me respondeu dessa maneira. Vejam no e-mail abaixo:

 

Douglas-Paulo

 

 

Senti que estavam entendendo tudo errado. Em nenhum momento pedi dinheiro do São Paulo, mas dos patrocinadores do São Paulo. Ah! O Sócio-Torcedor! Sim, mas se existia uma verba destinada ao marketing, nada mais justo que um site que fala diretamente com a torcida do São Paulo fosse contemplando com a campanha. Aliás, tal pedido também fiz à época para Juvenal Juvêncio, que muito me ajudou, mas nem por isso deixei de ser extremamente crítico a ele, pedindo até sua renúncia, e a Marcelo Portugal Gouvêa. Mas afirmo – e desmitam se forem capazes – que jamais, nestes 12 anos de Tricolornaweb, recebi um único centavo do São Paulo. Só que nosso site vive de patrocínios – há cinco anos temos o Bradesco, graças a Deus – e não vai ser apresentado para patrocinadores do Corinthians ou Palmeiras. Bem, só que com o teor do e-mail que recebi, fui obrigado a responder aos dois, colocando os pingos nos is e advertindo que um possível patrocínio não vincularia minhas posições críticas a respeito da diretoria. Está no e-mail abaixo:

Paulo-Douglas

 

Portanto, a chantagem que foi capitaneada pelo presidente Carlos Miguel Aidar,  utilizando-se de um determinado blog para tais ameaças, se perdem por completo. Aliás, como haverá reunião do Conselho Deliberativo na próxima terça-feira, já facilitei o trabalho dos nobres conselheiros, pois uma abelhinha me contou, ou melhor, “alguém me disse” que eu serei alvo de saraivadas pela minha posição jornalística. E até gora não fiz acusação nenhuma e minha atividade profissional seguirá em frente.

Fique à vontade, presidente. Vá em frente. Aliás, me processe, como o senhor garantiu no ar na Jovem Pan – que nada tem a ver com o Tricolornaweb – que faria. Estou esperando e não quero ficar bravo. Por enquanto estou bastante calmo. Mas minhas investigações sobre o caso não vão parar. E aguardem para as próximas horas, ou próximo dia, novas notícias.

 

Paulo Pontes

29 comentários em “Não sou homem de chantagens e o Tricolornaweb está acima de qualquer suspeita

    • Cidadão, não sou homem de meias palavras. Se apresentei algo é porque não temo absolutamente nada nem tenho o que esconder. Por que iria omitir alguma coisa?: Cresça e apareça, cidadão. Se não acredita em minhas postagens, peço a gentileza de DESAPARECER do meu site.

  1. Ou R E F U N D A ou ja’ era, infelizmente.
    E’ verdadeiramente uma continuaca’o de tudo e todos,
    copia exata.
    Quem esta’ no poder faz de tudo pra na’o sair.
    Da’ vergonha, nosso SAOPAULO foi.

  2. Alguns comentários aqui postados deveriam conter o nome completo do postante, não somente seu nickname. Eu suspeito que alguns “paus-mandado” estão se servindo deste veículo para defender o indefensável… Esconder-se atrás do anonimato torna o comentário convarde e desprezível. Caro Paulo Pontes, entendi perfeitamente os seus esclarecimentos…aliás, qualquer indivíduo com um QI mediano e sem interesse em fazer a defesa da atual diretoria, também entendeu. Vamos aguardar… o petrolão-tricolor está apenas começando.

  3. Primeiramente queria deixar claro que não sou defensor do Aidar, até porque não tenho procuração para sê-lo, e portanto, não me incomoda que se faça qualquer crítica em relação a ele ou qualquer outro membro da diretoria do São Paulo. Sou um mero torcedor e quero que o clube melhore sempre.
    No entanto, tenho um compromisso com minha inteligência, e não pude deixar de notar que esse post foi um “tiro no pé”. Pois, se a sua intenção foi demonstrar imparcialidade e desinteresse na situação toda, mais uma vez ressaltando que não pediu patrocínio ao clube, só teve o efeito contrário, uma vez que o próprio senhor copia um e-mail de sua autoria em que faz exatamente aquilo que quer provar não ter feito.

    • Felipe, não estou buscando efeito a favor ou contrário. Talvez eu tenha que desenhar para você, mas atente bem ao meu e-mil para o Douglas e veja que quero patrocínio de empresas correlatas, não do clube e que não vinculo isso a críticas ou elogios futuros. E se você for ligado ao marketing de alguma empresa, também oferecerei espaço do Tricolornaweb para vender meu espaço. Portanto, sua observação, que democraticamente aceito, é bastante infeliz. E se copiei e-mail de minha autoria foi para mostrar total transparência, coisa que a diretoria do São Paulo não tem. Ao invés de entrar na deles, que ficam atacando periferias para esquecer o centro, por que você também não ajuda a questionar essa relação promíscua do vice-presidente de Marketing com a empresa que intermediou a relação da Under Armour com o São Paulo?

      • Caro Paulo, não precisa desenhar nada para mim, até porque eu estudei a vida toda para entender a língua portuguesa e não artes plásticas. Primeiramente eu não disse e nem poderia dizer, já que não te conheço, que você estaria vinculando patrocínios a críticas ou elogios. Apenas disse que você está, pela segunda vez, tentando demonstrar que não pediu patrocínio nenhum e que nessa sua tentativa você fez o contrário.
        Eu não vou desenhar pra ninguém, mas vou copiar apenas um trecho (existem outros no e-mail!) que fundamenta a minha opinião de forma mais cristalina do que qualquer figura poderia fazer: ” O momento de firmamos uma parceria é esse. Esse patrocínio pode vir do PRÓPRIO São Paulo ou de alguma empresa parceira. Mas precisa ser já.”
        Quanto as falhas da diretoria eu também critico, e espero que tudo se esclareça. Apesar de não ter nenhuma importância, gostaria que você considerasse a minha crítica com humildade.

  4. Está dando vergonha de falar que sou saopaulino……só noticias ruins, dívidas, negócios mal feitos…. parece que as pessoas que estão administrando o clube querem levar p/ a segunda divisão…e as pessoas que o administrarão tentarão isso mais não conseguiram… e no próximo ano parece que as coisas serão ainda piores……..tristeza

  5. Uma das características mais admiradas nas administrações anteriores era a discrição quanto ao planejamento e às decisões, ficando intramuros as dificuldades e desavenças.
    Hoje, isto mudou totalmente, não creio que seja somente pela maior facilidade dos meios de comunicação, a meu ver, os fatores que mais pesam são, o baixo nível como as coisas são tratadas, a colocação dos interesses pessoais acima dos da instituição, a necessidade de auto promoção e o maior número de não são paulinos fazendo parte do quadro associativo (me baseio para esta última colocação em declaração do atual presidente).
    Este cenário começou, a meu ver, a partir da administração JJ com participação ativa do atual presidente, fazendo da instituição um local de negociatas e não de negócios esportivos.
    Assim, a administração JJ/Aidar conseguiu nos últimos anos destruir todo trabalho de seus antecessores colocando a razão de tudo, o seja o futebol, fora de foco, pois, se perde mais tempo com as tais negociatas paralelas do que com a essência, claro interesse de quem NÃO TORCE PELO SÃO PAULO.
    Como jornalista, PP cumpre brilhantemente seu papel, mas infelizmente com matérias, como esta, indignas às tradições do tricolor paulista, logicamente não por sua culpa e sim por aqueles que as fornecem através de uma conduta duvidosa.
    Por isso, vejo que a alteração do estatuto para maior participação dos sócios torcedores (inclusive com direito a voto) como um caminho para mudança deste quadro, que permitirá a transparência, mas com assuntos de alto nível e de real interesse, pois somente verdadeiros são paulinos trarão de volta a luta por recolocar o nosso São Paulo no lugar de onde nunca deveria ter saído.
    Saudações aos verdadeiros são paulinos.

  6. Pelo teor do primeiro email pareceu claramente que queria ajuda financeira sim, talvez tenha sido mal interpretado pelo Douglas, mas não tiro a razão dele. O spfc não tem que ajudar blog de torcedor, pois senão centenas de outros blogs/sites pleitearão o mesmo. Além disso foi extremamente deselegante em uma troca de email com o presidente do spfc ficar reclamando do tal Sabino e referindo-se a outra instituição como “gambás”.

    • Daniel, respeito sua opinião, mas faço uma pergunta: será que a Globo não tem o direito de pedir apoio publicitário às várias esferas governamentais, pois fiaria impedida de criticá-las? Ademais, se o governo der à Globo, à Record e não der às demais redes por ter audiência menor, estará sendo desleal? Ora, meu amigo, o Tricolornaweb é, sim, um site – e não blog – de um grande torcedor e que só fala do São Paulo. Mas como órgão de imprensa tem o direito e dever de se posicionar e, democraticamente, deixar o espaço aberto para pessoas como você possam discordar do que publicamos. Mas lhe faço um desafio: v´no campo de “pesquisar”, que fica na parte de baixo da home e busque meus editoriais, desde sempre. Vá ver que quando mereceu elogios, Aidar, Juvenal e tantos outros receberam. Mas quando fiz críticas e denúncias, ao invés de provarem o contrário, saíram com acusações infundadas. Portanto, antes de me acusar de “partidarismo financeiro”, pesquise nosso histórico. E você nem citou em seu comentário que eu deixei muto claro isso ao Douglas. Simples assim.

      • É verdade que qualquer veículo de mídia pode pedir patrocínio a alguém. Não há dúvidas sobre a licitude de tal comportamento. Porém, pedir patrocínio justamente ao objeto principal de notícias do site(SPFC), embora não deixe de ser permitido, naturalmente colocará em dúvida a independência do noticiador(mesmo que esta não esteja comprometida). É a aplicação do velho brocardo “à mulher de César não basta ser honesta, tem que parecer honesta”. Não o conheço, Sr. Paulo Pontes, nem duvido de sua probidade, mas o senhor há de convir que tal situação se reveste de uma aparência do mal, independente da existência ou não deste.
        Por isso, como são paulino, fico satisfeito que o São Paulo não o tenha patrocinado, e nem tenha empreendido esforços para atrair parceiros para o seu site. A uma, porque o clube não deve se prestar a satisfazer interesses estranhos ao seu fim.A duas, porque criaria uma situação suspeita. A três, porque o clube, como bem afirmado pelo Sr. Douglas, possui necessidades próprias que são prioritárias em relação a outras.
        Saudações são paulinas.

  7. Consigo entender os dois lados: esse site ter descoberto informações imorais sobre a relação de um dos nossos diretores e corretamente divulgar isso e o outro site, o blog do sp, tendo como fonte os diretores do sp, defender o sp nesse caso pois as informações que cada um tem divergem bastante. E o blog deixa bem claro a posição dele, sem mentir: neste momento irá apoiar o Aidar para que o cenario politico do SP se acalme. Ele deixou isso bem claro. Se é certo ou não só o tempo dirá.

    Infelizmente uma picuinha entre Aidar e mais pessoas do sp com o dono desse site pode tirar ou diminuir qualquer fundamento dessa denuncia, que deve ser investigada. E acho a administração do Aidar desastrosa fora de campo, porém bem melhor do que a do JJ nos seus ultimos 3 anos. Dentro de campo é culpa do Ataide e do Muricy que montaram um time técnico mas de frouxos, temos que lembrar disso. ..

  8. Espero mais esclarecimento do site, ficou meio suspeito sua posição, pediu dinheiro ao clube e levou um chega pra lá e agora acusa a pessoa responsável pelo NÃO. Está me cheirado coisa do Juvenal.

  9. PP….. Parabéns como sempre pela postura.
    Essa diretoria pequena eh motivo diario de chacota na tv fechada. Assitindo hj a Espn…. ao Mesa Redonda…. Todos os jornalistas e apresentadores…. O coro eh um só: O SP está uma baderna… Um CAOS…essa foi a palavra utilizada. Eu custei a acreditar que se podia fazer mais merda do q JJ fez…mas o Aidar eh um tremendo trapalhão… Só quer aparecer….fala e faz mta merda… E pior donq JJ. Enfim…. Paulo Pontes… Continue essa postura firme e coesa….apurando de forma séria o q se passa no SP… Pois de corruptos e safados bastam nossos governantes….

  10. Espero que o Sr.Presidente leia os comentários aqui,pois aqui comentam alguns sócios do clube,como eu…Não importa se contribui com 490,00 ou com 12,00 pois ele como ser inteligente que presumo ser,deve saber que é a soma das partes que se faz um todo…A melhor gestão que tivemos até hj,na minha opinião,foi a de Marcelo Portugal Gouvêa,gestão a que me refiro,no que tange à parte administrativa-financeira,estou falando na ótica de gestão e ñ na ótica passional de torcedor,pois bem,já ouvi em outros programas que o pai do nosso atual presidente,foi um grande gestor do clube,mas o filho está deixando a desejar. Quem sabe o Sr.Aidar procure se espelhar no que seu pai fez para o clube e pare de querer chamar atenção para si,pois seu ego exacerbado está atrapalhando o time em campo e a instituição SPFC como um todo…Estamos afundados em uma crise sem precedentes e jamais vista em toda história do SPFC,sei que isso se deve à má gestão do JJ,boa parte das dívidas que temos,são herança maldita dele,mas contribuir para que piore essas dívidas,ñ ajuda em nada,os diretores e principalmente o presidente devem trabalhar calados,sem aparecer,sem estrelismo,trabalhar para o bem do SPFC,o que ñ tem sido feito…Vcs estão mexendo com a emoção de milhões de pessoas e que,a qualquer momento,dependendo das decisões de vcs da diretoria,podem abandonar o sócio-torcedor,o que seria uma receita a menos para o clube,pois como é histórico e de conhecimento de todos,a torcida do SP é considerada como de pessoas inteligentes,como diziam antigamente,quem torce para o SP é burguês e o burguês,em sua maioria,é inteligente…Então ñ subestimem a torcida,pois é ela quem paga o sócio-torcedor e é ela que vai ao estádio,TOMEM VERGONHA NA CARA E PAREM DE QUERER ATENÇÃO PARA SI,O SPFC É BEM MAIOR DO QUE TODOS VCS DA DIRETORIA E PRESIDENTE!!!

  11. Nesta grande zona me desculpem o termo que se transformou o SPFC não há ou melhor não deveria haver lado e sim somente o bem do SPFC , mas nobre PP a sua acusação na ” Bomba ” como vc intitulou é muito grave e deve haver provas claras e concretas para tal afirmação , o tempo dirá quem tem razão ..

    Saudações Tricolores !!!

    • Ricardo, mais uma vez intercedo para debater democraticamente com você, com todo o meu respeito. Não fiz acusação alguma. Apenas uma matéria onde mostra, incontestavelmente, que o vice-presidente de Marketing do São Paulo é representante comercial, no Brasil, de uma das empresas – área têxtil – do dono, também, da “intermediadora” do negócio entre São Paulo e Under Armour. E disse textualmente: pode não ser ilegal, mas é imoral. Portanto, ainda não acusei ninguém. Mas aguarde.

  12. Bando de hotarios por isto q o sp esta da maneira q esta.sao paulo de hoje e o corinthians de ontem vermes lixos deixem o sp em paz escrotos parasitas

  13. Mais uma vez a diretoria com os holofotes todos neles novamente.
    E agora são Paulinos se degladiando na internet para defender o indefensável.

    Ou o São Paulo FC se reinventa como modelo de gestão ou ficaremos assim….uns contra os outros.

    E lamentável – isto ainda que só no próximo ano que ocorrerão as eleições.

  14. Paulo Pontes , precisamos d homens destemidos como você . Sou seu fã incondicional . Você é tão fanático como eu e isto te une há milhares de são-paulinos . Claro que por vezes não concordo totalmente com você . Mas quero que saiba de minha admiração por você.
    Giacomo

  15. Paulo, esse bloguizinho que eu imagino que seja, era crítico ferrenho da gestão do Aidar após ele romper com o Jumencio. Agora está se fazendo de “mensageiro da verdade”.
    Esse mesmo blog que anos atrás era o mensageiro do Jumencio, e no final do mandado deste, ensaiou umas críticas e logo foram abafadas.
    Agora, de uma hora pra outra, começou a ser a ” voz” da diretoria, muito estranho.

    Esse sujeito está prestando um desserviço ao SPFC, mudando de lado de acordo com o vento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*