Morumbi passará por reforma. CTs da Barra Funda e Cotia também.

O Morumbi, o CT da Barra Funda e o CFA Laudo Natel, em Cotia, passarão por reformas estruturais. Elas já começarão no mês de junho. A afirmação foi feita pelo diretor de Infraestrutura, Eduardo Monteiro, em encontro com os jornalistas nesta terça-feira, na Barra Funda.

No Morumbi serão trocadas as torres de iluminação por painéis de lead. No começo do mês diretores estarão indo à Coréia assinar contrato de financiamento para custear a obra. As atuais torres serão levadas para o CFA de Cotia, que passará a ter um campo oficial (leia mais abaixo).

O setor térreo do estádio será alongado até próximo à pista de atletismo, extinguindo o fosso ali existente. Essa obra será feita para modernizar o estádio e, também, para diminuir riscos de queda de pessoas. Onde hoje é o fosso serão colocados banheiros químicos, apropriados para o público que frequenta os shows no Morumbi.

Sobre as arquibancadas será construída uma cobertura de sete metros, capaz de alcançar, no máximo, cinco degraus. Mas Eduardo Monteiro fez questão de ressaltar que não se trata de cobertura do estádio, mas a colocação de uma plataforma para receber o novo sistema de energia limpa, que produzirá uma economia financeira mensal equivalente a R$ 50 mil, o que somado dá as contas dos CTs da Barra Funda e Cotia. Também está prevista a instalação de 200 mini antenas ao longo do estádio, para melhorar a qualidade de sinal de todas as operadoras de celular. Serão colocados painéis multimídia, com televisores nos andares térreo e do meio e telões nas arquibancadas.

Perguntei a Eduardo Monteiro a razão de não cobrir o estádio. Ele disse que tecnicamente é impossível. Para essa obra, teria que ser refeita toda a fundação do Morumbi, algo impensável em termos de custo. Ele afastou a possibilidade, ao menos nessa gestão, da execução de obras citadas no passado, como hotel, estacionamento, heliponto e outras coisas mais.

CT da Barra Funda

Algumas obras terão início também em junho. O setor que hoje é da imprensa será exclusivamente dos jogadores. Hoje os alojamentos e a sala de imprensa são muito próximos. O atual ponto de jornalistas será reformado para atender aos atletas, lugar contíguo ao Reffis e a imprensa terá um prédio que será construído ao lado da arquibancada do campo principal. Também será feita a reforma do gramado de todos os campos e a cobertura do campo de treinamento de goleiros.

CFA Cotia

Para Cotia está prevista a cobertura de um campo, a construção de uma arquibancada e a colocação dos refletores que sairão do Morumbi. Assim o São Paulo passará a disputar lá todas as competições oficiais dos times até sub-20. É uma forma de poupar o gramado do Morumbi e utilizar o espaço para um de seus principais objetivos, que é o de formar atletas.

Eduardo Monteiro também comemorou a nota de 4,67 (o máximo é 5)  recebido da CBF para as condições do gramado e drenagem. O Morumbi está sendo considerado o melhor estádio do Brasil nesse quesito. Também a Conmebol apontou o Morumbi como melhor estádio do País, em estrutura, acomodação e gramado.

 

Paulo Pontes

 

 

 

12 comentários em “Morumbi passará por reforma. CTs da Barra Funda e Cotia também.

  1. Paulo Pontes, com a instalação dos telões, a reforma está contemplando também a implantação de painéis digitais em todo contorno das arquibancadas intermediárias na altura onde estão os atuais placares eletrônicos?

  2. Paulo Pontes, e o tão falado telão que teríamos no Morumbi? Nenhuma novidade?
    Parece que essa história do telão já virou lenda.
    Como o clube não consegue um patrocinador para essa empreitada, teria que colocar a mão no bolso.
    Por isso, já vi muita gente no clube criticando o possível gasto por conta da má visibilidade do Morumbi. Dizem que iria se gastar muito dinheiro para dependendo do lugar onde for instalado, muita gente não conseguir ver o telão.
    Não concordo.
    Se o telão for instalado nos dois lados no nível do anel inferior, ao lado da numeradas térreas, no começo da antiga geral, um espaço relativamente morto nos dias de hoje, todo o estádio teria visão do telão e praticamente não se perderiam assentos, pois tratam-se de espaços quase que exclusivos para eventos atualmente.
    A dica do melhor lugar já dei. Só não sei como viabilizar financeiramente.

        • Eu tbm concordo , e eu o que nos mais pedimos , as nossas aquibancadas ficam muito longe dos jogadores e hoje em dia os times brasileiros estão acostumados com arenas , o morumboa não está mais pondo pressão nos adversário…

        • Adelino, mil perdões. Fiz a matéria e, na velocidade dos fatos, o pensamento foi mais rápido que os dedos e essa última informação ficou só na minha cabeça. A matéria está atualizada. Mas, respondendo diretamente, serão colocados telões nas arquibancadas e monitores de TV (em número maior) na cativas térreas e no setor do meio. Tudo com multimídia. Abraços

          • Paulo, obrigado pelo retorno, no mesmo dia à noite eu escutei o Jornal Tricolornaweb e na matéria você comentou sobre o telão e os monitores. Abraços,

  3. A inviabilidade é financeira sim.. um custo muito alto pra pouco benefício..

    temos que lembrar que o morumbi tem 3 anéis onde 2 são cobertos ou seja, 1/3 do estádio que não é. e vai diminuir um pouco com essa “cobertura” de 7 metros que vão fazer pra abrigar a nova iluminação e antenas de celulares.

    O morumbi, mesmo velho é apontado pela Conmebol como o melhor estádio do país em Estrutura, acomodação e gramado! A torcida tem que se orgulhar e não ficar pagando pau pra essas “arenas”!!!!

    O morumbi só precisa investir um pouco nos banheiros do anel superior.. aí ficaria show e com a chegada do metro, não deverá em nada pra nenhum estádio da américa latina!!!

  4. Não tenho conhecimentos profundos na área de engenharia civil, mas com o grande avanço da tecnologia na área da construção e o desenvolvimento de novos materiais, acho que inviável seria financeiramente, mas quanto a tecnicamente tenho as minhas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*