Mito das taças: Rogério Ceni tem mais títulos do que 13 clubes do Brasileirão

Rogério Ceni foi uma máquina de quebrar recordes em 26 anos de carreira – um pelo Sinop e 25 pelo São Paulo. São marcas históricas em jogos, gols marcados, partidas como capitão e vitórias. Virou uma lenda: o Mito, como os são-paulinos gostam de chamá-lo. Títulos também não faltam. Números tão impressionantes que fazem o goleiro ter mais taças do que 13 clubes da Série A do Brasileiro de 2015, incluindo gigantes como os rivais Palmeiras e Santos.

Rogério Ceni e Lucas, São Paulo e Tigre (Foto: Agência AFP)Rogério Ceni, ao lado de Lucas, levanta o troféu da Sul-Americana de 2012, seu último título (Foto: Agência AFP)

O levantamento feito pelo GloboEsporte.com levou em conta os títulos competições reconhecidas por CBF, Conmebol e Fifa. Torneios amistosos nacionais e internacionais foram descartados, assim como troféus das categorias de base.

Desde o Campeonato Matogrossense de 1990 até a Copa Sul-Americana de 2012, Rogério Ceni conquistou 17 títulos oficiais. O goleiro venceu praticamente todas os torneios possíveis com a camisa tricolor. O único que faltou foi a Copa do Brasil. Mas por pouco… Em 2000, perdeu a taça nos acréscimos para o Cruzeiro. Em 2002 e 2015, viu o São Paulo ser eliminado na fase semifinal por Corinthians e Santos, respectivamente.

Dos clubes da primeira divisão do futebol nacional, apenas cinco venceram mais torneios neste no mesmo período. O Cruzeiro lidera a estatística (26), seguido por Internacional (22), Corinthians (22), Goiás (20) e Sport (20) – o goleiro empata com o Flamengo (17).

Goianos e pernambucanos só ultrapassam Rogério Ceni graças ao grande número de títulos estaduais – essas equipes dominaram o futebol de seus estados nas últimas décadas. Das 20 taças que conquistaram neste período, o Goiás levantou 15 dentro do seu estado, enquanto o Sport contabilizou 14.

Ceni leva vantagem sobre alguns dos clubes mais tradicionais do país. Entre eles, dois rivais paulistas. O Palmeiras contabiliza 15 títulos desde 1990 – a vantagem de Ceni seria ainda maior se não fossem somados os dois troféus da Série B, competição que o goleiro nunca disputou. Nem as gerações de Diego, Robinho e Neymar fizeram o Santos (13) superá-lo.

Outros dois gigantes também estão abaixo do agora ex-goleiro do São Paulo. O Atlético-MG, absoluto ao lado do Cruzeiro em Minas Gerais, tem 15. O Fluminense perde de longe, com oito conquistas.

CONQUISTAS DE ROGÉRIO CENI EM 26 ANOS DE CARREIRA

Info TITULOS Rogerio CENI 001 (Foto: infoesporte)
Info TITULOS Rogerio CENI 002 (Foto: infoesporte)

TÍTULOS DOS OUTROS TIMES DA SÉRIE A DE 2015 NO PERÍODO

Info TITULOS Rogerio CENI 003-1 (Foto: GloboEsporte.com)
Info TITULOS Rogerio CENI 004 (Foto: infoesporte)

Os números do camisa 01 do Tricolor paulista são ainda mais impressionantes se levados em conta apenas os títulos internacionais. Nenhum clube brasileiro tem mais taças do que ele. São nove: dois Mundiais (1993 e 2005), duas Libertadores da América (1993 e 2005), duas Recopas Sul-Americanas (1993 e 1994), uma Supercopa da Libertadores (1993), uma Copa Conmebol (1994) e uma Copa Sul-Americana (2012). Quem mais se aproxima é o Inter, com seis.

O Mito também se destaca no Campeonato Brasileiro. O tricampeonato em 2006, 2007 e 2008 o coloca em segundo na lista, ao lado do Cruzeiro. O número poderia ser maior se, em 1991, ano do tri do São Paulo, ele tivesse sido promovido para o time profissional. Mesmo assim, o único clube a superá-lo é o Corinthians, com seis.

 

Fonte: Globo Esporte

3 comentários em “Mito das taças: Rogério Ceni tem mais títulos do que 13 clubes do Brasileirão

  1. Querido Paulo Pontes.
    Considerando todos os títulos e recordes , inclusive alguns que nunca serão
    quebrados, gostaria de incluir mais um ” RECORDE DE PUBLICO PARA VER
    UM JOGADOR SE DESPEDIR DO FUTEBOL. Publico este maior que na conquista do titulo de um tal timão, alias isso é uma conquista que 99% dos times brasileiros nunca terão esse privilégio. Abração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*