Missão Lyanco: zagueiro pode ser a nova joia lapidada por Ricardo Gomes

Ricardo Gomes começa a treinar o São Paulo nesta terça-feira. O treinador, que será apresentado logo após a primeira atividade sob o seu comando no CT da Barra Funda, retorna ao Tricolor com uma missão já conhecida: lapidar o talento de um jovem zagueiro.

Aposta da diretoria tricolor, Lyanco começou a ser utilizado no time profissional no ano passado, mas se consolidou apenas neste ano. Nas últimas duas partidas, com André Jardine, foi escalado como titular, na vaga de Lugano, e viu a torcida pedir por sua permanência.

O defensor, que tem apenas 19 anos, é visto como uma das maiores promessas do elenco são-paulino. Até mesmo a permanência de Maicon, comprado do Porto em junho, teve como uma das razões desenvolver o potencial do zagueiro.

A tarefa ganhou um reforço de peso. Confirmado pelo clube no último sábado, Ricardo Gomes tem experiência nesse tipo de trabalho. O técnico foi excelente zagueiro e só não usou a braçadeira de capitão da seleção brasileira em 94 porque se lesionou às vésperas da Copa do Mundo.

Como treinador, Ricardo Gomes vem tentando passar sua experiência para descobrir novos talentos. Em 2002, quando estava no Juventude, promoveu Dante para o time profissional. Na época, pediu para o atleta mudar de posição, de volante para zagueiro, e até hoje tem a gratidão do defensor que também chegou à Seleção e hoje defende o Wolfsburg, da Alemanha.

Lyanco André Jardine São Paulo (Foto: Érico Leonan/www.saopaulofc.net)Lyanco foi orientado na última semana pelo interino André Jardine no São Paulo (Foto: Érico Leonan/www.saopaulofc.net)

A passagem pelo Vasco teve episódio semelhante. Contratado do Volta Redonda, Dedé já estava na equipe cruz-maltina desde 2009, mas foi se tornar o Mito apenas com Ricardo Gomes, em 2011, quando tinha 23 anos.

Naquele ano, o time de São Januário conquistou a Copa do Brasil, saindo de uma fila de 11 anos sem conquistas nacionais. Logo após o título, Dedé fez questão de agradecer a Ricardo Gomes por colocar a equipe em ordem e aproveitar o potencial do grupo.

Além de Lyanco, o técnico também tem à disposição Lugano, Maicon e Rodrigo Caio. Nas próximas semanas, o clube espera ainda oficializar a chegada de Douglas, que se recupera fisicamente no CT da Barra Funda e aguarda liberação da Fifa.

O experiente Lugano, com 35 anos, briga contra a condição física, mas vem jogando até mais do que era planejado. Já Rodrigo Caio, que serve a seleção olímpica neste momento, está perto de se transferir ao Sevilla, da Espanha.

 

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*