Muricy abre campanha por R. Ceni em 2014 e tenta afastar críticos

Muricy Ramalho deixou claro que quer contar com Rogério Ceni em 2014 como goleiro de seu time titular do São Paulo. Agora, o técnico começa a campanha para que isso aconteça. Ele disse a pessoas próximas que tentará demover o jogador da ideia de se aposentar no fim deste ano. O treinador também tenta proteger Ceni das críticas e já deu o primeiro recado a quem se opõe à ideia de ver o goleiro atuando no ano que vem.

“Mas ele também sabe que as pessoas criticam. Não querem um cara com a personalidade dele aqui”, falou Muricy Ramalho, ao responder questionamento sobre a possibilidade de convencer o goleiro a desistir da aposentadoria.

As interpretações para a frase de Muricy se dividem no São Paulo, entre dirigentes e outros que vivem o dia a dia do clube. Alguns dizem que o técnico se referiu a Adalberto Baptista, ex-diretor de futebol e atual diretor-secretário geral, que entrou em rota de colisão com Ceni após atrito público em julho. Outros, porém, dizem que Muricy falou da alta cúpula do clube. Afirmam que alguns dos dirigentes do clube são contrários à renovação de contrato do goleiro caso este mude de ideia. Dizem que a personalidade de Ceni, citada por Muricy, não tem agradado a alguns de seus chefes, apesar do respeito absoluto.

Para que Ceni permaneça usando suas luvas em 2014, Muricy também precisará convencer o próprio goleiro. O pensamento do capitão, hoje, é de se aposentar. Ele não sofre com lesões, mas sente que, aos 40 anos, esta é a hora certa. Apesar de ter perdido os quatro pênaltis em sequência, tem atuado em bom nível debaixo das traves.

Quem está próximo do goleiro, no entanto, não garante. Apesar de também apostar na aposentadoria no fim desta temporada, afirma que é difícil fazer previsão porque Ceni tem sido completamente fechado e não conversa sobre o assunto. Não parou até agora para discutir os eventos que marcarão sua despedida do futebol. Ideias como a possibilidade de um amistoso com o Liverpool (ING), imaginadas pela diretoria, não foram discutidas com detalhes por falta de diálogo com o goleiro.

Rogério Ceni pensa em se tornar treinador quando encerrar a carreira como atleta. Mas não imediatamente. O planejamento do goleiro passa por uma fase de tranquilidade, longe do esporte para o qual ele vive profissionalmente há 23 anos, e por outra fase – posterior – de estudos para se preparar antes de se aventurar na nova carreira.

Uma das ambições de Ceni é se tornar treinador na Europa, e não no Brasil. A ideia se amadureceu no início do ano passado, quando o goleiro visitou as instalações de Real Madrid e Barcelona, na Espanha, enquanto se tratava da lesão no ombro direito que o tirou de combate por mais de meio ano. Ceni não fecha as portas para o país no qual jogou durante toda a sua carreira, mas preferia um início na Europa por preferir a metodologia, e também por estar afastado do São Paulo neste início.

Muricy, agora, deverá conversar com Ceni. Foi com o técnico que o goleiro teve as primeiras oportunidades como titular, enquanto Muricy trabalhou como braço-direito de Telê Santana. Foi com ele, também, que Ceni começou a cobrar faltas. Juntos, conquistaram três campeonatos brasileiros e se firmaram como ídolos do clube. Agora em 2013, ou depois, em 2014, Ceni irá se aposentar e fará seu último jogo comandado por Muricy.

Caso não encontre abertura com o goleiro, o técnico nem forçará o pedido pela permanência. Até lá, porém, irá resguardar o goleiro. Continuará com os elogios, e tentará expor algum crítico a Ceni caso sinta necessidade de proteger seu capitão.

Fonte: Uol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*